#JOGAJUNTO

Liga Ouro

Que comecemas Finais

20-05-2019 | 06:52
Por Liga Nacional de Basquete

São Paulo e Unifacisa dão início às Finais da Liga Ouro 2019 nesta terça-feira, no Morumbi; todos os jogos serão transmitidos ao vivo pelas equipes

As Finais da Liga Ouro 2019 vão começar. Na noite desta terça-feira, São Paulo FC (SP) e Unifacisa (PB) darão início à série melhor de cinco decisão da Divisão de Acesso ao NBB CAIXA, no Ginásio do Morumbi, às 20 horas, com transmissão ao vivo pela SPFC TV (Youtube).

O campeão terá o direito de disputar a próxima temporada do NBB CAIXA e conseguirá o acesso caso apresente as comprovações financeiras, técnicas e estruturais exigidas pela LNB a todos os possíveis participantes.

 

View this post on Instagram

 

📅✏ Anote na sua agenda e não perca nenhum jogo das Finais da #LigaOuro2019! 🏆🏀 . #VcNuncaViuNadaIgual

A post shared by NBB CAIXA (@nbb) on

Todos os jogos serão transmitidos ao vivo pelas próprias equipes. Os duelos com mando do São Paulo serão exibidos pela SPFC TV (Youtube), enquanto as partidas na casa da Unifacisa passarão ao vivo nos canais oficiais da equipe no Facebook e no Youtube, além da TV Itararé (local).

“São duas equipes muito fortes, que irão se apresentar em boas condições. Nos adaptamos a todas as situações e conseguimos nossa classificação com méritos. Agora é final. É uma história totalmente diferente do que foi a fase de classificação. É outro campeonato, que depende do estado emocional de todo mundo, de como encarou a chegada e a preparação para tudo isso”, disse o técnico do São Paulo, Cláudio Mortari.

+Justa homenagem: Mortari recebe homenagem pelos 50 anos de carreira

“A expectativa é de jogos muito difíceis, principalmente com dois jogos fora de casa. São jogos complicados, que precisaremos reverter essa vantagem do São Paulo vencendo pelo menos um jogo e reverter essa vantagem para podermos decidir o título em casa. O São Paulo é um time muito forte e irá jogar esses primeiros jogos em casa e com o apoio de sua torcida. Precisamos tentar reverter essa vantagem e vencer pelo menos um jogo fora”, analisou o técnico da Unifacisa, Eduardo Schafer.

São Paulo terá o mando de quadra na série melhor de cinco contra a Unifacisa (Rubens Chiri/SPFC)

Para chegarem à decisão da Liga Ouro, os dois times percorreram caminhos um pouco distintos. O São Paulo brigou entre as primeiras posições durante toda a fase de classificação e a encerrou na segunda posição, com nove vitórias em 17 jogos.

+Posições finais da fase de classificação da Liga Ouro 2019

Com essa campanha, o Tricolor se classificou direto às semifinais e só aguardou seu adversário sair das quartas de final. Na série melhor de cinco da semi, passou pelo Campo Mourão, em um confronto emocionante, por 3 a 2.

Já o representante nordestino viveu uma temporada de alguns altos e baixos e terminou a fase de classificação da Liga Ouro em quarto, com oito vitórias em 17 jogos. Nas quartas, venceu a melhor de três com o Cerrado Basquete (DF), por 2 a 0.

Mas a grande façanha veio nas semifinais. Diante do líder da fase de classificação, Londrina Unicesumar Basketball (PR), a equipe do técnico Eduardo Schafer levou a melhor na série melhor de cinco por 3 a 1 e avançou às Finais de maneira inédita.

+Um marco na história: Unifacisa comprova sucesso de seu projeto com vaga nas Finais

“Foi uma temporada muito boa. Iniciamos o primeiro turno com vitória, mas perdemos alguns jogos e tivemos um momento ruim. Depois, nos recuperamos no final do primeiro turno. Hoje somos finalistas da Liga Ouro”, disse o comandante da Unifacisa, que completou:

“É um momento muito importante do nosso projeto estar na final de uma competição tão acirrada como foi a Liga Ouro 2019, mas queremos um pouco mais. Queremos o título. Sabemos que será difícil, mas queremos coroar o nosso trabalho e a dedicação de todos os atletas. Seria um fato inédito para o basquete de todo o Nordeste e da Paraíba e que nos daria a vaga para o NBB”.

O São Paulo venceu os dois confrontos com a Unifacisa na Liga Ouro 2019. No primeiro turno, na Paraíba, o placar foi de 77 a 69 . Já no returno, no Morumbi, o triunfo foi conquistado na prorrogação, pelo placar de 93 a 89.

“Enfrentaremos uma equipe que fez uma boa montagem de elenco, organizada e muito forte. Vencemos os dois duelos na fase de classificação, mas tivemos partidas bastante equilibradas e, agora, nas próximas 24 horas, ficamos na expectativa para o confronto”, declarou o técnico tricolor Cláudio Mortari.

Essa é a primeira vez na história da Liga Ouro 2019 que a decisão da Liga Ouro não é entre o primeiro e o segundo colocado da fase de classificação – a Unifacisa foi a quarta colocada -, o que comprova o extremo equilíbrio da atual edição da competição.

São Paulo venceu os dois jogos contra a Unifacisa na fase de classificação da Liga Ouro 2019 (Daniel Nery/Unifacisa)

Criada em 2014, a Liga Ouro está em sua sexta edição na história. A competição já promoveu a subida de oito clubes para o NBB CAIXA, dentre eles clubes gigantes com tradição no futebol, como Vasco da Gama, Botafogo e Corinthians.

Agora, a Liga Ouro 2019 promoverá a subida de pelo menos um representante de tamanha expressão: ou o São Paulo, clube tradicionalíssimo no futebol, ou a Unifacisa, que carrega a bandeira do Nordeste e da Paraíba, praça nunca antes representada no NBB CAIXA.

O calendário das Finais

Jogo 1 – 21/05 (Terça-feira), às 20 horas, no Ginásio do Morumbi, em São Paulo

Jogo 2 – 23/05 (Quinta-feira), às 20 horas, no Ginásio do Morumbi, em São Paulo

Jogo 3 – 26/05 (Domingo) – às 19h30, na Arena Unifacisa, em Campina Grande

Jogo 4* – 28/05 (Terça-feira), às 19h30, na Arena Unifacisa, em Campina Grande

Jogo 5* – 31/05 (Sexta-feira), às 20 horas, no Ginásio do Morumbi, em São Paulo

*Se necessário

Todos os campeões

2014 – Rio Claro (SP)
2015 – Caxias Do Sul (RS)
2016 – Botafogo (RJ)
2017 – Vasco da Gama (RJ)
2018 – Corinthians (SP)