#JOGAJUNTO

NBB Caixa / Seleção Brasileira

Querendo mais

21-06-2013 | 02:49
Por Liga Nacional de Basquete

Integrante da Seleção Brasileira de Novos, ala francano Léo Meindl, de 20 anos, mantém foco em sua evolução e sonha em defender as cores do país no time principal

Léo Meindl encerrou o NBB5 com média de 9,8 pontos por jogo (Gaspar Nóbrega/Inovafoto)

Quando o garoto Leonardo Meindl entrou em quadra pela primeira vez no NBB, na temporada 2011/2012, ainda carregava consigo o status de garoto, com pouca bagagem, pois tinha apenas 18 anos. Ao todo, o ala esteve em quadra em apenas 12 jogos do Vivo/Franca, e não teve muitas oportunidades de crescer e desenvolver seu potencial, obtendo uma média de apenas 7,5 minutos em quadra.

Já no ano seguinte, página virada e mudança do comando. O técnico da equipe francana passou a ser Lula Ferreira, renomado treinador, famoso por revelar consagrados jogadores como Alex Garcia, Nezinho, Arthur, Felipe Ribeiro, entre muitos outros. Junto do treinador, veio um projeto de renovação, apostando em jovens jogadores e promessas de sua base, como o pivô Lucas Mariano, o ala/armador Cauê Borges e o próprio Léo Meindl.

Se a expectativa em cima da garotada da cidade de Franca era positiva, o resultado foi maior ainda, e de Léo Meindl, não foi diferente. O camisa 23 foi um dos grandes destaques da positiva da equipe de Lula, que chegou até as quartas de final, sendo eliminado pelo Paschoalotto/Bauru em uma dura série, perdida por três jogos a dois, em que Léo somou média de 17,0 pontos por partida.

“Na temporada passada eu não tive tanto espaço, já esse ano acabei tendo bem mais oportunidades. O Lula chegou com o projeto de renovação, estar entre as cabeças, e com um time novo. Dentro deste projeto ele me usou muito bem. Treinei firme durante o ano inteiro, aproveitei a oportunidade e acabei ficando com o prêmio de melhor sexto homem. Tentei fazer o meu melhor durante a temporada, e continuarei treinando para melhorar sempre”, afirmou Léo.

Começar as partidas no banco de reservas não foi problema para o ala de 20 anos nesta temporada, que mostrou personalidade e teve excelentes atuações. Dono de largas passadas, um gatilho afiado e precisas infiltrações, Léo Meindl foi coroado por sua eficácia e importância na campanha francana, e foi eleito o Melhor Sexto Homem do NBB5, prêmio dado ao melhor reserva do campeonato.

O ala de 20 anos foi o cestinha do Franca nos playoffs, com média de 12,63 pontos por partida (Newton Nogueira/Divulgação)

Após conquistar seu primeiro prêmio como profissional, veio a coroação maior. O jogador foi convocado por Rubén Magnano para fazer parte da Seleção Brasileira de Novos, com atletas até 24 anos. A equipe representará o país em Torneio Amistoso na França, e depois o Universíade, na Rússia. Para o jovem ala, este é só um começo, pois o foco já está lá na frente, na Seleção principal.

“Já fui convocado para seleções de base, mas essa de agora eu estou encarando como uma preparação para eu poder, no futuro, estar na seleção adulta. É sempre bom termos uma bagagem internacional. Eu espero ficar entre os 12 que vão para as competições na Europa. Está sendo tudo muito bom, os treinos estão sendo bem fortes. Minha preparação está muito boa, para quem sabe, mais pra frente eu estar em uma seleção adulta”, declarou Léo.

É de se admitir que muitas coisas já aconteceram na carreira deste promissor atleta francano, que tem apenas 20 anos. Certamente, o foco de Leonardo Simões Meindl está apenas em um propósito: evoluir.

“As coisas sempre aconteceram muito devagar para mim, tudo no momento certo. Na última temporada eu tentei ficar entre os titulares, e por uma opção tática do Lula, não fiquei. Minha meta esse ano é ficar entre os titulares. É um pouco difícil falar de futuro. Agora as coisas acontecem muito rápido para mim, pois eu venho fazendo tudo certo e da maneira correta, e os caminhos que eu escolho estão certos. Vou continuar fazendo isso, esperando acontecer, treinando firme, e agora, buscar essa titularidade e estar na seleção principal”, completou Léo Meindl.

Léo Meindl sendo marcado de perto por Jimmy, do Basquete Cearense (Gaspar Nóbrega/Inovafoto)