#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Quem se reabilita?

17-12-2014 | 11:01
Por Liga Nacional de Basquete

Pelo fim das sequências de derrotas, Liga Sorocabana e São José se enfrentam, nesta quinta-feira, em Sorocaba, com transmissão ao vivo do SporTV

Thiaguinho, da Liga Sorocabana

Liga Sorocabana, do armador Thiaguinho, tentará quebrar série de 8 derrotas seguidas no NBB (Carolina Bertolli/Focalize)

Um vem de oito derrotas seguidas, o outro não sabe o que é vencer há duas partidas. Nesta quinta-feira (18/12), Liga Sorocabana e São José/Unimed estarão frente a frente para ver quem coloca um ponto final nas respectivas marés negativa, em duelo válido pela 12ª rodada do NBB 7, no Ginásio Gualberto Moreira, em Sorocaba (SP), às 19 horas (de Brasília), com transmissão ao vivo dos canais SporTV.

Donos da casa, os sorocabanos venceram apenas dois dos três primeiros jogos que fez na atual temporada, contra Macaé e Rio Claro. Depois, foram oito jogos e oito resultados negativos. A larga sequência de reveses fez com que os comandados de Rinaldo Rodrigues caíssem para a última colocação, com campanha de apenas dois triunfos em 11 partidas (18,2% de aproveitamento).

No entanto, uma vitória sobre o São José nesta quinta-feira pode tirar a Liga Sorocabana da lanterna e empurrar para lá o UniCEUB/BRB/Brasília, que possui rendimento de apenas dois êxitos em dez partidas (20% de aproveitamento). Os candangos, que perderam o clássico dos campeões para o Flamengo na última rodada, só voltam à quadra na sexta-feira (18/12), para enfrentar o Macaé Basquete, fora de casa.

hhh

São José, de Jimmy Baxter, vem de duas derrotas seguidas e também busca reabilitação (LC Moreira/Divulgação)

O São José, por outro lado, iniciou a sétima edição do NBB com tudo, vencendo seus quatro primeiros jogos, todos em casa, Minas, Unitri/Pilhas Energizer, Pinheiros/SKY e Palmeiras/Meltex. Depois, perdeu a invencibilidade para o Rio Claro Basquete, longe de seus domínios, e partir daí não conseguiu mais engatar uma sequência de resultados positivos no NBB 7.

“Perdemos os dois jogos que fizemos com eles esse ano. É uma equipe forte, que nos venceu em um amistoso lá em Sorocaba e nos Jogos Abertos. O NBB tem mostrado que todos times podem vencer de qualquer um. Nós, por exemplo, perdemos pra Rio Claro que não tinha ganhado de ninguém ainda. O NBB é muito equilibrado. Nosso respeito por eles é muito grande. Estamos focados e vamos pro jogo sabendo que é um adversário difícil”, comentou o técnico do São José, Luiz Augusto Zanon.

A equipe de Zanon atualmente ocupa a oitava posição na tabela de classificação do NBB 7, com campanha de seis triunfos em 11 partidas realizadas (54,5% de aproveitamento), rendimento idêntico ao do Paulistano/Unimed, que leva a melhor no desempate por ter vencido os joseenses no confronto direto, inclusive realizado na rodada passada, pelo placar de 89 a 71, e por isso é dono da sétima colocação.

Se vencer a Liga Sorocabana e o Paulistano perder para o Mogi das Cruzes, o São José subir da oitava para a sétima colocação. Caso contrário, mesmo com um triunfo no Ginásio Gualberto Moreira nesta quarta-feira, o esquadrão do Vale do Paraíba permanecerá na oitava posição, até mesmo em caso de derrota, pois ficará com a mesma campanha de Pinheiros/SKY e Unitri/Magazine Luiza, que já foram batidos pelos joseenses na atual temporada.

“O que está nos judiando são as lesões. Até hoje eu só consegui fazer um jogo e dois treinos como os meus dez jogadores adultos. No começo eu consegui treinar e tive somente o jogo contra o Pinheiros completo. Mas isso não é desculpas. Acredito que precisamos do time completo para poder engrenar, para dar um arranque. De resto acho que é tudo dentro do esperado”, contou Zanon, que para o jogo desta quarta-feira não terá o pivô Caio Torres e o armador Rafinha, que estão lesionados e só retornam ao São José em 2015.