#JOGAJUNTO

Rio 2016

Que sufoco!

11-08-2016 | 09:26
Por Liga Nacional de Basquete

Espanha abre larga vantagem duas vezes, sofre reação, mas confirma primeira vitória nas Olímpiadas do Rio, sobre a Nigéria

Enfim a seleção espanhola venceu nos Jogos Olímpicos de 2016. Nesta quinta-feira (11/08), a equipe dirigida por Sergio Scariolo enfrentou a Nigéria e teve muitas dificuldades. Após abrir larga vantagem no final do primeiro quarto e, novamente, na metade do terceiro período, os espanhóis sofreram reação e tiveram a vida muito dificultada pelos nigerianos, mas alcançaram a vitória, por 96 a 87.

Pau Gasol, da Espanha

Na primeira vitória da Espanha no Rio de Janeiro, mais uma vez, Pau Gasol liderou a seleção (Divulgação/FIBA)

Deixa com ele: Principal jogador da história do basquetebol espanhol, Pau Gasol foi fundamental para a vitória de sua seleção. Cestinha da equipe, com 16 pontos, o pivô fez seis pontos fundamentais no quarto final, confirmando o triunfo espanhol. O atleta ainda liderou a Espanha em rebotes, com sete, e distribuiu três assistências para seus companheiros.

Enfim, Ricky Rubio: Após atuações abaixo do esperado diante de Croácia e Brasil, Ricky Rubio foi extremamente impactante no triunfo espanhol. Apesar de atuar por menos de 12 minutos, o armador do Minnesota Timberwolves foi extremamente produtivo. Ao total, foram 15 pontos (segundo maior pontuador do time), quatro rebotes e quatro assistências para o jogador.

+Clique e confira as estatísticas completas da partida

Muita ajuda: Além de Gasol e Rubio, a Espanha contou com o bom desempenho de outros jogadores que vinham apagados. Rudy Fernandez enfim teve uma boa atuação, com 13 tentos marcados e cinco rebotes conquistados. Willy Hernangomez veio do banco de reservas e em apenas 16 minutos anotou 11 pontos. Juan Carlos Navarro converteu dois arremessos de 3 pontos fundamentais no último quarto e também terminou a partida com 11 pontos.

Não tem moleza! : Após sua primeira vitória nas Olímpiadas de 2016, a Espanha já tem nova pedreira pela frente. No sábado (11/08), a seleção de Sergio Scariolo enfrentará a Lituânia, às 19 horas (de Brasília).

Correram atrás: A seleção nigeriana provou que, mesmo desfalcada, têm muito a mostrar no Rio de Janeiro. Após terminarem o primeiro quarto perdendo por 14 pontos, os nigerianos se recuperaram e chegaram ao intervalo com apenas dois pontos de desvantagem. No segundo tempo, novamente a Espanha abriu 14 pontos e rapidamente, com uma sequência espetacular, a Nigéria reagiu e chegou a virar a partida (66 a 65) ao fim do terceiro período.

Números comprovam: Em uma partida tão equilibrada, cada posse de bola foi fundamental para determinar a vitória dos espanhóis. Um dos principais motivos foi a diferença das duas seleções em relação aos rebotes. Ao todo, a Espanha conquistou 43 sobras (sendo 13 ofensivas), contra apenas 33 da Nigéria.

Chamberlain Oguchi, da Nigéria

Cestinha da partida, com 24 pontos, Chamberlain Oguchi converteu sete arremessos de 3 pontos e infernizou a vida dos espanhóis (Divulgação/FIBA)

Bola no Oguchi! : Principal responsável pelas reações nigerianas, Chamberlain Oguchi infernizou a vida dos espanhóis no perímetro. O ala/armador converteu, nada mais, nada menos, que sete arremessos de 3 pontos e totalizou 24 pontos (cestinha da partida), mantendo a Nigéria viva até os segundos finais.

Vieram junto! : Quem também se destacou na seleção nigeriana foi o armador Josh Akognon, que converteu mais três tiros de fora do perímetro, somou 12 pontos, pegou cinco rebotes e distribuiu quatro assistências na partida. Já o pivô Ekene Ibekwe, que também veio muito bem do banco de reservas, anotou 11 tentos, pegou cinco rebotes e distribuiu três tocos.

Tudo ou nada: Com três derrotas e nenhuma vitória na competição, a seleção nigeriana precisa vencer de qualquer forma para continuar sonhando com classificação. Também no sábado (11/08), os nigerianos voltam à quadra, para enfrentar a Croácia, às 22 horas (de Brasília).