#JOGAJUNTO

LDB

Que sufoco!

19-07-2013 | 03:38
Por Liga Nacional de Basquete

Goiânia deixa escapar 16 pontos de vantagem, mas bate Limeira na prorrogação e conquista sua quarta vitória na LDB 2013

Adyb anotou um expressivo duplo-duplo na partida (Célio Messias/LNB)

Ufa! Quando parecia que tudo estaria perdido, o Universo/Goiânia venceu. Na primeira prorrogação do subgrupo A2 da LDB 203, os goianos passaram por um sufoco, mas bateram o Winner/Kabum/Limeira, por 60 a 52. Com o resultado, a equipe da Região Centro-Oeste chegou ao seu quarto triunfo na competição sub-22.

Aos abrir 16 pontos de frente, o time do Estado de Goiás achou que estava tranquilo no duelo. Mero engano, pois os limeirenses reagiram e, de forma impressionante, levaram o jogo para a prorrogação. Porém, prevaleceu a experiência do grupo comandado por Breno Pinheiro, que levou a melhor por 10 a 2 no tempo extra.

Os destaques da equipe goiana foram Thiago Palma, com 16 pontos, mesma pontuação de Adyb, que ainda pegou incríveis 16 rebotes, contabilizando um expressivo duplo-duplo. Pelo lado limeirense, os alas Higor, autor de 21 pontos e dez rebotes, e Felipe, com 13 pontos e 15 rebotes, que também somaram dois dígitos em dois fundamentos, foram os principais atletas em quadra.

“Infelizmente esta vem sendo a tônica do nosso time. Nós temos alguns ‘apagões’ muito longos. Em um campeonato nivelado como este, isso não pode acontecer. Contra um time como bem treinado, de bom padrão como Limeira, é preciso manter o ritmo forte o jogo inteiro. Hoje felizmente contamos com a sorte de caírem algumas bolas na prorrogação para sair com a vitória”, comentou o técnico Breno Pinheiro.

A Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com o Ministério do Esporte e tem a chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB).

O início da partida foi muito truncado. Mas, só nos primeiros minutos, pois depois disso, o Goiânia se encontrou no jogo e começou a abrir vantagem. Baseando seu jogo nas infiltrações, principalmente com Adyb, os goianos chegaram a colocar 16 pontos de frente (31 a 15). Desta forma, os comandados de Breno Pinheiro foram para os vestiários com 14 pontos de vantagem (34 a 20). A pegada não parou por aí. O time da Região Centro-Oeste voltou do intervalo com a mão fervendo nos arremessos de 3 pontos, o que os deixou mais folgados na partida, com a diferença sempre na casa dos 20 pontos.

Mas no último quarto, a história foi completamente outra, pois o Limeira reagiu. Com um padrão ofensivo muito maior e uma defesa mais pegada do que nos períodos anteriores, o time do interior paulista conseguiu fazer 12 a 1 no período, com dez pontos do ala Felipe.Desta forma, os limeirenses reduziram a diferença para apenas dois pontos (48 a 46). No minuto final, o armador Luan converteu dois lances livres que empataram a partida (50 a 50). Os dois times ainda tiveram a chance de mudar este placar, porém, não converteram seus arremessos, o que levou o duelo para a prorrogação.

No tempo extra, o jogo tomou ares dramáticos. Para se ter ideia do enorme equilíbrio que tomou conta da partida, a igualdade permaneceu até os dois minutos finais, quando o ala goiano Thiago Palma converteu uma bola de 3 pontos que deixou o time de Goiás em vantagem (55 a 52). Com um minuto para o fim, Thiago sofreu uma falta enquanto estava arremessando uma bola para 3 pontos, o que lhe deu três lances livres. O jogador foi perfeito, e desta forma deixou o Goiânia com seis pontos de frente (58  52), o que praticamente liquidou a fatura.