#JOGAJUNTO

Mais basquete

Presença brasileira

09-02-2018 | 03:29
Por Liga Nacional de Basquete

Com participação de Tiago Splitter, como treinador, e de outros três brasileiros, BWB Global Camp ocorre entre os dias 16 e 18 de fevereiro, em Los Angeles

A NBA (National Basketball Association) e a FIBA (Federação Internacional de Basquete) anunciaram nesta quinta-feira (08/02) que 67 meninos e meninas de 36 países e territórios viajarão a Los Angeles para participar do quarto camp global anual Basketball Without Borders (Basquete Sem Fronteiras). Um brasileiro (Leonardo Colimério) e duas brasileiras (Lorena Vitória Anunciação e Isadora Alves Cardoso Souza) estão confirmados. O acampamento será realizado entre os dias 16 e 18 de fevereiro, no Centro de Treinamento do Los Angeles Lakers, como parte do NBA All-Star 2018, e a Nike é parceira oficial.

Destaque no Nike Elite NBB Camp, Léo Colimério participará do Camp em Los Angeles (Caio Casagrande/LNB)

Léo Colimério foi um dos destaques do primeiro Nike Elite NBB Camp, realizado em agosto de 2017. Aos 16 anos, o garoto de 1,97m de altura vai ganhando cada vez mais experiência e renome internacional.

Al Horford (Boston Celtics/República Dominicana), com cinco participações em All-Star Game, Goran Dragic (Miami Heat/Eslovênia), que estreia no All-Star este ano, assim como Domantas Sabonis (Indiana Pacers/Lituânia), Sam Dekker (Los Angeles Clippers / EUA) e Timofey Mozgov (Brooklyn Nets / Rússia) serão os técnicos dos jovens campistas de África, Américas, Ásia e Europa.

Horford, Dragic, Sabonis, Dekker e Mozgov vão se juntar ao Embaixador Global da NBA (República Democrática do Congo) e a ex-jogadores da NBA como o brasileiro Tiago Splitter, campeão da NBA em 2014 pelo San Antonio Spurs, Adonal Foyle (San Vincent e Granadinas), Michael Cooper (EUA), Acie Law (EUA), Pops Mensah-Bonsu (Inglaterra), Bostjan Nachbar (Eslovênia), Mamadou N’Daiye (Senegal), Cherokee Parks (EUA), Rod Strickland (EUA) e Ronny Turiaf (França). Além deles, as ex-atletas da WNBA Jennifer Azzi (EUA) e Ann Meyers-Drysdale (EUA), membros do Hall da Fama, Ebony Hoffmann (EUA), Ruth Riley (EUA) e Michele Van Gorp (EUA), bem como alguns jogadores que participarão do NBA All-Star 2018.

Pela primeira vez na história, o acampamento vai apresentar nove jovens promessas vindas do projeto NBA Academies (centros de treinamento de elite de basquete da liga espalhados pelo mundo que reúnem atletas masculinos e femininos de destaque que estão fora dos Estados Unidos). Desde outubro de 2016, foram inauguradas unidades da NBA Academy em Canberra (Austrália), Jinan, Urumqi e Zhuji (China), Cidade do México (México), Nova Déli (Índia) e Thies (Senegal).

Primeiro brasileiro campeão da NBA, Tiago Splitter será um dos treinadores do Camp (Divulgação)

Estarão presentes também assistentes técnicos da NBA como John Bryant (Philadelphia 76ers), Ed Pinckney (Minnesota Timberwolves), Jonah Herscu (Los Angeles Lakers) e Will Scott (Los Angeles Lakers), P.J. Carlesimo, assistente técnico do ‘Dream Team’ de 1992, Paul Westhead, técnico campeão da NBA, ao lado de Don Showalter, treinador da USA Basketball, serão os técnicos do camp. Patrick Hunt (presidente da Associação Mundial de Técnicos de Basquete / Austrália), Gerrson Rosas (Houston Rockets / Colômbia), Marin Sedlacek (Phialdelphia 76ers / Sérvia) e Masai Ujiri (Toronto Raptors / Nigéria) serão os diretores do acampamento. Wally Blase (EUA) será o preparador físico do BWB.

Jogadores e técnicos vão comandar uma série de atividades dentro e fora das quadras, incluindo treinamentos específicos para o aprimoramento de movimentos, desenvolvimento de habilidades, arremessos e competições como 5 contra 5, além de seminários diários focados em conceitos de vida como saúde, liderança e comunicação. Um menino e uma menina serão eleitos ‘Melhores Jogadores’ do BWB após três dias de camp.

O camp será chancelado pelos representantes do Programa de Desenvolvimento da Arbitragem da NBA, que oferece aos jovens profissionais e aos ex-atletas a oportunidade de adquirir conhecimento e habilidades para que possam seguir carreira como árbitros na NBA, WNBA ou NBA G-League.

Os participantes vão assistir aos eventos do NBA All-Star 2018, como Mountain Dew Kickstart Rising Stars, State Farm NBA All-Star Saturday Night e ao 67º NBA All-Star Game, no Staples Center. Nike, parceira do BWB global desde 2002, será a fornecedora de material esportivo e calçados para campistas e técnicos.

O BWB, programa de desenvolvimento de basquete e comunidade da liga, promovido por NBA e FIBA, já reuniu mais de 3 mil participantes de 133 países e territórios desde 2001, com mais de 50 campistas tendo sido draftados pela NBA ou assinado contratos como agentes livres. Ao todo, já são NBA e já são 52 camps organizados pela NBA e FIBA, em 32 cidades de 27 países em seis continentes. Mais de 250 jogadores e ex-jogadores da NBA, WNBA e FIBA participaram ao lado de mais de 200 profissionais da NBA das 30 equipes, apoiando o BWB ao redor do mundo.