#JOGAJUNTO

NBB Caixa

PremiaçãoAlternativa #6

24-07-2017 | 06:07
Por

Logo em sua temporada de estreia, Touro, do Sesi Franca, é eleito o Melhor Mascote na Premiação Alternativa do NBB CAIXA 2016/2017

Mascote do Franca foi sucesso absoluto, inclusive entre os jogadores (Newton Nogueira/Divulgação)

O prêmio de Melhor Mascote do NBB CAIXA 2016/2017 ficou com o Sesi Franca Basquete. Na votação realizada na Premiação Alternativa, o Touro da equipe do interior paulista foi eleito o melhor entre as equipes que disputam o maior campeonato de basquete do país.

Uma das grandes novidades extra quadra do time francano para a última edição do NBB CAIXA, o Touro faturou o prêmio de Melhor Mascote logo em sua temporada de estreia. Além dele, a equipe colocou cheerleaders, telão e uma série de ativações ao longo das partidas para o entretenimento do público.

“O que tentamos fazer foi seguir o modelo de entretenimento da NBA, no qual o mascote e as cheerleaders são fundamentais. Dentro da realidade brasileira, conseguimos fazer isso com sucesso, contando com a participação da nossa torcida, que foi quem escolheu o nosso mascote em uma votação”, explicou Lula Ferreira, supervisor de operações do Sesi Franca.

“O sucesso do nosso mascote foi, sem dúvidas a sua atitude. Ele estudou e pesquisou muito. Dessa forma, conseguiu ativar muito bem dentro de quadra, com todo o público presente, desde idosos até crianças. Ele merece todos os méritos”, elogiou Lula.

O Touro francano nasceu após uma eleição com os fãs nas Mídias Sociais, em que foram apresentadas outras opções de fantasias. Depois disso, a diretoria da equipe providenciou a confecção da roupa e foi atrás de um profissional para vesti-la.

Amor à camisa mesmo: intérprete do mascote é torcedor fanático da equipe (Divulgação)

A busca, no entanto, foi mais fácil do que eles imaginavam. Nascido em Franca e torcedor “de carteirinha” dos jogos do time no Pedrocão, Felippe Manoel procurou a diretoria do Franca Basquete logo que soube da criação do mascote e foi o escolhido para vestir a fantasia na temporada de estreia do Touro no NBB CAIXA.

“Me apresentei quando soube que a equipe teria mascote novamente e assim tive o voto de confiança da diretoria para ser o representante. Sempre levei comigo a responsabilidade e orgulho de não somente representar uma equipe, mas sim de honrar a Capital Nacional do Basquete Brasileiro”, disse Felippe, de 20 anos.

“O mascote do Franca ganhou esse prêmio pois ele veio das arquibancadas, ele transmitia a vibração da torcida para a quadra e vice-versa. Esse é o sentimento de amor que corre nas veias dos torcedores. O Touro torce, o Touro vibra, o Touro enlouquece e isso é um reflexo da torcida franca”, completou.

A inspiração do Touro francano não poderia ser outra: a NBA. Na liga norte-americana, praticamente todos os times contam com a figura do mascote para animar e entreter o público durante as partidas. Felippe, inclusive, estudou grande parte dos mascotes da NBA para aperfeiçoar seu trabalho.

“Não tem como esconder que o nosso espelho está na NBA, tanto no basquete quanto nos espetáculos de cada jogo. Aqui no Brasil, o mais famoso e conhecido é o “Benny, The Bull”, mascote do Chicago Bull. Mas no meu cotidiano eu literalmente estudava a NBA, os mascotes de todas as equipes, tudo que eu poderia levar para dentro do Pedrocão como show para a torcida francana”, afirmou.

Até com os árbitros o Touro interagiu (veja o vídeo abaixo):

Participaram da votação da Premiação Alternativa as equipes de marketing e comunicação de todos os clubes do NBB CAIXA, staff da LNB e parte da imprensa especializada. O segundo lugar de Melhor Mascote ficou com o “Dunk”, do Gocil/Bauru Basket, seguido por Max (Minas Tênis Clube) e Logo-Guará (Brasília), terceiro e quarto, respectivamente.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, Nike e Avianca e o apoio do Ministério do Esporte.