#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Química perfeita

25-03-2015 | 05:08
Por Liga Nacional de Basquete

Mesclando juventude, experiência e muita dedicação, Minas surpreende, fica perto de cravar 5ª melhor campanha da 1ª fase e mostra força para os playoffs do NBB7

Antes do início do NBB, quando as equipes ainda montavam seus elencos, poucos apostavam em uma boa campanha do Minas Tênis Clube, tendo em vista que a cada ano que passa o campeonato nacional fica mais forte e o elenco do time mineiro era repleto de jovens. Mas o que poucos acreditavam aconteceu, e o clube de Belo Horizonte está muito perto de cravar a quinta melhor campanha da primeira fase e aparece como uma das fortes equipes dos playoffs do NBB 7.

“Se você pegar nosso time no papel, teoricamente muitos não acreditariam mesmo. Mas quando você nos vê no dia-a-dia, com todo o empenho e dedicação dos jogadores, percebe o porquê de nós estarmos nessa colocação. Olhamos nosso trabalho e percebemos que não é surpresa chegar aonde chegamos”, comentou o técnico do Minas, Demétrius Ferracciú.

Demétrius Ferracciú, do Minas

Minas, do técnico Demétrius, é uma das sensações do NBB 7 e promete dar ainda mais trabalho nos playoffs (Orlando Bento/Minas T.C.)

A equipe mineira foi cautelosa nas contratações e trouxe apenas quatro caras novas: o ala/armador norte-americano Robby Collum, de 34 anos, ala Alex Oliveira, de 31, o pivô Shilton, de 32 anos, e o técnico Demétrius. De início, a desconfiança rondava os arredores da Arena Minas, pois se tratava de um plantel recheado de jovens ainda em fase de afirmação junto de apenas quatro atletas experientes – o pivô Ansaloni, de 27 anos, permaneceu no grupo.

Mas pelo jeito a mistura feita pela diretoria minastenista e pelo técnico Demétrius Ferracciú, que também é novo (41 anos), deu liga, e o time criou a química perfeita para encontrar o sucesso dentro das quatro linhas. Hoje, o Minas possui a quinta melhor campanha da fase de classificação do NBB 7 e já garante desempenho muito melhor do que o da temporada passada, quando terminou em 14º e sequer chegou aos playoffs.

“Cada um sabe muito bem sua função na equipe. Os mais velhos ajudam e os mais novos contribuem com energia, com boa pegada defensiva, sempre com cada um sabendo sua função, sabendo o que fazer em quadra. Temos uma química bem interessante e estamos colhendo resultados bem positivos”, disse Demétrius.

“No nosso time não tem egocentrismo, não tem disputa para ver quem será a estrela, quem será o cestinha. Todos sabem que precisam ajudar uns aos outros. Vamos manter nos playoffs a mesma atitude que tivemos na fase de classificação, que é de se dedicar ao máximo, defender forte. Com isso os resultados vão aparecer”, finalizou o técnico do Minas.

Vice-campeões da LDB 2013, como Coelho e Bruno Irigoyen, hoje são base do time adulto do Minas no NBB 7 (Lucas Figueiredo/LNB)

Vice-campeões da LDB 2013, como Coelho e Bruno Irigoyen, hoje são base do time adulto do Minas no NBB (Lucas Figueiredo/LNB)

A base dos jovens da equipe belo-horizontina, que foi vice-campeã da terceira edição da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB), foi mantida, como os alas Danilo Siqueira e Bruno Irigoyen e o ala/pivô Léo Demétrio, capitaneada pelo armador Henrique Coelho, eleito Destaque Jovem da temporada passada e agora titular absoluto da equipe adulta do quinto colocado Minas Tênis Clube.

Coelho, por sua vez, conseguiu a afirmação na equipe muito graças à confiança que o técnico Demétrius depositou nele. Na última temporada, o jovem armador era reserva de Elinho, hoje no Mogi das Cruzes/Helbor. Já nesta temporada, o camisa 10 minastenista agarrou a chance dada e hoje é um dos grandes pilares do time mineiro, jogando, em média 28,7 minutos por jogo e anotando 12,2 pontos e 4,1 assistências no campeonato nacional.

Mas um dos principais trunfos do Minas é filosofia da equipe: defesa forte. O time azul e branco atualmente é dono da melhor defesa do NBB 7 e muito provavelmente deve encerrar a fase de classificação assim. Apostar na marcação, no entanto, é algo de agora para o Minas, que na edição passada do nacional foi a segunda equipe que menos sofreu pontos no campeonato, com média de 75,13 por jogo.

“A defesa faz muito a diferença para nós. Ter a melhor defesa do campeonato nos proporcionou várias vitórias importantes. Isso nos dá uma confiança a mais, deu aquele gosto em defender e saber que aquilo é nosso porto seguro. É isso que eles pensam todo jogo. No ataque existe uma liberdade maior em termos de individualidades, sempre em cima de um sistema tático criado para obter bons resultados”, contou o treinador do Minas.

Marcus Toledo, do Pinheiros

Minas usa de sua defesa, a melhor do NBB 7, para obter sucesso no campeonato (Ricardo Bufolin/ECP)

A forte pegada defensiva da equipe minastenista tem também um dedo do técnico Demétrius. Na temporada passada, o treinador estava na Winner/Limeira e terminou a sexta edição do NBB também com a melhor defesa do campeonato, com média de 74,0 pontos por jogo. Demétrius e os limeirenses terminaram a fase de classificação do último NBB em quarto, campanha semelhante a do Minas na atual temporada.

“Nosso porto seguro é a defesa. E o legal é que os atletas sabem disso. Sabem que se tomarmos mais de 65 pontos a chance de venceremos fica menor, também sabem que se sofrermos menos de 65 a chance de vitória fica maior. Todos entendem e estão bastante empenhados para conseguir resultados cada vez melhores nas partidas”, concluiu Demétrius Ferracciú.

A expectativa maior agora é de como reagirá a garotada do Minas, sensação da primeira fase do NBB 7, nos playoffs, que terão início no dia 07 de abril. O adversário será o 12º colocado da fase de classificação, possivelmente Macaé ou São José. Nesse momento de tanta pressão, os atletas experientes como Shilton, bicampeão do NBB, Robby Collum, finalista em 2013, e Alex, semifinalista na temporada passada, podem fazer a diferença.

“Um playoff gera uma expectativa muito grande. Muitos da nossa equipe nunca jogaram um playoff, mas acredito que essa vontade, esse brilho nos olhos, esse comprometimento, farão a diferença para nós. Essa mescla de experiência com juventude é muito boa. A liderança dos mais velhos será fundamental para que os jovens se sintam mais seguros nos playoffs, esse é um aspecto a ser trabalhado pelo nosso time”, pontuou Demétrius.

Demétrius Ferraciú, técnico do Minas

Química entre jovens e experientes deu liga, e Minas se transformou em uma das potências da sétima edição do NBB (Orlando Bento/Minas T.C.)