#JOGAJUNTO

LDB

Quem é quem?

19-02-2018 | 05:55
Por Liga Nacional de Basquete

Saiba mais sobre as oito equipes que disputarão o título da sétima edição da LDB nesta semana, em São Paulo

A fase final do Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete terá início nesta terça-feira (19/02). Com oito equipes na disputa pelo título, a maior competição de base do basquete nacional terá sua etapa decisiva realizada no Ginásio Antonio Prado Junior, em São Paulo, até o próximo domingo (25/02).

O Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete é uma competição nacional Sub-20 de clubes organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com apoio da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

No Grupo C estão Flamengo, Minas Tênis Clube, Paulistano/Corpore e São José Basketball. Já no Grupo D estão Basquete Curitiba/Círculo Militar do Paraná, EC Pinheiros, Sesi Franca e Solar Cearense. Os dois melhores de cada chave avançam às semifinais e disputarão o título no final de semana.

Entre os participantes da fase final, quatro já conquistaram a LDB anteriormente. Atual campeão, o Sesi Franca Basquete está na luta pelo bicampeonato, enquanto que o Flamengo, vencedor em 2011 e 2013, tentará o terceiro título. Já o Solar Cearense e EC Pinheiros vencedores em 2014 e 2015, respectivamente, brigam pelo segundo troféu.

Por sua vez, Paulistano/Corpore, anfitrião da fase final, assim como Minas Tênis Clube, São José Basketball e Círculo Militar do Paraná lutarão pela conquista inédita. Mas como estão as equipes para as disputas dos próximos dias? O site da LNB responde para você.

– Grupo C

Flamengo precisará e muito contar com boas atuações do “gigante” João Vitor (João Pires/LNB)

Flamengo

Comandado por Rodrigo Silva, assistente de José Neto no time profissional, o clube da Gávea tem como sua principal estrela o pivô João Vitor, de 19 anos e 2,13m de altura. Outros destaques da equipe são o ala/armador Danilo, que também integra o elenco adulto, o ala/pivô Assunção e o armador Léo.

Com três vitórias em nove jogos, o time carioca ficou com a oitava posição na primeira fase. Dos três times que enfrentará no Grupo C, o Flamengo venceu apenas o São José e foi derrotado por Paulistano e Minas.

Time base: Léo, Danilo, Assunção, Sorriso (André) e João Vitor

Cestinha: Léo (10,2 pontos por jogo)
Líder em rebotes: João Vitor (8,3 por jogo)
Líder em assistências: Danilo (2,9 por jogo)

Thales teve grandes atuações na primeira fase e é o destaque do Minas (João Pires/LNB)

Minas Tênis Clube

Um dos principais clubes formadores do país, o Minas está mais uma vez entre os melhores da LDB. Sob direção do técnico Luiz Fernando, a equipe de Belo Horizonte chega à fase final após garantir o quarto lugar da fase de classificação, com um total de cinco vitórias em nove jogos.

Com um elenco bastante homogêneo e que joga junto há tempos, o time mineiro tem no explosivo e versátil ala Thales Santos, cestinha da equipe e líder de rebotes da competição, a sua principal figura para lutar pelo título inédito. Vice-campeão em 2013 e 2015, o clube de Minas Gerais está entre os oito melhores da LDB pela quinta vez em sete edições disputadas.

Time base: Augusto, Bruno, Thales, George e Samuel

Cestinha: Thales Santos (12,7 por jogo)
Líder em rebotes: Thales Santos (8,0 por jogo)
Líder em assistências: Augusto (2,9 por jogo)

Na ausência de Yago, Gemadinha deve ter ainda mais protagonismo no CAP (João Neto/LNB)

Paulistano/Corpore

Líder invicto da fase de classificação, o Paulistano entra com status de favorito na fase final da LDB. Além de sediar as partidas decisivas em seu ginásio, o clube da capital paulista conta com um elenco de peso na busca pelo inédito troféu do campeonato de base.

Mesmo sem poder contar com Yago, que defenderá a Seleção Brasileira neste período, a equipe comandada pelo técnico Beto Jayme tem nomes importantes, como Gemadinha, Victão, Dikembe, Alex Doria e o jovem armador Léo, que será o armador principal na ausência de Yago.

Time base: Léo, Gemadinha, Alex Doria, Victão e Dikembe

Cestinha: Gemadinha (15,4 pontos por jogo)
Líder em rebotes: Victão (7,0 por jogo)
Líder em assistências: Léo (3,6 por jogo)

Léo chegou em meio ao campeonato e deu outra cara ao São José (João Pires/LNB)

São José Basketball

Dono da quinta colocação na primeira fase, com quatro vitórias e cinco derrotas, o São José tentará surpreender os favoritos. Depois de perder seus quatro primeiros jogos na competição, a equipe venceu quatro das cinco partidas seguintes e se posicionou bem na tabela de classificação antes do início da fase final.

Sob o comando do treinador Chris Ahmed, a equipe do Vale do Paraíba, ainda conta com dois armadores “tumultuadores”. Contratado após o início da competição, o armador Léo, ex-Paulistano e LSB, foi o grande responsável pela retomada joseense e forma uma dupla interessante com seu companheiro Lucas. Os dois lideram o ranking de assistências da competição.

Time base: Lucas, Léo, Rodrigo, Gregório e Baby

Cestinha: Rodrigo (13,9 pontos por jogo)
Líder em rebotes: Baby (6,6 por jogo)
Líder em assistências: Lucas (6,4 por jogo)

– Grupo D

Com cinco LDB’s nas costas, Michel é o grande nome do Basquete Curitiba nesta edição (João Pires/LNB)

Basquete Curitiba/Círculo Militar do Paraná

Sempre “cascudo”, o time paranaense mais uma vez fez bonito da LDB e está na fase final pelo quarto ano seguido. Para buscar o troféu inédito, o técnico Daniel “Coxinha” Lazier terá que superar duas baixas importantes: o armador Alexei e o pivô Scheuer, que se transferiram para Vasco e Palmeiras, respectivamente.

Dono da sétima posição na fase de classificação, mas com a mesma campaanha do São José (5º), a equipe de Curitiba se quiser chegar longe terá mais do que nunca contar com boas atuações do “experiente” ala Michel Souza, que está em sua quinta LDB – as outras quatro foram por Limeira.

Time base: Paulinho, Lucas Brito, Michel de Souza, Otte e Wellington

Cestinha: Michel de Souza (14,7 pontos por jogo)
Líder em rebotes: Scheuer* (6,1 por jogo)
Líder em assistências: Alexei* (3,5 por jogo)

*deixaram a equipe

Ele joga: figura importante também no time adulto, Ruivo atuará na fase final da LDB (Stephan Eilert/Divulgação)

– EC Pinheiros

Segundo colocado da fase de classificação, com apenas uma derrota, o Pinheiros inicia a fase final com uma notícia boa e outra ruim para o técnico David Pelosini. Depois de disputar apenas duas partidas na fase de classificação, o armador Ruivo atuará normalmente na etapa decisiva. No entanto, o ala Gui Bento, convocado para a Seleção Brasileira, será desfalque.

Além de Bento, Pelosini ainda precisará superar as baixas de Cauê, que segue em recuperação de lesão no joelho, e de Aquiles e Igor, que deixaram o clube no fim do ano para Corinthians e Palmeiras, respectivamente. Mesmo com vários desfalques, o time pinheirense tem status de favorito e, além de Ruivo, possui outros atletas importantes, como Danilo Sena, Jonathan, Thiago Oliveira e Mamedes.

Time base: Ruivo, Danilo Sena, Thiago, Mamedes e Nicolas

Cestinha: Mamedes (12,7 pontos por jogo)
Líder em rebotes: Danilo Sena (7,2 por jogo)
Líder em assistências: Danilo Sena (4,2 por jogo)

Dupla Gui Abreu e Didi “causou” na primeira fase a favor do Franca (Marcelo Zambrana/LNB)

Sesi Franca Basquete

Atual campeão, Franca tem um elenco poderoso para tentar manter o caneco na “capital do basquete”. Encabeçado pelos “splash Brothers” Gui Abreu e Didi, que estão entre os cinco melhores pontuadores da competição, e pelo armador Cassiano, a equipe dirigida pelo técnico Daniel Wattfy é recheada de talento.

As únicas derrotas da equipe na primeira fase foram para os líderes Paulistano e Pinheiros e a equipe finalizou na terceira posição, com um total de sete triunfos em nove partidas disputadas. A equipe terá apenas uma ausência, do armador Paulinho, que sofreu uma fratura no pé, e contará com praticamente força máxima.

Time base: Cassiano, Didi, Gui Abreu, Felipe e Rafael

Cestinha: Gui Abreu (14,9 pontos por jogo)
Líder em rebotes: Rafael (7,1 por jogo)
Líder em assistências: Cassiano (4,3 por jogo)

Com desfalque do trio Juliano, Smith e Walisson, ala Gabriel deve ser o protagonista do time cearense (João Pires/LNB)

Solar Cearense

Sexto colocado da fase de classificação, o Solar Cearense chega para a fase final sem seus três principais. Cestinha e líder de rebotes do campeonato, o armador Juliano Armani e o ala/pivô Walisson, assim como o ala Felipe Smith, permaneceram em Fortaleza treinando com a equipe adulta e e desfalcarão a equipe.

Na ausência do trio, o time nordestino terá uma equipe bastante jovem na luta pelo título da LDB e atletas de pouco destaque na fase de classificação terão que chamar a responsabilidade nas partidas decisivas.

Time base: Rafael, Bruno, Gabriel, Anderson e Emílio

Cestinha: Juliano Armani (17,0 pontos por jogo)
Líder em rebotes: Walisson (8,5 por jogo)
Líder em assistências: Juliano Armani (4,7 por jogo)