#JOGAJUNTO

LNB / NBB Caixa

Profissionalização

31-10-2016 | 06:43
Por Liga Nacional de Basquete

LNB realiza encontro com representantes do NBB CAIXA visando padronização de normas do regulamento, em ação viabilizada por Lei de Incentivo ao Esporte

Em ação viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte e patrocinada pela SKY, a Liga Nacional de Basquete (LNB) realizou, no último final de semana, o encontro com todos os profissionais que atuarão na função de representante nos jogos do NBB CAIXA. A reunião, que ocorreu em São Paulo (SP), teve como objetivo apresentar novos pontos do regulamento e padronizar as regras aplicadas por eles.

+Saiba mais: LNB realiza encontro de Oficiais de Estatística no mesmo final de semana; veja como foi

A função do representante é ser como os “olhos” da LNB nas partidas. Ele é o responsável por fazer cumprir todas as regras do regulamento durante os jogos e atentar-se a itens importantes, como documentação de atletas, equipamentos (placar, tabela, vestiário e placas de publicidade) e documentos oficiais das partidas (súmula, borderô e relatório disciplinar).

“Tivemos nossas duas metas atingidas: a padronização dos procedimentos relacionados à organização dos jogos, levando-se em conta todas as atualizações inseridas no regulamento, e a multiplicação de experiências com a participação ativa dos representantes expondo problemas e soluções vivenciados na temporada anterior por cada um deles, contribuindo para uma maior qualificação dos profissionais”, declarou Paulo Bassul, Gerente Técnico da LNB.

Encontro dos representantes serviu para atualização de regras do regulamento e troca de experiências entre eles (Divulgação/LNB)

Encontro dos representantes serviu para atualização de regras do regulamento e troca de experiências entre eles (Divulgação/LNB)

O encontro promoveu a atualização de novos pontos do regulamento do NBB CAIXA 16/17 e também uma definição de conduta dos representantes para a competição. Com a presença de todos os 26 profissionais relacionados, os mesmos puderam trocar conhecimento sobre experiências vividas ao longo dos anos e puderam também ambientar os novos representantes da temporada.

“Foi uma iniciativa muito legal da LNB em reunir todos os representantes do NBB CAIXA para fazer um treinamento. Achei espetacular essa ideia de trocar experiências e fazer as atualizações do regulamento com todos. Foi enriquecedor. Todos contaram suas experiências, o que dá certo, o que dá errado. Isso só mostra que a LNB está cada vez mais profissional e querendo deixar o campeonato mais atrativo para todo mundo”, falou o representante Lucas Costa, de São Paulo.

“Foi um encontro muito produtivo. Foi a primeira vez em que todos os representantes se reuniram e isso foi muito válido para discutirmos questões importantes de regulamento e situações de jogo, além de trocarmos conhecimento. Cada um compartilhou o que acontece em cada praça e pudemos padronizar tudo para seguirmos uma mesma linha de conduta”, disse o representante Luiz Cláudio dos Anjos, do Rio de Janeiro.

Reunir todos os representantes em um só lugar para treinamento e trocas de experiências é uma iniciativa inédita. Com isso, a LNB procura padronizar os serviços prestados por eles para que os tratamentos e regras sejam aplicados da mesma forma em todas as praças e, desta forma, o campeonato se torne cada vez mais uniforme em todos os ginásios.

“Está se criando uma unidade, um padrão, para que todos atuem da mesma forma em todos os lugares. Isso é interessante para os times e comissões técnicas saber que o tratamento e o profissionalismo será o mesmo em todas as praças. Por isso o treinamento foi super válido. Com isso acredito que teremos um grande NBB CAIXA pela frente”, concluiu Lucas Costa, que é ex-jogador do NBB CAIXA.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e os apoios do Ministério do Esporte e da Avianca.