#JOGAJUNTO

NBB Caixa

quarta-feirade basquete

23-10-2018 | 11:13
Por Liga Nacional de Basquete

Com transmissões ao vivo no Facebook e Twitter do NBB, rodada de quarta-feira terá atual campeão em quadra e mais reencontros

Nesta quarta-feira (24/10), dois jogos movimentarão a rodada do NBB CAIXA na web. O Paulistano/Corpore receberá o Life Fitness/Minas, no Ginásio Antônio Prado Jr, às 19h15, com transmissão ao vivo pelo Facebook do NBB. Na sequência, a partir das 21 horas, será a vez do Corinthians entrar em ação contra o Universo/Caixa/Brasília, no Ginásio Wlamir Marques, com transmissão ao vivo pelo Twitter do @NBB.

No primeiro confronto da noite, as duas equipes chegam embaladas após vencerem seus últimos confrontos. O CAP se recuperou da estreia com derrota, contra o Mogi, e conseguiu dois triunfos em sequência, sobre o Corinthians e o Basquete Cearense. Já o Minas disputou apenas uma partida pela atual edição do NBB CAIXA e levou a melhor sobre o São José, fora de casa, por 71 a 62, nesta segunda-feira.

Gegê e Yago são os responsáveis por comandar ofensivamente suas equipes (Orlando Bento/MTC)

O destaque do atual campeão brasileiro no início de temporada é o ala/pivô Renan Lenz, com médias de 14,7 pontos, 5,7 rebotes e 17,0 de eficiência por jogo. O jovem armador Yago Mateus também começou bem a competição e lidera sua equipe nas assistências – 5,0 por partida, além dos 11,7 pontos e 13,3 de eficiência.

Por ter disputado a Liga Sul-Americana, entre os dias 16 e 18 de outubro, em Cáli (COL), o Minas entrou em quadra pelo NBB CAIXA 2018/2019 apenas uma vez e conseguiu uma boa vitória em São José dos Campos. Os grandes nomes do triunfo foram o armador Gegê, que anotou duplo-duplo de 15 pontos e 12 assistências (26 de eficiência), e o ala/pivô Wesley, cestinha com 18 pontos e nove rebotes.

“Esses jogos na Colômbia foram importantíssimos, porque deram uma cara ao time. Passamos a saber mais sobre qual é o nosso jogo e quais são as melhores características de cada um. Viemos para São José dos Campos com a cabeça de manter o mesmo espírito da Sul-Americana, aproveitar nosso jogo coletivo para envolver o time de São José. Começamos o NBB com a mão direita e esperamos fazer outro bom jogo contra o Paulistano”, disse Wesley Castro, eleito o jogador com maior evolução no último NBB CAIXA.

Corinthians e Brasília em busca da primeira vitória

No outro jogo da quarta-feira, Corinthians e Brasília vão em busca do primeiro triunfo na atual temporada do NBB CAIXA. As duas equipes tiveram dois compromissos até aqui e foram derrotadas em ambos: o time do Parque São Jorge perdeu para Franca e Paulistano, enquanto a equipe da capital federal não conseguiu vencer Vasco e Flamengo.

O duelo no Ginásio Wlamir Marques, em São Paulo (SP), marcará o reencontro entre dois personagens do time paulista com a equipe da cidade que possuem uma história vitoriosa: o ala/pivô Guilherme Giovannoni e o técnico Bruno Savignani.

Bruno Savignani, já treinador, e Guilherme Giovannoni em ação pelo Brasília, na temporada 2015/2016 (Britto Júnior/Uniceub)

A passagem de Guilherme Giovannoni por Brasília é repleta de conquistas. O jogador de 38 anos jogou no Distrito Federal por oito temporadas, de 2009 a 2017, onde conquistou um tricampeonato do NBB CAIXA (2009/2010, 2010/2011 e 2011/2012) e três Ligas Sul-Americana (2010, 2013 e 2015). Fora os prêmios individuais, em que foi eleito MVP do NBB CAIXA, na temporada 2010/2011, e da Liga Sul-Americana, por duas vezes (2010 e 2013).

+Estatísticas completas da carreira de Guilherme Giovannoni

Já o treinador Bruno Savignani defendeu as cores de Brasília tanto dentro como fora de quadra. Ainda como atleta, Bruno chegou ao clube da capital federal em 2010 e foi campeão nacional e sul-americano naquela temporada. Depois das conquistas, foi convidado pelo clube para se tornar assistente técnico e aceitou a proposta para o cargo, que ficou por quatro anos.

No meio da temporada 2015/2016, o técnico José Vidal deixou o comando da equipe para se tornar gestor do projeto. Foi então que Bruno Savignani, aos 33 anos, recebeu a primeira oportunidade para trabalhar como treinador e comandou Brasília por dois anos. Em seguida, acertou com o Corinthians para a disputa da última Liga Ouro e garantiu o acesso do Timão à elite do basquete brasileiro com o título da competição.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio máster da CAIXA, os patrocínios de INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL e Açúcar Guarani.

Próximos jogos do NBB CAIXA

24/10 (Quarta-feira)

19h – Paulistano/Corpore x Minas Tênis Clube – ao vivo no Facebook

21h – Corinthians x Universo/CAIXA/Brasília – ao vivo no Twitter

25/10 (Quinta-feira)

19h – Sendi/Bauru Basket x Botafogo – ao vivo no Facebook

20h – Sesi Franca Basquete x Vasco da Gama – ao vivo no BandSports

26/1o (Sexta-feira)

19h – EC Pinheiros x Corinthians – ao vivo no Facebook

21h10 – Sesi Franca Basquete x Vasco da Gama – ao vivo no Foxsports

27/10 (Sábado)

14h – Sendi/Bauru Basket x Sesi Franca Basquete – ao vivo na Band

+Confira a tabela completa de jogos do NBB CAIXA 2018/2019