#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Recuperação em jogo

02-11-2018 | 06:52
Por Liga Nacional de Basquete

Com transmissão ao vivo do FoxSports, Vasco busca recuperação contra o Paulistano no NBB CAIXA; rodada de sexta-feira conta ainda com mais duas partidas

Nesta sexta-feira (02/11), o Vasco da Gama receberá o Paulistano/Corpore, no Ginásio de São Januário, no Rio de Janeiro (RJ), às 21h10, com transmissão ao vivo no Foxsports.

Na última rodada, as duas equipes foram derrotadas em partidas fora de casa: o cruzmaltino perdeu para o Minas, em Belo Horizonte, por 93 a 65; enquanto o CAP teve compromisso na própria Cidade Maravilhosa e foi superado pelo Botafogo pelo placar de 77 a 74.

Os times estão próximos na classificação geral, com campanhas não muito diferentes. O Paulistano ocupa a sexta colocação no campeonato, com três vitórias e duas derrotas (60% de aproveitamento). Enquanto isso, o Vasco está em décimo, com dois triunfos em cinco oportunidades (40% de aproveitamento). A vitória no duelo faz o time vascaíno ultrapassar os paulistas na tabela, pelo desempate ser o confronto direto.

+Confira a tabela de classificação completa do NBB CAIXA 2018/2019

Paulistano leva a melhor no histórico

Paulistano e Vasco pela última temporada do NBB CAIXA (Willian Oliveira/Divulgação)

De volta à elite do basquete brasileiro apenas na temporada 2016/2017, o Vasco está na disputa de seu terceiro NBB CAIXA. Já o Paulistano é uma das seis equipes (junto a Bauru, Franca, Flamengo, Minas e Pinheiros) que participaram de todas as onze edições da competição até aqui – com a atual.

Os confrontos entre os times no NBB CAIXA começaram há duas temporadas. Nesses dois anos, o cruzmaltino e o CAP se enfrentaram em quatro oportunidades (todas pela fase de classificação), com três triunfos do clube da capital paulista contra apenas uma vitória dos cariocas.

Passagens especiais pelo CAP

Pilar atuou no Paulistano de 2013 a 2015 (Fotojump/LNB)

O Paulistano vem de dois anos seguidos com presença nas finais do NBB CAIXA, com um título. Antes disso, o CAP havia chegado em uma outra final, na temporada 2013/2014, que contou com a participação de dois jogadores do atual elenco vascaíno: os alas Henrique Pilar e Gemerson.

Entre eles, quem mais se destacou na campanha do clube alvirrubro de São Paulo foi Henrique Pilar. Aos 30 anos, na época, o jogador era peça importante do elenco da equipe liderada pelos norte-americanos Kenny Dawkins e Desmond Holloway. O ala teve médias de 11,1 pontos, 3,7 rebotes e 11,0 de eficiência em pouco mais de 24 minutos em quadra por partida.

+ Estatísticas completas de Henrique Pilar no NBB CAIXA

Em sua segunda edição de NBB CAIXA, Gemerson ganhou mais espaço no Paulistano na temporada 2013/104. Com 21 anos, o jogador de 2,05m esteve em quadra por mais de 11 minutos nas 39 partidas que participou, com médias baixas de 2,4 pontos e 2,3 rebotes.

+ Estatísticas completas de Gemerson no NBB CAIXA 

O pivô Lucão também fez parte do elenco do time paulista no NBB CAIXA 2013/2014 , mas teve poucas oportunidades e pouco tempo em quadra – apenas seis jogos na temporada.

Outros dois jogos agitam a noite desta sexta-feira:

Além de Vasco e Paulistano, outros dois jogos prometem apimentar a rodada de sexta-feira do NBB CAIXA. O Brasília medirá forças com Franca, no Ginásio da ASCEB, às 19h15, com transmissão ao vivo no Facebook do NBB. Já o Bauru, após vitória na prorrogação sobre o Brasília na última rodada, irá encarar o Basquete Cearense, no Centro de Formação Olímpica, às 20 horas.

+ Confira a tabela de jogos completa do NBB CAIXA 

Com ótimo início de competição (quatro vitórias em cinco jogos), a equipe francana vem de vitória fora de casa sobre o Basquete Cearense. Embalados, a equipe comandada por Helinho busca mais um triunfo para se aproximar ainda mais dos líderes da competição.

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Foi na raça, na superação e na garra! Vencemos o Brasília por 105×113. Nosso próximo confronto será na sexta-feira, fora de casa. #FogoNeles #EsseÉMeuTime

Uma publicação compartilhada por Bauru Basket (@baurubasket) em

Já o Brasília, 13º colocado no NBB CAIXA 2018/2019, vai em busca de sua primeira vitória no campeonato. Ao todo, a equipe da capital federal já disputou cinco partidas e até aqui não venceu nenhuma.

Um dos elementos que promete colocar fogo no duelo entre paulistas e candangos é o duelo entre dois dos maiores cestinhas da atual edição do NBB CAIXA: Zach Graham e David Jackson, do Brasília e Franca, respectivamente.

Até aqui os atletas não decepcionaram e já acumulam médias surpreendentes. Pelo lado do Brasília, o ala/armador norte-americano já anotou em cinco jogos médias de 22,2 pontos, 4,6 rebotes, além de 19,4 no índice de eficiência.

Zach Graham, do Brasília, começou com tudo o NBB CAIXA (Rodrigo Coca/Agência Corinthians)

+ Estatísticas completas de Zach Graham no NBB CAIXA

Já pelo Franca, David Jackson está com a mão quente. Até aqui, após cinco jogos no NBB CAIXA, o ala norte-americano alcançou bons números neste início de competição – médias de 20,4 pontos, 4,4 rebotes, além de 22,2 no índice de eficiência.

+ Estatísticas completas de David Jackson no NBB CAIXA

Outro grande confronto da rodada é a partida entre Basquete Cearense e Bauru. Com situações distintas na competição, a equipe comandada por Dannyel Russo vai em busca de seu primeiro triunfo no NBB CAIXA. Ao todo, já são cinco partidas sem vencer, que cumularam na última colocação do Carcará na tabela de classificação.

Já o Bauru, após grande vitória na prorrogação sobre o Brasília, vem empolgado para o jogo. Mesmo com quatro desfalques e com rodagem do elenco reduzida (Alex, Jaú, Fúlvio, Gui e Larry Taylor), o time comandado por Demétrius Ferracciú vai em busca de sua segunda vitória seguida na competição. Até aqui, dragão conquistou dois triunfos em cinco oportunidades e agora, na 11ª colocação, detém campanha de 40% de aproveitamento dos jogos.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio máster da CAIXA, os patrocínios de INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani, Ministério do Esporte e Governo Federal.