#JOGAJUNTO

Seleção Brasileira

Que honra!

30-04-2014 | 11:00
Por Liga Nacional de Basquete

Em excursão mundial, troféu da Copa do Mundo 2014 aterrissa no Brasil e é apresentado em evento no Rio de Janeiro, com as presenças de Varejão e Magnano

Varejão (ao centro) foi um dos destaques do evento de apresentação do Troféu Naismith (Alexandre Loureiro/Inovafoto)

Varejão (ao centro) foi um dos destaques do evento de apresentação do Troféu Naismith (Alexandre Loureiro/Inovafoto)

O troféu da Copa do Mundo 2014 está em terras brasileiras. Em excursão pelo mundial, a taça chamada de Troféu Naismith e que será propriedade da seleção que se sagrar campeã da competição que ocorrerá entre os dias 30 de agosto e 14 de setembro, na Espanha, desembarcou no Brasil e foi apresentada oficialmente na última terça-feira (29/04), em evento realizado no auditório do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), no Rio de Janeiro.

A solenidade contou com as presenças do pivô Anderson Varejão e do técnico da Seleção Brasileira, Rubén Magnano. Junto da dupla, também estiveram presentes no local, o Secretário Geral da FIBA Américas, Alberto Garcia, o vice-cônsul geral da Espanha, José Luis Mira e o presidente da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), Carlos Nunes.

“Quero agradecer a FIBA e a FIBA Américas que nos proporcionaram esse momento histórico para o basquete brasileiro. É a primeira vez que esse troféu está no nosso país e essa conquista é mais uma vitória da nossa administração. Tenho certeza que nossa seleção fará uma grande apresentação na Copa do Mundo“, disse Carlos Nunes.

“A CBB está de parabéns pelo seu esforço em realizar esse evento tão importante para o basquete mundial. Estou confiante que o Brasil levará seus melhores jogadores para a Espanha em busca da melhor colocação. A FIBA Américas se sente honrada em promover a apresentação do Troféu Naismith e vai torcer para que um dos seus filiados consiga mantê-lo nas Américas, seja Brasil, Argentina, México ou República Dominica”, explicou Alberto Garcia, na torcida pelos países do continente americano.

Antes de chegar ao Brasil, troféu passou por Espanha, Estados Unidos, Porto Rico e México (Alexandre Loureiro/Inovafoto)

Antes de chegar ao Brasil, troféu passou por Espanha, Estados Unidos, Porto Rico e México (Alexandre Loureiro/Inovafoto)

Membro do Grupo A, que terá sede na cidade de Granada, o Brasil terá como adversários na fase inicial do Mundial três seleções da Europa, França, Espanha, e Sérvia, e o selecionado do Egito, da África. A estreia do esquadrão verde-amarelo será no dia 30 de agosto, às 13 horas (de Brasília), diante dos franceses.

“É difícil analisar os adversários do nosso grupo se ainda não sabemos com quais jogadores essas seleções irão contar em seu elenco. Mas antes precisamos estar fortes como grupo e confiantes no nosso trabalho. Fiquei muito feliz com a receptividade e o comprometimento dos jogadores brasileiros que atuam na NBA nessa minha viagem aos Estados Unidos”, comentou Magnano, que recentemente viajou aos Estados Unidos para conversar com os brasileiros que atuam na NBA.

“Todos os adversários precisam ser respeitados porque  em um Mundial não existe equipe mais fraca ou mais forte. A nossa preparação vai ser como sempre a melhor possível, pois temos um grupo de qualidade, poderemos jogar de igual para e fazer uma boa campanha”, destacou Varejão, que é nome certo na lista de Magnano.

Também estiveram presentes na coletiva o presidente da ABASU (Gerasime Grego Bozikis), os presidentes da Federação de Basquete do Estado do Rio de Janeiro (Álvaro Almeida) e de Minas Gerais (Álvaro Cotta); o Líder de Competição de Basquetebol da Rio2016 (Paulinho Villas Bôas), o Diretor Institucional da Liga Nacional de Basquete (Kouros Monadjemi), o Diretor de Esportes Olímpicos do Flamengo (Marcelo Vido), Gerente de Operações da NBA Brasil (Daniel Soares), entre outros.

Depois de ser apresentado oficialmente, o Troféu Naismith seguirá no Brasil até a próxima quinta-feira e ficará exposto para visitação em dois locais. Primeiro, nesta quarta-feira, das 10 às 22 horas, a taça permanececerá no Shopping Città América (Avenidas das Américas, 700), na Barra da Tijuca (RJ). Depois, no dia seguinte, entre 10 e 18 horas, a exposição será no Quiosque da TV Globo, na praia de Copacabana, com a presença de Varejão das 12 às 14 horas.