#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Primeiros tripulantes

07-07-2017 | 06:45
Por Liga Nacional de Basquete

Após decolar na temporada anterior, vice-campeão Paulistano anuncia renovações no elenco e confirma primeiro reforço para temporada 2017/2018


A “aeronave” do Paulistano/Corpore está se preparando para mais uma decolagem na temporada 2017/2018. Depois de conquistar o vice-campeonato na edição anterior do NBB CAIXA, a equipe da capital paulista confirmou seis nomes para a nova temporada, dentre eles seu primeiro reforço: o jovem ala/pivô Du Sommer, de 23 anos, ex-Sesi Franca Basquete.

Revelado pelo Limeira, Du Sommer, de 23 anos, foi campeão da LDB 2016 pelo Franca e um dos bons nomes do elenco adulto no NBB CAIXA. Com 2,04m de altura, o jogador é versátil e pode atuar tanto dentro quanto fora do garrafão. Na última edição do maior campeonato do país, foi titular em algumas oportunidades e contribuiu com médias de 4,7 pontos e 3,5 rebotes.

Lucas Dias e Yago são alguns dos nomes confirmados no Paulistano para a próxima temporada (João Neto/LNB)

Já os cinco remanescentes na tripulação alvirrubra para as disputas do Campeonato Paulista 2017, NBB CAIXA e Liga das Américas 2018 serão o ala Lucas Dias, que cumprirá seu último ano de contrato, o técnico Gustavo De Conti, armador Yago Matheus, o ala Jhonatan e o pivô Guilherme Hubner, todos renovados. Outros nomes serão anunciados na próxima semana.

Lucas, por sua vez, foi um dos grandes destaques do Paulistano em toda a temporada. Na Liga Sul-Americana, o ala de 22 anos brilhou com média de 14,8 pontos. Já no NBB CAIXA, foi o cestinha de sua equipe, com média de 12,7 pontos. Ao final da temporada, o atleta concorreu ao prêmio de Melhor Ala da competição, mas acabou não ganhando – Alex Garcia (Bauru) e Holloway (Pinheiros).

E por falar em prêmio, o técnico Gustavo De Conti, outro confirmado para 2017/2018, teve sua brilhante temporada coroada com o troféu Ary Vidal de Melhor Técnico do campeonato, cujo ganhou pela segunda vez na carreira – a outra foi em 2013/2014, quando também foi vice-campeão.

Aos 37 anos, “Gustavinho”, como é conhecido, vai para seu oitavo ano como treinador do time adulto do Paulistano. Antes disso, teve trajetória bastante vitoriosa comandante categorias de base do clube. O treinador exerceu o cargo de assistente técnico do argentino Rubén Magnano na Seleção Brasileira, com participações na Copa do Mundo de 2014 e nos Jogos Olímpicos Rio 2016.

Já Yago Matheus foi uma das grandes sensações do NBB CAIXA. Com apenas 18 anos, o baixinho de 1,75m de altura impressionou a todos com seu estilo de jogo irreverente e abusado, que chamou ainda mais a atenção nos playoffs, com direito a jogo de três bolas de 3 pontos incríveis em pleno Pedrocão lotado no Jogo 5 das quartas de final e jogo de 14 pontos no Jogo 1 das Finais contra Gocil/Bauru Basket.

Ao todo, o atrevido garoto terminou com médias de 6,3 pontos e 1,8 assistências. Suas magistrais aparições foram reconhecidas, e o armador foi indicado ao prêmio de Destaque Jovem – vencido por seu companheiro de time Georginho. É sempre bom lembrar que essa foi a primeira temporada de Yago como adulto.

Guilherme Hubner teve seu contrato renovado e irá para a 3ª temporada seguida no Paulistano (João Neto/LNB)

Outro confirmado no elenco é o pivô Guilherme Hubner. Um dos mais experientes do elenco, o jogador de 30 anos teve seu contrato renovado e vai para sua terceira temporada consecutiva pelo Paulistano. Titular na maioria das oportundiades, Guilherme totalizou médias de 9,3 pontos e 4,9 rebotes e foi um dos bons nomes da equipe vice-campeã nacional.

E por fim, Jhonatan Luz é outro confirmado no elenco alvirrubro. O explosivo e dedicado ala de 30 foi lançado no basquete basquete profissional justamente no Paulistano, na categoria juvenil, quando recebeu suas primeiras convocações para a Seleção Brasileira Adulta.

Depois de um bom tempo na Espanha, o atleta retornou ao Brasil e defendeu quatro clubes diferentes no NBB CAIXA (Araraquara, Limeira, Franca e Palmeiras) antes de voltar ao Paulistano, em 2015/2016. Agora, com a renovação, Jhonatan vai para sua terceira temporada pela equipe que o projetou como adulto.

O elenco do atual vice-campeão do NBB CAIXA se reapresentará no dia 18 de julho para seu primeiro compromisso oficial do Paulistano na temporada 2017/2018, que será o Campeonato Paulista, com início previsto para o dia 04 de agosto.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e os apoios do Ministério do Esporte e da Avianca.