#JOGAJUNTO

Mais basquete

Reabilitados

22-10-2014 | 07:53
Por Liga Nacional de Basquete

Após derrota na primeira rodada, Brasília supera Guerreros de Bogotá (COL) e segue vivo na briga pela classificação à próxima fase da Liga Sul-Americana 2014

Guilherme mais uma vez foi o destaque do Brasília (Marcelo Figueras/FIBA Américas)

Guilherme mais uma vez foi o destaque do Brasília (Marcelo Figueras/FIBA Américas)

Depois de ser derrotado pelo Defensor Sporting (URU) na largada do Grupo D da Liga Sul-Americana, o UniCEUB/BRB/Brasília conheceu, nesta quarta-feira, sua primeira vitória na competição continental. No Ginásio Panela de Pressão, em Bauru (SP), sede da chave, os candangos levaram a melhor sobre o Guerreros de Bogotá (COL), por 90 a 70, e se mantiveram vivos na briga pela vaga na próxima fase.

O principal destaque da equipe da capital federal no duelo, mais uma vez, ficou por conta do experiente ala/pivô Guilherme Giovannoni, que assim como no jogo anterior, no qual fez 34 pontos, foi o maior pontuador do time, desta vez com 24 tentos anotados, além de ter apanhado nove rebotes, números que totalizaram 28 de eficiência.

“Nosso primeiro tempo foi muito apático, um pouco por conta da derrota de ontem e pela energia que gastamos. Sabemos como é feito esse torneio, tomamos uma bronca no vestiário e viemos com outra postura no segundo tempo, que nos deu uma vitória importante para que a gente continuasse vivo na competição. É um time que está se entrosando agora, os altos e baixos são normais”, comentou Giovannoni.

Quem também apareceu bem pelo lado do time candango foi o pivô Lucas Cipolini, que registrou um expressivo duplo-duplo de 20 pontos e 11 rebotes, e o ala Arthur, autor de 13 pontos, sendo oito deles no terceiro quarto, e o armador Fúlvio, que beirou o duplo-duplo ao sair de quadra com nove pontos e dez assistências.

+Clique aqui e confira as estatísticas completas da partida

Por sua vez, equipe colombiana, que com a derrota desta quarta-feira perdeu suas chances de classificação à próxima fase, teve no armador Gianluca Bacci, cestinha do encontro, com 25 pontos, seis rebotes e seis assistências, totalizando 30 de eficiência, e no pivô Luis Bethelmy, autor de 16 pontos, cinco rebotes e seis assistências, suas principais figuras em quadra.

Agora, para conseguir a classificação à etapa semifinal do campeonato sul-americano, o Brasília precisa de qualquer maneira vencer o anfitrião Paschoalotto/Bauru por pelo menos três pontos de diferença, nesta quinta-feira (23/10), às 20 horas (de Brasília), com transmissão ao vivo para todo o Brasil através dos canais SporTV.

Brasília conheceu sua primeira vitória na Sul-Americana e agora precisa vencer Bauru na última rodada para ir à próxima fase (Marcelo Figueras/FIBA Américas)

Brasília conheceu sua primeira vitória na Sul-Americana e agora precisa vencer Bauru na última rodada para ir à próxima fase (Marcelo Figueras/FIBA Américas)

Entre trocas de cestas e diversos erros, o jogo teve um início acirrado, amarrado. A vantagem foi do Brasília no começo, no entanto, os candangos tropeçaram nas próprias falhas, principalmente defensivas, e não conseguiram deslanchar no placar. Somente nos minutos finais do período a equipe brasileira conseguiu se encontrar e, com boas grandes jogadas de Fúlvio e Cipolini, chegou a abrir 20 a 12.

Porém, quem pensava que os brasilienses se distanciariam e ao menos venceria o primeiro quarto estava redondamente enganado. Nos últimos dois minutos da parcial, o Guerreros de Bogotá se aproveitou de uma pane no Brasília, imprimiu uma sequência de 8 a 0 e encerrou o primeiro quarto com um empate, placar de 20 a 20.

No segundo quarto, o nível da partida caiu e os erros voltaram a ter destaque em quadra. Os colombianos tomaram à frente no placar logo no início do período (23 a 20) e permaneceram em vantagem por um bom tempo. Somente com os reservas em quadra, os comandados de José Vidal retomaram a ponta somente após seis minutos (28 a 27) e a mantiveram até o final da parcial, que terminou com placar de 39 a 35 em favor do esquadrão da capital federal.

Cipolini fez um duplo-duplo de 20 pontos e 11 rebotes (Marcelo Figueras/FIBA Américas)

Cipolini fez um duplo-duplo de 20 pontos e 11 rebotes (Marcelo Figueras/FIBA Américas)

O Brasília até começou o terceiro período com superioridade, com direito a bola de 3 pontos de Isaac logo no primeiro ataque (42 a 35), e chegou, inclusive, a abrir oito pontos de diferença (44 a 36). Mas, assim como no primeiro quarto, os candangos não conseguiram manter o bom ritmo, seguiram pecando na defesa e deixaram o Guerreros empatar o confronto (46 a 46). Com boa participação do ala Arthur, o Brasília ficou mais tranquilo e foi para os dez minutos finais com 16 tentos de frente, placar de 70 a 54.

Jogando pela sobrevivência na competição, os colombianos foram para o tudo ou nada na etapa final e chegaram até a baixaram a diferença para dez tentos (74 a 64). Mas foi só. Com ampla superioridade ofensiva, principalmente com o protagonismo de Guilherme Giovannoni, o Brasília estendeu sua frente novamente e ficou mais tranquilo na partida. As investidas da agremiação da Colômbia mais uma vez não surtiram efeito e os comandados de José Vidal fecharam a partida com 20 pontos de diferença, placar de 90 a 70.

Confira a tabela completa do Grupo D da Liga Sul-Americana 2014:

Sede: Bauru – Brasil

21/10 (terça-feira)
UniCEUB/BRB/Brasília 99 x 107 Defensor Sporting (URU)
Paschoalotto/Bauru 88 x 63 Guerreros de Bogotá (COL)

22/10 (quarta-feira)
Guerreros de Bogotá (COL) 70 x 90 UniCEUB/BRB/Brasília
20h – Paschoalotto/Bauru 94 x 80 Defensor Sporting (URU) (Ao vivo no SporTV2)

23/10 (quinta-feira)
17h45 – Defensor Sporting (URU) x Guerreros de Bogotá (COL)
20h – Paschoalotto/Bauru x UniCEUB/BRB/Brasília (Ao vivo no SporTV3)