#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Quase igual

19-08-2013 | 05:43
Por Liga Nacional de Basquete

Com apenas uma mudança no elenco, Uberlândia mantém plantel do vice-campeonato do NBB5 e inicia fase de preparação para a temporada 2013/2014

Do elenco finalista da edição passada do NBB, apenas o pivô Estevam não continuou na equipe (João Pires/LNB)

“Em time que está ganhando não se mexe”. É o que diz o velho ditado, seguido à risca pelo atual vice-campeão do NBB, Unitri/Universo. Em relação à temporada passada, a equipe do Triângulo Mineiro fez apenas uma troca no elenco que chegou à Final da quinta edição do campeonato nacional – saiu o pivô Estevam e chegou o pivô Douglas Kurtz, ex-Vivo/Franca.

Não só no basquete, não só no esporte, mas em todas as áreas profissionais, a sequência de trabalho é essencial. As constantes mudanças podem ocasionar uma demora de adaptação, o que posteriormente pode causar uma queda no rendimento. Além de ter um elenco altamente forte e ter um treinador muito vitorioso, o Uberlândia está procurando adotar esta filosofia ao seu clube.

Apesar de estar apenas há um ano na equipe mineira, o experiente técnico Hélio Rubens considera a continuidade no trabalho como fundamental e destacou a importância da manutenção de um elenco forte como o uberlandense.

“Eu aprendi que em todo e qualquer trabalho em grupo é importante conhecer bem um ao outro, criar uma personalidade coletiva no grupo, uma raiz de companheirismo. Traçar metas e objetivos, exercer a auto-cobrança. O time que mantém isso é tem grandes chances de ir bem. No futebol, por exemplo, alguns grandes times, como Santos, Botafogo, mantiveram seus principais jogadores em seus times por muito tempo. Isso faz com que as pessoas se sintam fortalecidas, valorizadas. A manutenção de um time de alto nível técnico é muito importante, ainda com a possibilidade de algum reforço”, destacou Hélio Rubens.

No momento, a equipe vice-campeã do NBB5 está em fase de preparação para a temporada 2013/2014, que será bastante árdua e exigirá muito fôlego dos uberlandenses. Primeiro, o time comandado por Hélio Rubens disputará o Campeonato Mineiro (com Minas Tênis Clube e Ginástico). Depois, o foco da vez será a sexta edição NBB, que contará com 17 equipes. Uberlândia ainda participará da Liga das Américas 2014, juntamente com o Flamengo (dois primeiros do campeonato nacional).

“A gente humildemente reconhece a força do nível técnico da competição, com varias equipes com condições de chegar à final. Mas sabemos que somos uma delas. Por isso, vamos trabalhar duro. Estamos fazendo um grande trabalho físico para suportar a temporada inteira. Com isso a gente vai levando nosso trabalho em diante na temporada”, finalizou o treinador do Uberlândia.