#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Vas x Bot:preto no branco

30-11-2018 | 07:43
Por Liga Nacional de Basquete

Briga por vaga no Super 8, histórico pelo NBB CAIXA e duelo individual: saiba tudo sobre o clássico entre Vasco e Botafogo, neste sábado, ao vivo na Band

Neste sábado (01/12), a tela da Band estará preto e branco. Calma, não é nenhum defeito do seu televisor, mas sim um duelo quentíssimo no clássico entre Vasco e Botafogo, no Ginásio de São Januário, casa do Gigante da Colina, às 14 horas.

Com campanhas quase idênticas na atual edição do NBB CAIXA, o confronto marcará a disputa direta por uma das vagas para a zona de classificação da Copa Super 8.

Pelo lado botafoguense, a equipe soma até aqui cinco vitorias em nove jogos e, na setima posição do campeonato, está entre os oito melhores que vão para o Super 8.

+Tabela de classificação do NBB CAIXA 2018/2019

Já no lado vascaíno a situação é similar. Com quatro triunfos em nove partidas, o cruzmaltino ocupa a nona colocação e se mantém próximo do primeiro na zona de classificação do Super 8 – Basquete Joinville, oitavo colocado.

A Copa Super 8 é um torneio que reunirá os oito primeiros colocados do primeiro turno no final do mês de dezembro e, em formato de mata-mata, dará ao campeão uma vaga na Liga das Américas, a “Libertadores do Basquete”, da próxima temporada.

+Saiba tudo sobre a Copa Super 8

Por conta do tamanho desse clássico, que saiu dos campos de futebol e chegou às quadras, separamos alguns fatos importantes sobre a partida. Confira:

Histórico no NBB

Vasco e Botafogo tem uma coisa em comum além das cores de suas camisas: ambos retornaram para a elite do basquete nacional entre as duas últimas edições do NBB CAIXA.

O time vascaíno participou pela primeira vez na edição 2016/2017 da competição, após vencer a Liga Ouro 2016 e gatantir o acesso para o maior campeonato do basquete nacional.

Logo em sua temporada de estreia, o cruzmaltino ficou em nono lugar na fase de classificação (14 vitorias e 14 derrotas, 50% de aproveitamento), foi para as quartas de final contra o Pinheiros e perdeu por 3 a 2 na série.

Já do outro lado, o Botafogo, após vencer a Liga Ouro 2017, garantiu o acesso para participar pela primeira vez do NBB CAIXA, na edição 2017/2018. Em sua primeira aparição no maior campeonato do basquete nacional, o alvinegro carioca terminou o campeonato com sete vitorias em 21 jogos (25% de aproveitamento) e ficou com a 12ª melhor campanha da edição daquele ano.

Com este cenário, o encontro entre os dois só pôde acontecer na edição 2017/2018 do NBB CAIXA. Na ocasião, quem saiu na frente na disputa, depois de vencer o clássico nos dois turnos, foi o Vasco, pelo resultado de 72 a 68 no primeiro jogo e 94 a 87 no segundo.

Dupla função

O duelo marcará o encontro entre dois dos maiores reboteiros da atual edição do NBB CAIXA: o ala/pivô Gemerson, do Vasco, e o pivô Ralfi Ansaloni, do Botafogo. Com bons números na competição, os jogadores acumulam médias de 8,3 e 7,9 rebotes por jogo, respectivamente. Além dessas médias, os dois também são semelhantes em outra função: a de pontuadores.

Ansaloni, por exemplo, tem média de 6,1 rebotes defensivos por partida. No geral, o atleta é a cara do Botafogo: firme na defesa – segunda melhor defesa do campeonato, com média de 74,67 pontos sofridos por partida.

+Estatísticas completas de Ansaloni no NBB CAIXA

Mas quando é exigido no ataque, o pivô não deixa a desejar. Até aqui, Ansaloni têm surpreendido os torcedores do Botafogo ao assumir o papel de maior pontuador do alvinegro carioca. Com a melhor média de pontos de sua carreira (15,4 pontos), o pivô botafoguense se tornou peça chave da equipe montado por Léo Figueiro.

Ansaloni, do Botafogo, é o principal reboteiro e cestinha do alvinegro carioca (Stephan Eilert/LNB)

Já no Vasco, o ala/pivô Gemerson tem se destacado na tábua defensiva. Na atual edição do NBB CAIXA, o atleta acumula média de 6.2 rebotes defensivos, o maior dentro do top cinco atletas com mais rebotes na competição – o jogador também és o maior reboteiro do NBB CAIXA 2018/2019.

+Estatísticas completas de Gemerson no NBB CAIXA

Além da força defensiva, Gemerson também é líder de pontuação no time vascaíno. Até aqui, o jogador do Gigante da Colina é o cestinha do cruzmaltino, além de ser o sexto maior da atual edição do NBB CAIXA, com média de 17,0 pontos.

Gemerson, do Vasco, se tornou uma das peças fundamentais do time comandado por Alberto Bial (Fotojump)

Os dois também detém outro título em comum, o de jogadores mais eficientes de suas equipes. Do lado vascaíno, Gemerson está com 17,8 no índice de eficiência. Já Ansaloni, com 17,6 no índice de eficiência, liderá o quesito no lado botafoguense.

+Tabela de jogos do NBB CAIXA 2018/2019

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio máster da CAIXA, os patrocínios de INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani, Ministério do Esporte e Governo Federal.