#JOGAJUNTO

Seleção Brasileira

Classificado!

22-07-2015 | 04:50
Por Liga Nacional de Basquete

À frente no placar desde o primeiro minuto de jogo, Brasil tem mais uma atuação segura, supera Venezuela e garante vaga na próxima fase do Pan de Toronto

Depois de abrir sua campanha nos Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015 com larga vitória sobre Porto Rico, a Seleção Brasileira manteve a boa fase e conquistou mais um triunfo na competição. Na tarde desta quarta-feira, os comandados de Rubén Magnano tiveram mais uma atuação sólida e bateram a Venezuela, por 79 a 64. Com isso, o selecionado verde-amarelo chegou ao seu segundo resultado positivo em dois jogos (100% de aproveitamento).

Desta forma, o Brasil assumiu a liderança provisória do Grupo A do torneio pan-americano, ao lado dos Estados Unidos – equipe que também venceu seus dois primeiros compromissos em Toronto. Sendo assim, brasileiros e norte-americanos decidirão o primeiro lugar no duelo que fechará a fase de classificação, marcado para esta quinta-feira (23/07), às 22 horas (de Brasília), com transmissão ao vivo através dos canais SporTV.

+Clique aqui e confira as estatísticas completas da partida entre Brasil e Venezuela

Os destaques brasileiros na partida ficaram por conta do ala/armador Vitor Benite, responsável por 14 pontos e quatro rebotes, do armador Larry Taylor, que saiu do banco e registrou 12 pontos, e do pivô JP Batista, que também saiu do grupo dos suplentes e anotou 11 tentos e cinco sobras. Pelo lado da Venezuela, os maiores pontuadores foram o ala/armador John Cox e o pivô Nestor Colmenares, cestinhas do confronto, ambos com 16 pontos.

O jogo

O segundo triunfo verde-amarelo no Pan de Toronto começou com uma corrida de 9 a 2 logo nos primeiros minutos, orquestrada pelo ala/armador do Flamengo, Vitor Benite. Os venezuelanos até tentaram enroscar o jogo para tentar encostar no placar (11 a 7), mas o Brasil conseguiu se manter em superioridade, emplacou uma corrida de 11 a 2 nos últimos cinco minutos e fechou o primeiro período com 22 a 9 de frente.

O duelo ficou bastante truncado no início da segunda etapa e as duas equipes ficaram dois minutos e meio sem pontuar. No entanto, quando o time de Rubén Magnano encontrou o caminho da cesta, a diferença voltou a crescer. Controlando bem as ações ofensivas e com defesa firme, a Seleção Brasileira foi para os vestiários com 14 pontos de frente, placar de 37 a 23.

Na volta do intervalo, a Venezuela mudou a postura e passou a pressionar os brasileiros desde sua quadra de defesa. Desta forma, os comandados do técnico Nestor “Che” García, que treinou o Minas Tênis Clube na temporada 2011/2012, chegaram a baixar a frente verde-amarela para oito pontos, mas foram para os dez minutos finais perdendo por 11 tentos, placar de 54 a 43.

A pressão adversária continuou no período final. Ainda apostando na marcação quadra inteira, os venezuelanos cortaram o prejuízo para sete pontos e ameaçaram tirar a tranquilidade dos brasileiros, que logo reagiram, começaram a trabalhar a bola no ataque com mais consciência e assim conseguiram ampliar sua vantagem novamente. Mesmo com boa parte dos atletas do banco de reservas, o Brasil fechou o jogo com 15 pontos de frente, placar de 79 a 64.