#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Quarta-feiradupla

14-11-2018 | 08:42
Por Liga Nacional de Basquete

São José e Flamengo reeditam confronto histórico, e Botafogo busca manter sequência positiva: saiba tudo sobre os jogos de quarta-feira do NBB CAIXA

Nesta quarta-feira (14/11), dois jogos agitarão a rodada do NBB CAIXA 2018/2019. No primeiro jogo da noite, o Flamengo viajará até o interior paulista para enfrentar o São José Basketball, no Ginásio Lineu de Moura, às 19 horas, com transmissão ao vivo no Twitter do NBB.

+Tabela de classificação do NBB CAIXA 2018/2019

Já um pouco mais tarde, às 21 horas, Universo/CAIXA/Brasília e Botafogo realizarão um duelo quente, no Ginásio da ASCEB, com transmissão ao vivo no Facebook do NBB.

São José x Flamengo: confronto histórico

A primeira partida da noite colocará frente a frente Flamengo e São José. Em situações distintas na tabela de classificação, o time do interior paulista somou até aqui duas vitórias em cinco jogos (40% de aproveitamento), contra sete triunfos em nove oportunidades do rubro-negro (77,8% de aproveitamento).

 O duelo também marcará o encontro de duas das equipes que mais se enfrentaram no NBB CAIXA. Ao todo, Flamengo e São José já duelaram 34 vezes na história da competição, com 25 vitórias do clube da Gávea contra apenas nove do time paulista.

Em playoffs, rubro-negros e joseenses mediram forças em quatro ocasiões, com três êxitos dos cariocas, contra apenas um da Águia do Vale.

O primeiro duelo em mata-matas entre os times aconteceu na edição 2009/2010 do NBB CAIXA. Na ocasião, o Flamengo foi consistente e venceu a série de quartas de final, por 3 a 0. Já na temporada 2011/2012 do NBB CAIXA, o time do interior paulista reencontrou os rubro-negros nas semifinais, deu o troco e ganhou o confronto por 3 a 2.

O histórico confronto entre São José e Flamengo é o segundo que mais aconteceu no NBB CAIXA (Cláudio Capucho/PMSJC)

Os outros dois duelos de playoffs aconteceram nas semifinais da temporada 2012/2013 e nas quartas de final da temporada 2014/2015 do NBB CAIXA. O time da Gávea venceu as duas séries, ambas pelo mesmo resultado: 3 a 2.

Duelo de reboteiros

De um lado o maior reboteiro da atual edição do NBB CAIXA, e do outro o maior da história da competição. Douglas Nunes, do São José, e Olivinha, do Flamengo, realizarão uma batalha quente por rebotes no Lineu de Moura.

Na atual temporada, o ala/pivô da equipe do interior paulista tem chamado a atenção pelas grandes atuações, principalmente dentro do garrafão. Com médias de 11,8 pontos e 8,6 rebotes em cinco jogos disputados, o jogador mostrou que pode ser muito importante para os planos do São José na competição.

Olivinha, com números mais discretos na temporada – médias de 9,4 pontos e 5,8 rebotes por partida -, carrega consigo a grande marca de ser o maior reboteiro do NBB CAIXA. Após disputar todas as edições da maior competição do basquete nacional, o pivô rubro-negro, até agora, pegou 2.906 rebotes.

Douglas Nunes e Olivinha protagonizarão um duelo de reboteiros nesta quarta-feira (Fábio Menotti/Ag. Palmeiras)

Os destaques de Brasília x Botafogo

No outro jogo da rodada, Brasília e Botafogo se enfrentarão na capital federal. O time da casa continua sem vencer após seis partidas disputadas no NBB CAIXA 2018/2019. Já o Glorioso vem de três vitórias consecutivas contra paulistas – Paulistano/Corpore, Mogi das Cruzes/Helbor e Corinthians – e segue próximo ao grupo dos primeiros colocados.

Pelo Brasília, a esperança de conquistar a primeira vitória na competição passa muito pelas mãos do norte-americano Zach Graham. Cestinha do time na temporada com média de 21,7 pontos por partida, além de 17,8 de eficiência, o ala se adaptou rapidamente ao seu primeiro ano no basquete brasileiro e é o destaque da equipe da capital federal até agora.

Nezinho, do Brasília, alcançou seu recorde de pontos (30) na atual temporada contra o Franca (Felipe Mendez/Universo-CAIXA-Brasília)

Depois de um início apagado, o experiente armador Nezinho vem de boas atuações nas últimas partidas. O jogador de 37 anos é o terceiro com mais assistências no campeonato (média de 6,8 por jogo), atrás apenas de Gegê, do Minas (7,6), e Jamaal, do Botafogo (7,0). No último compromisso, contra o Sesi Franca Basquete (101 a 73), Nezinho deixou a quadra com 30 pontos (8/14 nos 3 pontos), oito assistências e 31 de eficiência.

Já no Botafogo, um trio vem se destacando neste início de temporada: o armador Jamaal, o ala/pivô Arthur Bernardi e o pivô Ralfi Ansaloni. Dentre os três, quem mais se destacou até aqui foi Jamaal. O norte-americano comanda o Glorioso na parte ofensiva e lidera o elenco nas médias de pontos (15,5 pontos por jogo), assistências (7,0) e eficiência (19,3). As grandes atuações renderam a ele um lugar na Seleção da Semana #3 e o título de Dono da Bola.

Versatilidade é uma palavra que define bem o ala/pivô Arthur Bernardi. O jogador de 28 anos e 2,04m foi fundamental nas últimas vitórias do Glorioso, principalmente contra Paulistano e Mogi, em que teve médias de 17,5 pontos, 9,0 rebotes e 23,5 de eficiência nos confrontos. Com isso, assim como Jamaal, o jogador também garantiu um lugar na Seleção da Semana #3.

Contra o Corinthians, Ansaloni foi responsável por 15 pontos e oito rebotes na vitória do Glorioso (Vítor Silva/SS Press/BFR)

Em sua décima edição de NBB CAIXA, o pivô Ansaloni atinge suas melhores marcas na carreira até o momento. Com médias de 14,5 pontos, 8,0 rebotes e 16,3 de eficiência na atual temporada, o jogador de 31 anos domina o garrafão do Glorioso na competição e foi presença na Seleção da Semana #4.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio máster da CAIXA, os patrocínios de INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani, Ministério do Esporte e Governo Federal.

Próximos jogos do NBB CAIXA:

14/11 (quarta-feira)

19h – São José Basketball x Flamengo – ao vivo no Twitter

21h – Universo/Caixa/Brasília x Botafogo – ao vivo no Facebook

15/11 (quinta-feira)

20h – Mogi das Cruzes/Helbor x Sendi/Bauru Basket – ao vivo no Bandsports

16/11 (sexta-feira)

19h – Basquete Cearense x Botafogo – ao vivo no Facebook

21h10 – Paulistano/Corpore x Flamengo – ao vivo no Foxsports

17/11 (sábado)

14h – Vasco da Gama x Corinthians – ao vivo na Band

+Tabela completa do NBB CAIXA 2018/2019