#JOGAJUNTO

Seleção Brasileira

Quinta vez!

27-08-2014 | 02:30
Por Liga Nacional de Basquete

Depois de superar grave lesão e ter ótima temporada com o Flamengo, Marcelinho Machado está de volta à Seleção e parte para o quinto Mundial de sua carreira

Marcelinho chegou a anunciar sua aposentadoria, mas declinou da decisão e disputará seu 5º Mundial na carreira (Ligateunafoto.com)

Marcelinho chegou a anunciar sua aposentadoria, mas declinou da decisão e disputará seu 5º Mundial na carreira (Ligateunafoto.com)

Em 2012, após a Olimpíada de Londres, um dos principais nomes da história recente do basquete brasileiro anunciou sua aposentaria da Seleção. Depois de disputar pela primeira vez os Jogos Olímpicos na carreira, o ala Marcelinho Machado decidiu parar de representar o país em competições internacionais. Mas a ausência do jogador do Flamengo no time verde-amarelo durou pouco.

Depois de ser um dos destaques da ótima temporada vivida pelo time carioca, que terminou com o bicampeonato do NBB e o inédito título da Liga das Américas, Marcelinho está de volta à Seleção. A decisão de retornar ao esquadrão nacional veio após uma conversa com o técnico Rubén Magnano e o experiente jogador irá para o quinto Mundial de sua carreira.

“A gente está sempre se testando, ainda mais no meu caso, depois de passar por uma cirurgia tão complicada. E eu me testei muito durante a temporada e percebi que eu tinha ainda alguma coisa para dar. Sei que a Seleção está indo para esse Mundial com uma grande responsabilidade por um bom desempenho e isso também me motivou muito a voltar. Fiquei muito feliz com a convocação e com a receptividade que tive de todos. Esse grupo é muito bom para se trabalhar”, exaltou Marcelinho.

Aos 39 anos, Marcelinho é o atleta mais velho do elenco escolhido por Magnano para representar o time verde-amarelo na Copa do Mundo da Espanha, que terá início no próximo sábado. Então, a camisa 4 da Seleção Brasileira o ficará pelo quinto Mundial consecutiva com o jogador que disputou as últimas quatro edições da competição: 1998 (Grécia), 2002 (Estados Unidos), 2006 (Japão) e 2010 (Turquia).

Na última temporada, Marcelinho faturou o prêmio de MVP da Liga das Américas 2014 (Samuel Vélez/FIBA Américas)

Na última temporada, Marcelinho faturou o prêmio de MVP da Liga das Américas 2014 (Samuel Vélez/FIBA Américas)

“Ele foi um dos que mais trabalhou duro para chegar aqui e sabe muito bem qual é o seu papel dentro da equipe. Estamos falando de um arremessador muito importante, que já demonstrou isso em muitos jogos importantes pela Seleção. Ele sabe o porquê está indo para a Espanha. Ele é um cara muito inteligente e me ajuda muito nos bastidores também”, disse o técnico Magnano.

Porém a volta de Marcelinho ao time verde-amarelo não foi tão simples. Logo depois de anunciar sua aposentadoria da Seleção, o experiente jogador passou por um grande desafio em sua carreira. Logo no início do NBB 5, em novembro de 2012, o jogador sofreu uma séria lesão no joelho direito.

Na rodada de abertura da quinta edição do maior campeonato de basquete do país, diante do Vila Velha/Cetaf (atualmente Espírito Santo Basquete), Marcelinho rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho direito e perdeu todo o restante da temporada. Após um longo período de recuperação, o retorno às quadras ocorreu somente em 2013 e não poderia ter sido melhor.

Peça fundamental no esquadrão dirigido pelo técnico José Neto, Marcelinho mostrou estar em forma e foi importante nas conquistas do Flamengo durante a temporada 2013/2014. No NBB, o jogador foi o principal pontuador da equipe carioca, com média de 17,3 pontos por jogo, enquanto que na Liga das Américas foi decisivo e acabou eleito o MVP (Jogador Mais Valioso) do Final Four do torneio.

“Demorei um pouco para voltar às quadras. Mesmo assim voltei me sentindo bem e conseguindo jogar da maneira que eu gosto. Tive uma média alta de minutos nas partidas durante a temporada e isso me motivou ainda mais para estar aqui. Acho que se eu não estivesse me sentindo bem, eu não viria para cá. Tenho que seguir com o trabalho que venho fazendo no Flamengo e tentar contribuir ao máximo para a Seleção chegar o mais longe possível no Mundial”, explicou Marcelinho, que teve uma média de 30,3 minutos por jogo durante o último NBB.

XX

Marcelinho atua pela Seleção Brasileira principal desde o final da década de 90 (Gaspar Nóbrega/Inovafoto)

De volta à Seleção, Marcelinho terá a chance de ajudar o país a fazer um bom papel em solo espanhol. Dos Mundiais que participou – os quatro últimos – o atleta do Flamengo tem como melhor resultado o oitavo lugar conquistado em 2002. Quatro anos antes, em 1998, o esquadrão nacional ficou na décima posição, enquanto que em 2006 e 2010 ficou no 17º e nono lugares, respectivamente.

“Estamos com uma Seleção que tem uma capacidade de brigar pelo topo. Eu já participei de Mundiais que nós não tínhamos tanto essa pretensão e outros que o time até tinha potencial, mas não conseguiu chegar onde queríamos. Acho que dessa vez temos essa condição e se soubermos aproveitar esse momento conseguiremos ir muito longe. Acredito que essa seja vontade de todo mundo aqui. Não vamos entrar no Mundial só para entrar, a gente vai entrar para ganhar o Mundial”, afirmou Marcelinho.

A Seleção Brasileira está no Grupo A da Copa do Mundo de Basquete, ao lado de França, Irã, Egito, Sérvia e da anfitriã Espanha. Os quatro melhores colocados avançam às oitavas de final e o time verde-amarelo fará sua estreia neste sábado (dia 30 de agosto), às 13 horas (de Brasília), diante dos franceses.

Confira a tabela completa dos jogos da Seleção Brasileira na primeira fase da Copa do Mundo de Basquete*:

30/08 (sábado) – 13 horas – Brasil x França
31/08 (domingo) – 13 horas – Brasil x Irã
01/09 (segunda-feira) – 17 horas – Brasil x Espanha
03/09 (quarta-feira) – 13 horas – Brasil x Sérvia
04/09 (quinta-feira) – 10h30 – Brasil x Egito

*Horários de Brasília