#JOGAJUNTO

NBB CAIXA

Pura eficiência

08-12-2017 | 05:53
Por Liga Nacional de Basquete

Com grande início de temporada, Cauê Borges fecha novembro como atleta mais eficiente do mês e comemora atuações no Caxias: "melhor fase da minha carreira"

O início da décima edição do NBB CAIXA tem um destaque individual em especial, e com sobras: Cauê Borges. Aos 26 anos, o ala/armador nascido em Franca (SP) embarcou em uma nova jornada na carreira com a camisa do Banrisul/Caxias do Sul Basquete e vive, até aqui, a melhor fase dela.

Nos cinco primeiros jogos realizados em novembro, o jogador registrou expressivas médias e se firmou como cestinha do campeonato, com média de 18,6 pontos. Além disso, tem 7,8 rebotes (5ª maior do NBB CAIXA), 3,8 assistências e 3,6 roubos de bola. Somados, os números fizeram de Cauê o atleta mais eficiente do ranking de eficiência do mês, oferecido por INFRAERO, com média de 24,0 de valorização por jogo.

+Confira o ranking geral de eficiência da temporada 2017/2018 do NBB CAIXA

“Sempre procuro ajudar a equipe de todas as formas, não só pontuando, mas também defendendo, ajudando nos rebotes, dando assistências. Tudo em prol da equipe. Fico muito feliz por ter colaborado para os resultados positivos da equipe no mês e espero seguir nesse bom ritmo durante toda a temporada”, disse Cauê Borges.

O índice de eficiência retrata a contribuição do atleta para sua equipe na partida, considerando tanto os atributos positivos e os negativos. Mais nova parceira da LNB, a INFRAERO, que preza pela eficiência de seu serviço nos aeroportos, patrocinará o ranking de eficiência de cada mês do NBB CAIXA. Além disso, a empresa oferecerá o prêmio de “Jogador Mais eficiente” da temporada na Festa dos Melhores do Ano.

Ao longo de sua trajetória no NBB CAIXA, Cauê Borges teve três passagens pelo Franca Basquete, clube de sua cidade natal em que foi revelado (2008/2009 e 2009/2010; 2012/2013 e 2013/2014; 2015/2016 e 2016/2017), além de duas temporadas pelo Minas Tênis Clube (2010/2011 e 2011/2012) e uma pela Liga Sorocabana (2014/2015).

+Confira as estatísticas da carreira de Cauê Borges no NBB CAIXA

Sua melhor temporada nas estatísticas foi em 2011/2012, pelo Minas, quando tinha apenas 20 anos. Foram 10,4 pontos, 2,4 rebotes, 1,9 assistências, 1,2 roubos de bola em pouco mais de 25 minutos. Agora, pelo Caxias do Sul, aos 26 anos, o ala/armador francano praticamente dobrou suas médias de pontos (18,6), assistências (3,8) e eficiência (24,0) e triplicou as de rebotes (7,8) e roubos de bola (3,6).

“O time todo me ajudou muito a conquistar esses números. A comissão técnica está me passando bastante confiança o tempo todo e me sinto bem mais solto para jogar. Estou tendo bastante tempo de quadra aqui, o que não estava acontecendo nos outros anos. Sempre esperei por uma oportunidade como essa e estou tentando aproveitar da melhor forma possível”, comentou Cauê, que foi eleito como Dono da Bola da Semana #2 do NBB CAIXA.

A pressão sempre foi algo presente na vida de Cauê Borges. Filho do ex-jogador Chuí, uma lenda viva de Franca, o ala/armador sempre foi visto como uma das grandes promessas do basquete francano, até pelo extremo destaque que teve ao longo de sua trajetória nas categorias de base. Por isso, a cobrança sempre foi grande em cima dele.

Agora, aos 26 anos, Cauê atua em uma cidade com menos tradição na modalidade, em uma equipe que está somente em seu terceiro NBB CAIXA, um projeto teoricamente novo. Desta forma, o jogador tem liberdade de sobra para desenvolver seu basquete e se firmou como grande destaque do time neste início de temporada.

+Top 10 Jogadas de Novembro: confira as duas aparições do Caxias na lista

“Estou vivendo a melhor fase da minha carreira aqui em Caxias. Estou feliz, a cidade me acolheu muito bem. Realmente aqui a pressão é menor, mas acho que o tempo de quadra e a confiança que meus companheiros de time estão me dando faz com que ‘suma’ essa pressão. Espero ajudar o Caxias a fazer sua melhor temporada do NBB esse ano”, finalizou Cauê.

Sob comando de Cauê Borges, o Banrisul/Caxias do Sul Basquete está entre os oito primeiros colocados do NBB CAIXA, com campanha de três vitórias em seis partidas (50% de aproveitamento). O próximo compromisso da equipe será nesta quinta-feira (07/12), contra o Mogi das Cruzes/Helbor, no Ginásio Vasco da Gama, na serra gaúcha, com transmissão ao vivo dos canais SporTV.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e o apoio do Ministério do Esporte.

Confira o ranking de Eficiência (média) do mês de novembro, oferecido por INFRAERO: 

1º – Cauê Borges (Caxias) – 25,7
2º – JP Batista (Flamengo) – 23,6
3º – Tyrone (Mogi) – 18,5
4º – Alex Garcia (Bauru) – 18,2
5º – Teichmann (Minas) – 17,8