#JOGAJUNTO

LNB

#PureMagic

12-02-2016 | 06:25
Por Liga Nacional de Basquete

Confira como foi a visita da LNB no Orlando Magic, equipe que demonstra sucesso fora das quadras independente do resultado no campeonato da NBA

Por Guilherme Buso, gerente de comunicação da LNB

Álvaro Cotta e Guilherme Buso representaram a LNB nas reuniões com o Orlando Magic (Divulgação)

Álvaro Cotta e Guilherme Buso representaram a LNB nas reuniões com o Orlando Magic (Divulgação)

Jogo empatado, 96 a 96. Menos de dois segundos no cronômetro e o ala Kawhi Leonard acerta a bola decisiva, na cabeça do garrafão, para dar a vitória ao San Antonio Spurs em cima do Orlando Magic. Sinceramente, não poderia ter um melhor fechamento de partida do que esse para encerrar um longo dia de reuniões que eu e o gerente de marketing da Liga Nacional de Basquete, Álvaro Cotta, tivemos com a equipe executiva do Orlando Magic nesta quarta-feira (dia 11 de fevereiro).

Sim. A derrota do Magic, numa bola no último segundo, ilustra perfeitamente o que os funcionários dessa franquia da Flórida nos passaram como foco do trabalho em cada encontro que tivemos aqui em Orlando: “o sucesso da franquia é independente ao resultado dentro da quadra”.

Antes de embarcar para o All-Star Game da NBA, em Toronto, neste final de semana, tivemos a oportunidade de acompanhar a rotina de trabalho do Magic antes de um jogo muito importante da equipe na temporada, diante de uma das principais equipes da liga, os Spurs.

Antes da partida, reunimos com os chefes de departamentos de algumas áreas estratégicas para a equipe, como marketing, comercial, pós-venda, comunicação e licenciamento de produtos para aprender o segredo do sucesso da filosofia de gestão dessa franquia. Em seguida, finalizamos o ciclo de reuniões com um tour pela moderna e belíssima estrutura do Amway Center, ginásio da equipe inaugurado em 2010.

A estrutura de treinamento e os escritórios também ficam dentro do Amway Center (Divulgação)

A estrutura de treinamento e os escritórios também ficam dentro do Amway Center (Divulgação)

Basicamente, a imagem que o Orlando Magic nos deixou é que o trabalho de seus 220 funcionários é fazer com que a equipe tenha sucesso fora da quadra através de um ótimo relacionamento com os fãs que vão ao jogo ou acompanham o time através das mídias sociais oficiais da franquia.

Outro grande destaque do Orlando Magic é a habilidade de construir e manter parcerias comerciais explorando todas as possíveis propriedades da marca, desde as ativações durante o jogo (pré e pós jogo também) até à exploração dos luxuosos camarotes que circundam toda a arena.

Para uma equipe que não apresenta resultados expressivos dentro de quadra nos últimos três anos, o desempenho comercial continua crescendo com as 70 empresas parceiras do time.

Com o slogan #PureMagic (Pura Magia), o Orlando Magic se encontrou no competitivo cenário da NBA e é considerado uma das franquias mais inovadoras da liga norte-americana. O pensamento coletivo implantado dentro da entidade é baseado em três princípios básicos, falados com orgulho pelos funcionários do time:

Placar "multifaces" é um dos trunfos de ativação do Magic (Divulgação)

Placar “multifaces” é um dos trunfos de ativação do Magic (Divulgação)

1º Organização (o time)
2º A estrutura organizacional
3º Os indivíduos

Shaquille O’Neal, Penny Hardaway, Tracy McGrady e Dwight Howard saíram, deixaram saudade, fizeram com que os números baixassem, mas o time Orlando Magic continuou firme e apostando na ousadia e dedicação dos seus funcionários para se manter entre as principais franquias da NBA.

Não é a toa que os jogos do Magic são um dos destinos mais desejados dos milhões de turistas que vão à Disney World todo ano. Mais de 10% da capacidade do ginásio é tomada por estrangeiros durante as 41 partidas do time durante a temporada regular. O Brasil, inclusive, está atrás apenas dos britânicos na lista de presença do Amway Center.

O show dentro e fora da quadra é realmente impressionante, principalmente quando se tem mais de 1200 TVs de led espalhadas pela arena, um placar de quadra central suntuoso e uma comunicação visual inteiramente eletrônica nas arquibancadas. Mesmo se a bola do adversário cair no último segundo, tenho certeza que cada fã que sai do Amway Center vai para casa com a sensação de que viveu momentos de “Pura Magia”.

Independente do resultado do jogo, o Orlando Magic segue crescendo como uma das principais franquias da NBA (Divulgação)

Independente do resultado do jogo, o Orlando Magic segue crescendo como uma das principais franquias da NBA (Divulgação)