#JOGAJUNTO

Seleção Brasileira

Que comecem os treinos

19-07-2013 | 10:45
Por Liga Nacional de Basquete

Com presença de dez jogadores que disputaram a última temporada do NBB, Seleção Brasileira se apresenta em São Paulo e dá início à preparação para Copa América

Seleção Brasileira deu início à preparação para a Copa América 2013 (Divulgação/CBB)

A Seleção Brasileira deu início à preparação para a Copa América 2013. Na noite desta quinta-feira, na cidade de São Paulo, o esquadrão verde-amarelo se apresentou e teve o primeiro contato com o técnico Rubén Magnano. Nesta sexta-feira, o elenco iniciará as atividades físicas, com a realização de uma série de exames médicos.

A competição continental, que será realizada na cidade de Caracas, na Venezuela, distribuirá quatro vagas para o Mundial de 2014, a ser disputado na Espanha. O torneio terá início no dia 30 de agosto e terminará no dia 11 de setembro. O Brasil está no Grupo A, ao lado de Porto Rico, Canadá, Uruguai e Jamaica.

Em relação à lista inicial anunciada por Magnano no último mês, cinco jogadores pediram dispensa. Além de Anderson Varejão, Nenê Hilário e Tiago Splitter, que já tinham anunciado suas ausências, o ala/armador Leandrinho Barbosa, que ainda se recupera de uma lesão no joelho esquerdo e o pivô Lucas Bebê, recém-escolhido no Draft da NBA pelo Atlanta Hawks, também ficarão de fora.

Para fechar a lista de problemas, o ala/pivô Augusto Lima foi diagnosticado com uma hérnia de disco e foi cortado. Além disso, o armador Scott Machado e o pivô Vitor Faverani não se apresentaram nesta quinta-feira e devem se juntar ao grupo somente na próxima semana.

“Mesmo com os desfalques que todos sabem, vamos lutar por uma das quatro vagas na Copa América. Ninguém vai tirar nosso sonho de classificação. Já sabia da situação do Leandrinho que iria pedir dispensa porque está se recuperando de uma cirurgia. Ele veio aqui, mostrou vontade de estar junto, mas não pode. Não teria tempo para se recuperar. Não posso falar ainda dos adversários que teremos pela frente porque muitos também estão enfrentando os mesmos problemas do que nós”, disse Magnano.

MVP e campeão do NBB5 pelo Flamengo, Marquinhos é um dos destaques da Seleção (João Pires/LNB)

Com os desfalques, o treinador optou por convocar dois atletas que integraram o plantel da Seleção Brasileira de Novos, que disputou a Universíade 2013, em Kazan, na Rússia. Eleito melhor sexto homem da última temporada do NBB, o ala Léo Meindl, do Vivo/Franca, e o pivô Cristiano Felício, que atua no basquete universitário norte-americano, treinarão com o time brasileiro principal.

Agora, a lista de Magnano conta com 18 jogadores, sendo que dez deles disputaram a quinta edição da maior competição de basquete do país. O Uniceub/BRB/Brasília, que teve o trio Arthur, Alex e Guilherme Giovannoni chamado, é a equipe mais cedeu jogadores para a Seleção. Logo atrás, com dois atletas cada convocados, aparecem o Flamengo (Marquinhos e Benite) e o Vivo/Franca (Léo Meindl e Lucas Mariano). Enquanto isso, Paschoalotto/Bauru (Larry Taylor), Pinheiros/SKY (Rafael Mineiro) e São José/Unimed (Caio Torres) cederam um nome cada ao time brasileiro.

A Seleção Brasileira permanecerá treinando na capital paulista até o próximo dia 31. Depois, a equipe verde-amarela disputará uma série de amistosos e passará pelas cidades de Osasco (SP), São Carlos (SP) e Anapólis (GO), além de disputar torneios preparatórios na Argentina e em Porto Rico, antes de embarcar para Venezuela rumo à disputa da Copa América 2013.

Confira a relação completa do convocados para a Seleção Brasileira:

Armadores: Marcelinho Huertas (Barcelona – ESP), Larry Taylor (Paschoalotto/Bauru), Rafael Luz (Blusens Monbus – ESP), Raulzinho (Lagun Aro – ESP), Scott Machado (Golden State Warriors – NBA)

Alas: Alex Garcia (Uniceub/BRB/Brasília), Arthur (Uniceub/BRB/Brasília), Marquinhos (Flamengo) e Vitor Benite (Flamengo)

Pivôs: Caio Torres (São José/Unimed), Guilherme Giovannoni (Uniceub/BRB/Brasília), Rafael Hettsheimeir (Real Madrid – ESP), Rafael Mineiro (Pinheiros/SKY) e Vitor Faverani (Valencia Basket – ESP)

Atletas convidados: Cristiano Felício, Léo Meindl (Vivo/Franca) e Lucas Mariano (Vivo/Franca)