#JOGAJUNTO

Mundial de Clubes

Raio-X do Mundial

04-10-2013 | 10:32
Por Liga Nacional de Basquete

Saiba quais os duelos individuais que podem ser decisivos para Pinheiros e Olympiacos durante o Mundial de Clubes

Pinheiros/SKY e Olympiacos (GRE) decidirão quem ficará com o título da Copa Intercontinental de Clubes 2013. Atuais campeões da Liga das Américas e da Euroliga, respectivamente, a equipe brasileira e o time grego farão o primeiro duelo nesta sexta-feira, às 20 horas (de Brasília), no Ginásio Poliesportivo José Corrêa, com transmissão ao vivo do canal FOX Sports. Dois dias depois, no domingo, às 11h30, será realizado o segundo e decisivo jogo pela disputa do título mundial.

Acesse o Hot Site do Mundial de Clubes e confira todas as informações da competição

Mas o que esperar deste confronto? Por se tratar de duas equipes que nunca se enfrentaram na história do basquete mundial e de duas escolas completamente diferentes (América do Sul e Europa) é um pouco difícil prever como será o desenrolar das partidas.

Ingressos para o Mundial de Clubes serão gratuitos: clique aqui e saiba como garantir seu lugar

Com grandes jogadores em seus respectivos elencos, Pinheiros e Olympiacos têm suas “cartas na manga” para ficar com o título do Mundial e alguns duelos individuais podem ser decisivos para o enredo da competição.

Para tentar “desvendar esse mistério”, confira abaixo quem são e com quem duelarão os principais atletas do time pinheirenses e do clube grego durante os dois jogos da grande competição interclubes de basquete.

Shamell x Vassilis Spanoulis

Shamell e Spanoulis chegam ao Mundial com a credencial de terem liderado as conquistas continentais das equipes (Montagem/LNB)

Os craques dos times. Destaques nas conquistas continentais que levaram as equipes ao Mundial, Shamell e Spanoulis têm como principal função em quadra pontuar. Grande esperança dos técnicos e torcedores de Pinheiros e Olympiacos, respectivamente, os jogadores serão os centros das atenções durante a partida. Além disso, por se tratar de dois atletas experientes, a dupla tem grande poder de influência sobre cada time. (clique aqui e saiba mais)

Joe Smith x Kostas Sloukas

Smith e Sloukas podem fazer o papel de armador e ao mesmo tempo também podem pontuar com facilidade (Montagem/LNB)

Jogadores-chave nos esquemas de Pinheiros e Olympiacos. Versáteis, podem atuar tanto na posição 1 (armador) como na posição 2 (ala/armador). Donos de muita facilidade para pontuar, os jogadores ainda têm um bom drible e uma ótima visão de jogo. Funcionam como uma espécie de desafogo para as equipes e podem ser decisivos na Copa Intercontinental.

Matt Lojeski x Jonathan Tavernari

Precisão nos arremessos de longa distância: marca registrada de Tavernari e Lojeski (Montagem/LNB)

Recém-chegados a Pinheiros e Olympiacos, respectivamente, os alas são donos de um bom repertório ofensivo, principalmente nos arremessos de média e longa distância, e foram contratados por suas equipes justamente para ajudar na pontuação. Assim como Lojeski, que atuava no basquete da Bélgica, Tavernari também possui experiência no basquete europeu – atuou por duas temporadas na Itália – e isso pode ser um trunfo na manga para o jogador do time brasileiro.

Rafael Mineiro x Giorgos Printezis

Válvulas de escape das equipes, Mineiro e Printezis podem fazer a diferença em quadra (Montagem/LNB)

As válvulas de escape para os dois times. Mesmo com tantos jogadores talentosos nas posições de armador e ala dos dois lados, os alas/pivôs são fundamentais para os treinadores de Pinheiros e Olympiacos. São dois atletas com bastante vigor físico. Printezis, formado nas categorias de base do Olympiacos e queridinho da torcida alvirrubra, é bastante forte, mas Mineiro é mais leve e atlético. Além de possuírem um bom jogo de garrafão, ainda possuem um aproveitamento regular nos tiros de longa distância.

Steven Toyloy x Mirza Begic

Xerifes: Toyloy e Begic comandarão os garrafões de Pinheiros e Olympiacos no Mundial (Montagem/LNB)

Contratados antes do início da temporada para serem os “xerifes” de Pinheiros e Olympiacos, respectivamente. Toyloy é um jogador com bastante força, além de uma boa impulsão, e pode distribuir tocos e enterradas com facilidade. Enquanto isso, Begic, no alto de seus 2,16m de altura, possui uma boa técnica e é um atleta difícil de ser marcado. Brigarão a todo momento por rebotes dos dois lados da quadra e tentarão ter o controle dos garrafões para darem tranquilidade a seus companheiros de equipe.

Paulinho x Vangelis Mantzaris

Paulinho e Mantzaris: exemplificam a diferença entre os estilos de jogo da América do Sul e da Europa (Montagem/LNB)

Dois jogadores de muita qualidade e que representam muito bem a diferença de estilos entre América do Sul. Paulinho tem a seu favor o ótimo repertório ofensivo, que conta com um bom aproveitamento da linha de três pontos, além da facilidade para infiltrar. Enquanto isso, Mantzaris é um jogador de um estilo mais clássico, que possui a regularidade dos dois lados da quadra como principal trunfo. Os dois armador chegam ao Mundial em um bom momento: Paulinho é o cestinha do Pinheiros no Campeonato Paulista, com média de 18,4 pontos por jogo, e Mantzaris foi o MVP da Patras Cup (torneio amistoso vencido pelo Olympiacos).