#JOGAJUNTO

NBB CAIXA

Quinta decisiva

13-03-2019 | 07:25
Por Liga Nacional de Basquete

Duas partidas agitam a quinta-feira de basquete do NBB CAIXA, com confronto direto pela 8ª colocação e briga pela liderança

A fase de classificação do NBB CAIXA 2018/2019 está próxima do fim. Com isso, algumas brigas por colocações ficam mais acirradas e são decididas justamente nas últimas partidas da temporada regular.

E nesta quinta-feira (14/03), dois jogos agitarão a rodada da competição nacional com disputas por objetivos distintos.

O primeiro duelo será um confronto direto por um lugar entre os oito primeiros, entre São José Basketball e Sendi/Bauru Basket, no Ginásio Lineu de Moura, em São José dos Campos (SP), às 20 horas.

No mesmo horário, o Basquete Cearense receberá o EC Pinheiros na Arena CFO, em Fortaleza (CE), em busca de melhorar sua colocação e permanecer na cola do G-8, enquanto o time paulista, já garantido nas quartas de final, espera seguir vivo na disputa pela liderança.

Saiba mais sobre a situação das equipes no campeonato e o que está em jogo em cada confronto. Essa rodada promete!

Confronto direto no Vale do Paraíba

O confronto entre São José e Bauru será fundamental na disputa por mando de quadra na primeira fase dos playoffs. A diferença entre as equipes é de apenas uma vitória, com vantagem para os donos da casa, mas uma vitória do Dragão deixa tudo igual entre as equipes na competição.

+Confira a classificação completa do NBB CAIXA 2018/2019

Na oitava colocação, com campanha de nove vitórias em 22 partidas (40,5% de aproveitamento), o São José busca a recuperação no campeonato, após a derrota no último segundo para o Joinville/AABJ, por 87 a 81.

Uma vitória diante de seus torcedores aumenta a vantagem em relação às equipes que estão abaixa na tabela, o que garante uma certa tranquilidade do time do Vale do Paraíba entre os oito primeiros, além de encostar no Life Fitness/Minas, sétimo colocado.

No primeiro encontro entre as equipes, o São José em pleno Panela de Pressão, por 75 a 63 (Victor Lira/Bauru Basket)

Do outro lado, o Bauru vive momento irregular no NBB CAIXA e ocupa a décima colocação – oito triunfos e 14 tropeços (36,4% de aproveitamento). A derrota na última partida para o Flamengo deixou o Dragão um pouco mais distante do adversário desta quinta-feira, o que pode ser revertido em caso de triunfo.

O treinador Demétrius Ferracciú falou sobre a importância do jogo, que é fundamental tanto para a evolução da equipe na classificação quanto para ganhar confiança dentro de quadra.

“O duelo contra o São José é muito importante para nós. Será um confronto direto que dirá muito de quem ficará na frente da tabela. Temos que encarar não só esse, mas todo o restante da fase de classificação como um jogo decisivo. A equipe tem evoluído, melhorado e tem tido a oportunidade de vencer os jogos. Precisamos aproveitar melhor essas chances para chegarmos aos playoffs em um bom ritmo. São José é um lugar difícil de jogar, tem toda a torcida a favor, mas esse será mais um desafio para a nossa equipe”, afirmou o comandante do Dragão.

Basquete Cearense e Pinheiros com objetivos diferentes

A outra partida da rodada será em Fortaleza (CE), entre Basquete Cearense e Pinheiros, que passam por momentos opostos. Os dois times já estão confirmados nos playoffs, mas em colocações bem distantes.

O Carcará é o 11º colocado, com campanha de oito vitórias em 23 partidas (34,8% de aproveitamento). O jogo contra o Pinheiros se torna ainda mais fundamental por poder mudar a posição da equipe em caso de vitória ou derrota.

Com uma vitória, o Basquete Cearense pode subir na tabela – dependendo do resultado entre São José e Bauru. Já em caso de derrota, o único representante do Nordeste cai para a 12ª colocação, por ter campanha idêntica à do Universo/Brasília.

O Pinheiros precisou de uma prorrogação para vencer o Carcará no primeiro turno (Allan Conti/Divulgação)

Já o vice-líder Pinheiros está garantido entre os quatro primeiros colocados, que dá direito a vaga direto nas quartas de final. O time da capital paulista precisa vencer para se manter na cola do líder Franca e, quem sabe, terminar a fase de classificação na liderança – em caso de alguns tropeços do time francano.

Mesmo com a diferença na tabela de classificação, o pivô Renato Carbonari espera uma partida complicada, igual ao primeiro confronto das equipes no campeonato, em que o Pinheiros venceu apenas na prorrogação, por 88 a 86, além de outros duelos vencidos por times da parte debaixo da tabela.

“Pensando no Basquete Cearense, sabemos que o desafio de jogar na quadra deles é muito grande. Não podemos esquecer que em São Paulo, ganhamos apenas na prorrogação, na última bola. Eles virão com tudo para cima da gente. A vitória do Joinville sobre o São José, mostrou bem o que é esse campeonato”, lembrou o pivô Renato Carbonari.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio máster da CAIXA, os patrocínios da Budweiser, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani, Ministério do Esporte e Governo Federal.