#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Promessa de espetáculo

20-04-2017 | 06:29
Por Liga Nacional de Basquete

Frente a frente pela 3ª vez na história dos playoffs, Paulistano e Franca abrem série quartas de final neste sábado, com transmissão ao vivo da Band

Equipes tradicionais do basquete brasileiro, Paulistano/Corpore e Franca Basquete irão para o terceiro confronto direito na história dos playoffs do NBB CAIXA. O Jogo 1 desta série quartas de final é no sábado (22/04), às 14 horas (de Brasília), no Ginásio Antonio Prado Jr., com mais uma transmissão ao vivo da Band.

Paulistano virou série contra Basquete Cearense e se classificou às quartas de final (João Pires/LNB)

No NBB CAIXA 2011/2012, os dois times se encontraram pela primeira vez nos playoffs, e o Franca passou por cima: 3 a 0 na série oitavas de final. Duas temporadas depois (2013/2014), a equipe da capital paulista deu o troco em confronto muito equilibrado: 3 a 2 nas quartas de final. Neste mesmo ano, o clube alvirrubro chegou ao vice-campeonato nacional, sendo derrotado pelo Flamengo na decisão.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e os apoios do Ministério do Esporte e da Avianca.

Para chegar às quartas de final nesta temporada, o Paulistano teve que suar muito contra o Solar Cearense. O time de São Paulo esteve em desvantagem por duas vezes na série, mas encontrou forças para vencer o Jogo 4 em Fortaleza (CE) e levar a partida decisiva para casa. No Ginásio Antonio Prado Jr., mais uma vitória grandiosa dos comandados de Gustavo de Conti (76 a 72), que eliminaram a equipe nordestina e garantiram o passaporte para próxima fase.

“Nossa classificação em cima do Basquete Cearense serve para todos acreditarem que, mesmo sendo jovens, temos condições de chegar muito longe. Acreditamos nisso desde o começo, o Gustavo sempre falou isso. Ele sempre nos disse que, por sermos jovens, teríamos muito a crescer durante o campeonato e que chegaríamos nos playoffs melhor ou igual do que alguns times”, comentou Georginho, do Paulistano.

Franca bateu Paulistano nos dois confrontos pela fase de classificação e teve a melhor campanha do segundo turno (Newton Nogueira/Divulgação)

Já o Franca vem de um longo período de pausa por ter terminado a fase de classificação dentro do G-4 e avançar automaticamente às quartas de final. Com campanha de 19 vitórias e apenas nove derrotas, o time do interior paulista terminou na terceira colocação, primeira vez entre os quatro primeiros desde o NBB CAIXA 10/11.

Para terminar dentro do G-4, o Franca fez uma segunda metade da fase de classificação praticamente impecável. Com cinco resultados positivos consecutivos nas rodadas finais, foram 12 vitórias e apenas duas derrotas para os comandados de Helinho Garcia, responsáveis pela melhor campanha do segundo turno do NBB CAIXA 16/17 ao lado do Mogi das Cruzes/Helbor.

Neste NBB CAIXA, o Franca levou a melhor nos dois confrontos entre os times pela fase de classificação. No primeiro turno, vitória incrível na capital paulista, por 76 a 73, com uma bola de 3 pontos de César a dois segundos do final da partida. No Pedrocão, mais um jogo muito equilibrado, com triunfo francano por 78 a 71, em grandes atuações de Coelho e Pedro.

“Apesar de termos perdido os dois jogos para eles (Franca) na fase de classificação, também tínhamos ganhados os dois contra o Basquete Cearense e chegamos a perder a série por 2 a 1. É uma história completamente diferente. Vamos entrar com tudo e tentaremos avançar ainda mais”, concluiu Georginho.

“Em playoff não dá para escolher adversário. Eles (Franca) se classificaram melhor que a gente e terão o mando de quadra. É uma equipe muito forte e inclusive não ganhamos deles nessa temporada, mas o jogo é jogado. Temos que entrar na quadra e fazer nosso trabalho para sair com a vitória”, comentou Arthur Pecos, armador do Paulistano.

Confira o calendário da série entre Franca Basquete (3º) x Paulistano/Corpore (6º):

Jogo 1 – 22/04 (Sábado), às 14 horas, no Ginásio Antonio Prado Jr, em São Paulo (SP) – ao vivo na Band
Jogo 2 – 25/04 (Terça-feira), às 19h30, no Ginásio Pedrocão, em Franca (SP) – ao vivo no #NBBnaWeb
Jogo 3 – 28/04 (Sexta-feira), às 19h30, no Ginásio Pedrocão, em Franca (SP) – ao vivo no SporTV
Jogo 4* – data e horário a definir, no Ginásio Antonio Prado Jr, em São Paulo (SP)
Jogo 5* – data e horário a definir, no Ginásio Pedrocão, em Franca (SP)