#JOGAJUNTO

Mundial de Clubes

Quem são eles?

23-09-2014 | 05:47
Por Liga Nacional de Basquete

Novo técnico, elenco remodelado e legião norte-americana: conheça mais sobre o plantel do Maccabi Tel-Aviv (ISR), adversário do Flamengo na Copa Intercontinental

Elenco do Maccabi para esta temporada apresenta uma série de mudanças em relação ao que foi campeão da última Euroliga (Maccabi/Divulgação)

Elenco do Maccabi para esta temporada apresenta uma série de mudanças em relação ao que foi campeão da última Euroliga (Maccabi/Divulgação)

Campeão da Euroliga na última temporada, o Maccabi Tel-Aviv será o rival do Flamengo na Copa Intercontinental. Nos dias 26 e 28 de setembro, as equipes se enfrentarão na HSBC Arena, no Rio de Janeiro, com transmissão ao vivo do SporTV, na luta pelo título mundial interclubes. Mas quem é esse time de Israel que os rubro-negros terão pela frente?

+ Clique aqui e saiba como comprar seu ingresso para os dois jogos da Copa Intercontinental

Pouco conhecido do público brasileiro, o Maccabi é uma das grandes potências do basquete europeu. O título da Euroliga 2013/2014 foi o seu sexto título continental e agora o time é o segundo com mais troféus da competição na história, ao lado de CKSA Moscou (RUS) e Panathinaikos (GRE). O maior vencedor do campeonato europeu é o poderoso Real Madrid, dono de oito conquistas, e que curiosamente foi a equipe derrotada pelo Maccabi na decisão da última edição da Euroliga.

Além disso, ao contrário do Flamengo, que lutará pelo título mundial pela primeira vez na história, o Maccabi já possui uma taça da Copa Intercontinental em sua galeria de troféu. Em 1980, em Sarajevo, a equipe israelense se sagrou campeã da competição, que teve o brasileiro Franca (SP) no segundo lugar.

“Sabemos que a equipe deles tem um investimento muito maior que o nosso. Mas o esporte já mostrou inúmeras vezes que não é só no papel que se ganha um jogo. Não é só pelo quanto que se coloca de dinheiro, não é só pelo nome dos jogadores que se tem, e sim o desempenho que você tem na quadra. É com essa mentalidade que temos que entrar. Temos que pensar que vamos jogar contra uma excelente equipe, que ganhou um excelente campeonato, de nível altíssimo que é a Euroliga. Mas eu acho que se dermos o nosso o melhor, podemos vencê-los sim”, afirmou o experiente ala rubro-negro Marcelinho Machado.

+ Confira todas as informações dos jogos entre Flamengo e Maccabi no Hot Site da Copa Intercontinental

Ex-assistente, Goodes é o novo comandante do Maccabi (Maccabi/Divulgação)

Ex-assistente, Guy Goodes é o novo comandante do Maccabi (Maccabi/Divulgação)

Para a atual temporada e, consequentemente, para a disputa do Mundial em solo carioca, o Maccabi apresentará um elenco bastante remodelado em relação ao que se sagrou campeão europeu. As mudanças do esquadrão de Tel-Aviv começam pela comissão técnica. Um dos treinadores mais renomados de todo o planeta, David Blatt foi contratado pelo Cleveland Cavaliers (NBA) e deixou o cargo de comandante da equipe para seu assistente, Guy Goodes.

Auxiliar do Maccabi por oito anos (2006 a 2008 e 2010 a 2014), Goodes viverá sua terceira experiência como técnico. Antes de assumir a equipe em que atuou por oito anos e conquistou cinco títulos nacionais como jogador, o treinador, de 44 anos, comandou o Maccabi Rishon Lezion, entre 2004 e 2006, e o Hapoel Jerusalem, de 2008 a 2010.

“Desde que a gente conquistou essa vaga para a Copa Intercontinental e soube que o adversário seria o Maccabi ficamos muito ligados em tudo que acontece por lá, principalmente com esse time, que será o nosso adversário. Acompanhamos a saída dos jogadores, a saída do técnico David Blatt, um cara que admiro muito e para mim foi um dos grandes responsáveis pelo título do Maccabi, não à toa que agora foi ser técnico do Cleveland (Cavaliers, da NBA)”, disse o comandante flamenguista, José Neto.

Agora como técnico, Goodes terá nas mãos um plantel bem diferente do que viu na última temporada como assistente. Principal pontuador do time durante a campanha vitoriosa na competição europeia, o norte-americano Ricky Hickman acertou com o Fenerbahçe, da Turquia. Seu compatriota, o armador Tyrese Rice, eleito o MVP (Jogador Mais Valioso) do Final Four da Euroliga e fundamental para a conquista do Maccabi, também deixou a equipe e agora é jogador Khimki, da Rússia.

Junto da dupla de atletas nascidos nos Estados Unidos, o Maccabi ainda perdeu outros importantes jogadores. Peça fundamental no título europeu, o ala australiano Joe Ingles, que recentemente esteve na Copa do Mundo representando a seleção de seu país, partiu para a NBA e atuará pelo Los Angeles Clippers.

Um dos ídolos da torcida local, o ala/pivô David Blu, se aposentou ao final da última temporada e não está mais no time israelense , assim como o pivô Shawn James, que rumou para o basquete da Itália. Fora as significativas perdas, o Maccabi manteve uma parte do elenco que subiu no lugar mais alto do pódio da última Euroliga. Ficaram Devin Smith, Alex Tyus, Sylven Landesberg, Guy Pnini, Jake Cohen, Yogev Ohayon e Ben Altit.

“Acredito que na questão de entrosamento a gente sai na frente deles. Quase 90% da nossa equipe da temporada passada renovou o contrato. Isso é muito importante. A equipe toda já se conhece e tem um entrosamento muito grande e isso vai nos ajudar bastante, até porque são apenas dois jogos, enquanto que o time deles mudou bastante”, exaltou o ala/pivô rubro-negro Olivinha, ao lembrar que o Flamengo teve apenas duas baixas em relação ao elenco da última temporada: o pivô Shilton e o norte-americano Tony Washam.

Pnini, Ohayon e Landesberg são três dos sete remanescentes do elenco da última temporada (Maccabi/Divulgação)

Pnini, Ohayon e Landesberg são três dos sete remanescentes do elenco da última temporada (Maccabi/Divulgação)

Para remontar seu elenco, o atual campeão europeu acertou a contratação de quatro atletas nascidos nos Estados Unidos. O principal nome entre eles é o do armador Jeremy Pargo, que já atuou no clube, na temporada 2010/2011, e possui a experiência de ter jogado na NBA (Memphis Grizzlies, Cleveland Cavaliers e Philadelphia 76ers) por dois anos.

Também chegaram o ala/armador MarQuez Haynes e o ala Nate Linhart, que estavam no basquete italiano, e o ala/pivô Brian Randle, eleito o melhor jogador de defesa da última Liga Israelense atuando pelo rival Maccabi Haifa, e Jake Cohen, que tem origem israelense e veio do basquete universitário dos Estados Unidos. Sendo assim, a legião norte-americana da equipe, que já contava com Devin Smith, Alex Tyus e Sylven Landesberg, sendo estes dois últimos donos de dupla cidadania (Estados Unidos/Israel), aumentou ainda mais – ao todo oito atletas do atual elenco do Maccabi nasceram na “Terra do Tio Sam”.

Pargo foi a principal contratação do Maccabi para a temporada 14/15 (Maccabi/Divulgação)

Pargo foi a principal contratação do Maccabi para a temporada 14/15 (Maccabi/Divulgação)

“São americanos que estão acostumados com o jogo europeu, que jogam no estilo europeu por já fazerem parte de equipes europeias há muito tempo. São atletas que atuaram em grandes equipes, como o Pargo, que voltou agora e que estava no CSKA. O Landesberg, por exemplo, era um jogador que já tinha uma importância na equipe e agora se fortaleceu ainda mais”, explicou o comandante flamenguista Neto.

Outro jogador contratado pela equipe foi o pivô australiano Aleks Maric. Com 2,11m de altura, o jogador que disputou os Jogos Olímpicos de Londres 2012 pelo selecionado de seu país será a grande referência do garrafão do Maccabi nos duelos diante do Flamengo, já que o pivô grego Sofoklis Schortsanitis precisou passar por uma cirurgia no olho e sequer virá ao Rio de Janeiro.

“Eles perderam alguns jogadores, sim, mas também agregaram outros tão importantes quanto. Eles tem uma base do time campeão da Euroliga, trouxeram o (Jeremy) Pargo, que estava no CSKA, o (Aleks) Maric, que joga na posição 5 e é muito bom, atleta de seleção, jogou a Olimpíada de Londres pela Austrália. Além, é claro, dos atletas que já estavam no elenco e estão dando continuidade ao trabalho”, analisou Neto.

Confira o elenco completo do Maccabi Tel-Aviv para a temporada 2014/2015:

– Armadores: Jeremy Pargo* e Yogev Ohayon
– Alas/armadores: Sylven Landesberg e MarQuez Haynes*
– Alas: Devin Smith*, Nate Linhart* e Guy Pnini
– Alas/pivôs: Alex Tyus, Brian Randle* e Jake Cohen
– Pivôs: Sofoklis Schortsanitis**, Aleks Maric*, Idan Zalmanson e Ben Altit

*Reforços do time para esta temporada
**Com uma lesão no olho, não viajou ao Rio de Janeiro para a disputa da Copa Intercontinental