#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Quem sai na frente?

26-05-2015 | 01:32
Por Liga Nacional de Basquete

Líder e 3º colocado da fase de classificação, Bauru e Flamengo abrem série Final da temporada 2014/2015 do NBB, neste terça, no Rio de Janeiro, ao vivo no SporTV

20150114132930_327

Flamengo e Bauru iniciam nesta terça a série melhor de três jogos que definirá o grande campeão do NBB 7 (Gilvan Souza/Fla Imagem)

Depois de muita disputa, emoção e partidas de tirar o fôlego, a temporada 2014/2015 do NBB está entrando em sua reta final e agora é a hora de conhecer o grande campeão. Nesta terça-feira (26/05), Flamengo e Paschoalotto/Bauru entrarão em quadra, na HSBC Arena, no Rio de Janeiro (RJ), para o Jogo 1 da série melhor de três da decisão do nacional. A partida será às 21h30 (de Brasília) e será transmitida ao vivo pelos canais SporTV.

Donos de dois dos melhores elencos em atividade no basquete brasileiro, bauruenses e rubro-negros fizeram grandes fases de classificação do NBB e a terminaram na primeira e terceira colocações, respectivamente. Para aumentar ainda mais o nível da Final, as duas equipes ainda colocarão em quadra nada menos que sete atletas que disputaram a última edição da Copa do Mundo, em 2014, na Espanha:

Pelo clube da Gávea, os alas Marquinhos e Marcelinho Machado defenderam a Seleção Brasileira, enquanto que o ala/pivô Walter Herrmann e o armador argentino Nicolás Laprovittola serviram o selecionado da Argentina. Já do lado do Dragão da Cidade Sem Limites, o armador Larry Taylor, o ala Alex Garcia e o pivô Rafael Hettsheimeir vestiram as cores verde-amarelas na competição em solo espanhol.

“Todos tinham a expectativa de Bauru e Flamengo chegarem na Final. As duas equipes fizeram um grande investimento para estarem aqui neste momento. Mas não podemos deixar de exaltar o ótimo trabalho da LNB e dos clubes na evolução do basquete nacional. Outras equipes, como Limeira e Mogi, poderiam estar aqui, mas os dois times fizeram jus ao rótulo de favoritos e agora decidirão o campeonato”, disse o técnico do Flamengo, José Neto.

José Neto e equipe do Flamengo

Com 16 vitórias em 18 partidas em casa no NBB 7, o Flamengo aposta em sua torcida para iniciar a Final com resultado positivo (Luiz Pires/LNB)

Quando se enfrentaram na fase de classificação da atual temporada do NBB, os dois times fizeram jogos de altíssimo nível, mas que no final, foram vencidos pelo Bauru. No primeiro turno, na HSBC Arena, no Rio de Janeiro (RJ), palco do Jogo 1 da Final, o time do técnico Guerrinha levou a melhor, por 84 a 77. Na segunda metade do campeonato, no Panela de Pressão, em Bauru (SP), nova vitória paulista, desta vez por 92 a 84.

“Todo mundo sabe como as equipes jogam. Os jogadores se conhecem bastante, não só pelo trabalho na Seleção, mas também de campeonato anteriores. São dois elencos muito capacitados e cada uma vai tentar fazer seu melhor, tanto na parte tática como na vontade, para sair campeão. Estamos preparados e sabemos que será uma série longa”, disse o treinador do Bauru, Guerrinha.

Chegando para sua quinta decisão de NBB, o Flamengo é o maior finalista da história da competição e quer chegar no topo de mais uma categoria: a de títulos. Tricampeão do nacional, clube rubro-negro se tornará o time que mais faturou troféus do NBB se subir no lugar mais alto do pódio mais uma vez, ultrapassando, assim, o UniCEUB/BRB/Brasília, que também foi três vezes campeão.

251090_494830_dsc_6589

Atleta com mais Finais de NBB na história, Alex pode vencer o 4º troféu do campeonato nacional de sua carreira (Henrique Costa/Bauru Basket)

A decisão também colocará frente a frente dois atletas que também buscam o topo do maior campeonato do país: os alas Alex Garcia, do Paschoalotto/Bauru, e Marcelinho Machado, do Flamengo. Ambos com três conquistas no currículo, os dois experientes atletas travarão uma disputa entre dois gigantes do basquete brasileiro, e quem vencer se tornará o maior campeão de todos os tempos do NBB.

“O NBB é especial demais. Este é o momento aonde o jogador quer chegar no final da temporada. Os grandes jogadores gostariam de estar aqui e temos que valorizar este momento. Agora é a hora em que todo o nosso trabalho será de fator reconhecido”, disse Alex Garcia.

Depois de darem a larga da série melhor de três da decisão em solo carioca, Bauru e Flamengo farão o Jogo 2 no próximo sábado (30/05), na cidade de Marília (SP), no Ginásio Neusa Galetti, às 10 horas (de Brasília), com transmissão ao vivo através da TV Globo. Se necessário, o Jogo 3 será novamente em Marília (SP), no outro sábado (06/06), às 10 horas (de Brasília), também ao vivo na Globo.

“Vai ser uma série melhor de três, o que é bom. Isso faz com o que o time mais regular se sagre o campeão, independente se não foi bem apenas em um dos dias. Estamos bem concentrados para iniciar positivamente dentro de casa e aproveitar ao máximo essa final, sempre contando com importante apoio dos nossos torcedores”, comentou o ala/armador Vitor Benite, do Flamengo.

Confira o calendário completo da Final do NBB 7:

– Terça-feira (26/05)
21h30: Jogo 1 – Flamengo x Paschoalotto/Bauru (HSBC Arena) – ao vivo no SporTV

– Sábado (30/05)
10h – Jogo 2 – Paschoalotto/Bauru x Flamengo (Ginásio Neuza Galetti – Marília) – ao vivo na TV Globo e no SporTV

– Sábado (06/06)
10h – Jogo 3* – Paschoalotto/Bauru x Flamengo (Ginásio Neuza Galetti – Marília) – ao vivo na TV Globo e no SporTV

*Se necessário