#JOGAJUNTO

LDB

Que venha a LDB!

23-08-2016 | 02:39
Por Liga Nacional de Basquete

Sexta edição da Liga de Desenvolvimento de Basquete terá início na próxima segunda-feira (dia 29) com a expectativa de revelar novos talentos para o basquete brasileiro

A sexta temporada da LDB (Liga de Desenvolvimento de Basquete) terá início na próxima segunda-feira (29/08). Principal competição de base do basquete nacional, o campeonato nacional de clubes para atletas de até 22 anos terá sua mais nova edição com início em São Bernardo do Campo (SP).

A LDB deste ano será mais enxuta. Com suas cinco primeiras edições realizadas através de um convênio entre LNB (Liga Nacional de Basquete) e Ministério do Esporte, a competição não contará com o aporte financeiro do Governo Federal. Em razão dos grandes acontecimentos esportivos no ano, como os Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro, a verba do Ministério do Esporte não foi liberada dessa vez.

“A LDB será sempre um projeto da LNB com o Ministério do Esporte. Entendemos que o Brasil está passando por um momento único de sua história no cenário esportivo e temos certeza que a partir do ano que vem, voltaremos a realizar a competição em parceria com o Governo Federal. De qualquer maneira, vimos a necessidade de manter firme essa competição que já revelou tantos jogadores em tão pouco tempo”, afirmou o presidente da LNB, Cássio Roque.

Indo para sua sexta edição, LDB já revelou diversos jogadores para o basquete nacional (Orlando Bento/LNB)

Indo para sua sexta edição, LDB já revelou diversos jogadores para o basquete nacional (Orlando Bento/LNB)

A competição de 2016 contará com a participação de 11 equipes. No Grupo A, que terá como sede a cidade de São Bernardo do Campo (SP), estão Flamengo (RJ), São José dos Campos (SP), Basquete Curitiba (PR), Extremos (PB) e Sport Club do Recife (PE), além do anfitrião São Bernardo. As disputas no ABC paulista terão início na próxima segunda-feira (29/08). Já no Grupo B, a ser disputado em São Sebastião do Paraíso (MG) a partir do dia seguinte (30/08), estão Franca Basquete (SP), Limeira (SP), Rio do Sul (SC), Minas Tênis Clube (MG) e Ginástico (MG).

Três partidas agitarão a primeira rodada da LDB 2016 em São Bernardo nesta segunda. Às 16h30 (de Brasília), Flamengo e São José abrirão as disputas da competição. Logo em seguida, às 18h30, será a vez do duelo entre Basquete Curitiba e Sport. Depois, às 20h30, o anfitrião São Bernardo e o Extremos encerrarão o primeiro dia de disputas. Na terça-feira (30/08), terá a início o Grupo B, com a realização de dois jogos – Franca x Rio do Sul, às 15 horas, e Limeira x Ginástico, às 17 horas.

+ Clique aqui e confira a tabela de jogos completa da primeira fase da LDB 2016 

“Os clubes que vão disputar esta edição da LDB provaram a valorização da formação e do desenvolvimento dos jovens atletas do basquete brasileiro. Ficamos muito felizes com a confirmação dessas equipes e temos certeza que teremos mais uma edição de sucesso da competição”, concluiu o presidente.

Na primeira fase, os times foram divididos em dois grupos e jogarão entre si em turno único. Os três melhores colocados de cada lado avançarão ao hexagonal final da Série Ouro e seguirão na disputa pelo título, enquanto os demais disputarão a Série Prata.

Na segunda fase, sem carregar os resultados da etapa inicial, as equipes se enfrentarão entre si também em turno único para ver quem fica com o título. A mesma coisa acontece na Série Prata, que também terá seu campeão conhecido e premiado.

A LDB

Criada em 2011, com o objetivo de auxiliar na formação de atletas, a LDB é o grande celeiro da nova geração do basquete brasileiro. Indo para sua sexta edição, o campeonato Sub-22 já possui grandes feitos neste curto período de existência.

Desde sua criação, a LDB já revelou um total de 101 jogadores para as equipes que disputam o NBB CAIXA. Em sua última temporada, o maior campeonato de basquete do país teve 43,2% dos atletas oriundos da competição Sub-22.

Agora na NBA, Felício viveu grandes momentos nas quadras da LDB em anos anteriores (Luiz Pires/LNB)

Agora na NBA, Felício viveu grandes momentos nas quadras da LDB em anos anteriores (Luiz Pires/LNB)

Foi na LDB que nomes que hoje brilham na NBA foram revelados. Depois de brilhar na edição de 2011 pelo Minas e com a camisa do Flamengo nas temporadas 2013 e 2014, o pivô Cristiano Felício chegou ao Chicago Bulls em 2015 e, mais recentemente, fez parte da Seleção Brasileira na disputa dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

Outro atleta que fez a “ponte-aérea LDB-NBA” foi Bruno Caboclo. Um dos destaques da edição 2013 da LDB, com a camisa do Pinheiros, o jovem e promissor ala foi escolhido pelo Toronto Raptors na 20ª posição do Draft 2014 da NBA e agora desfila seu talento na liga norte-americana de basquete.

Da Seleção que disputou o Campeonato Sul-Americano neste ano, seis atletas tiveram participações marcantes na LDB. Campeão e MVP da quarta edição pelo Solar Cearense, o armador Davi Rossetto encabeça esta lista e tem a companhia de Henrique Coelho (Franca), Léo Meindl (Bauru), Jimmy (Mogi das Cruzes/Helbor), Gui Deodato (Rio Claro) e Lucas Mariano (UniCEUB/Cartão BRB/Brasília).

Outros nomes que brilham entre os profissionais e que tiveram na LDB o grande trampolim para suas carreiras são Ricardo Fischer (Flamengo), campeão da segunda edição pelo Bauru, e Gegê (Rio Claro), bicampeão da LDB com o Flamengo. Já Lucas Dias, atualmente no Paulistano, brilhou com a camisa do Pinheiros, levou o time ao título em 2015 e ainda detém diversas marcas históricas da competição.

Ricardo Fischer e Lucas Dias são dois dos atletas que saíram da LDB e hoje brilham no NBB (Ricardo Bufolin/Divulgação)

Ricardo Fischer e Lucas Dias são dois dos atletas que saíram da LDB e hoje brilham no NBB (Caio Casagrande/Bauru Basket)