#JOGAJUNTO

Mais basquete

Que vença o melhor!

26-11-2014 | 06:44
Por Liga Nacional de Basquete

No Ginásio Panela de Pressão, Bauru e Mogi das Cruzes decidem título da Liga Sul-Americana 2014, nesta quinta-feira, com transmissão ao vivo do SporTV 3

Chegou a hora de conhecer o campeão da Liga Sul-Americana 2014. De um lado, o anfitrião e invicto Paschoalotto/Bauru, do outro, o forte e determinado Mogi das Cruzes/Helbor. Os dois brasileiros decidirão o título do torneio continental nesta quinta-feira (27/11), no Ginásio Panela de Pressão, em Bauru (SP), sede do quadrangular final, às 21h30 (de Brasília), com transmissão ao vivo pelo SporTV 3

“São duas equipes muito bem treinadas e que se conhecem bastante, por isso a expectativa de um grande jogo. Estamos focados, temos treinado com intensidade e teremos o apoio da torcida para que possamos buscar esse título inédito para a cidade. A trajetória invicta em uma competição difícil como a Sul-Americana mostra o bom momento que estamos vivendo, estamos nos dedicando o máximo para que possamos entrar para a história do basquete bauruense”, disse o ala/pivô Jefferson, do Bauru.

“Chegar a essa final internacional mostrou o crescimento do Mogi nos últimos três, quatro anos, e para a cidade isso é muito bacana. Sabemos da prova que a gente terá, que é ganhar e ser campeão na casa dos caras, contra uma equipe muito boa. Mas eu me preocupo mais com a nossa equipe, com o que temos que fazer. Temos que fazer nosso jogo, brigar, lutar e jogar com alegria. É o jogo das nossas vidas. Temos que aproveitar esse momento e cada um dar o melhor de si”, declarou o ala norte-americano Shamell, do Mogi.

Bauru e Mogi farão a 3ª final brasileira da história da Liga Sul-Americana (Gaspar Nóbrega/FIBA Américas)

O vencedor da final entre Bauru e Mogi garantirá vaga na Liga das Américas 2015 (Gaspar Nóbrega/FIBA Américas)

Único invicto até aqui, o Bauru iniciou sua caminhada na competição ficando com a liderança do Grupo D, com vitórias sobre o Guerreros de Bogotá (COL), Defensor Sporting (URU) e UniCEUB/BRB/Brasília. Para chegar ao Final Four, a equipe do interior paulista manteve os 100% de aproveitamento no Grupo F da fase semifinal, e levou a melhor sobre Brasília, Comunikt (EQU) e o próprio Mogi.

Dono da casa, o esquadrão bauruense vai para a decisão com 100% de aproveitamento em sua trajetória na Liga Sul-Americana. Para chegar a disputa do título contra o Mogi, os comandados do técnico Guerrinha não tomaram conhecimento do Malvin (URU) em sua primeira partida no Final Four e levaram a melhor pelo largo placar de 103 a 57, resultado que, apesar de largo, não ilude a equipe de Bauru.

“A expectativa não podia ser melhor. Estamos jogando em casa, com a nossa torcida, em busca de um título inédito e internacional, e de forma invicta. É a chance de fazer história para o basquete brasileiro e, principalmente para a cidade. Nosso objetivo é o título, mas chegar a final sem nenhuma derrota mostra a união do time que tem contratações novas, mas que já está entrosado. Esta será minha primeira final internacional e, assim como o time, quero esse título”, disse o armador Ricardo Fischer, do Bauru.

Mogi disputará a primeira final de campeonato internacional de sua história (Gaspar Nóbrega/FIBA Américas)

Mogi disputará a primeira final de campeonato internacional de sua história (Gaspar Nóbrega/FIBA Américas)

Já o Mogi deu seus primeiros passos na Liga Sul-Americana jogando em casa, no Ginásio Hugo Ramos, sede do Grupo A, no qual terminou na vice-liderança ao vencer Colegio La Salle (BOL) e Libertad Sunchales (ARG) e perder para o Malvin (URU). A equipe do técnico Paco García chegou ao Final Four ao ficar com o segundo lugar do Grupo F da fase semifinal, novamente no Hugão, com triunfos sobre Brasília e Comunikt (EQU) e revés para o Bauru.

Na última terça-feira, na abertura do Final Four, o Mogi das Cruzes superou o Boca Juniors (ARG), líder do Grupo E da fase semifinal, de maneira emocionante, em partida decidida no minuto final da prorrogação, pelo placar de 87 a 85, e se classificou à primeira final de campeonato internacional na história do basquete da cidade.

“Dois anos atrás estivemos aqui nesse mesmo ginásio, não éramos uma grande equipe, ainda estamos começando nossa caminhada. Hoje estamos vivendo um sonho, que foi criado com ambição, e com muito trabalho e competência estamos na final. Jogamos com intensidade, com postura, e com essa intensidade, sendo grandes como podemos ser, chegamos à final da Liga Sul-Americana”, disse o treinador mogiano Paco García.

Confira o calendário completo do Final Four da Liga Sul-Americana 2014: 

25/11 (terça-feira)
Mogi das Cruzes/Helbor 87 x 85 Boca Juniors (ARG)
Paschoalotto/Bauru 103 x 57 Malvín (URU)

27/11 (quinta-feira)
19h15– Decisão do 3º Lugar – Boca Juniors (ARG) x Malvín (URU)
21h30 – Final – Paschoalotto/Bauru x Mogi das Cruzes/Helbor