#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Reencontro aguardado

09-12-2016 | 04:46
Por Liga Nacional de Basquete

Com duas vitórias consecutivas no NBB CAIXA 16/17, Basquete Cearense reencontra carrasco da última temporada, Mogi, neste sábado; “tem muito significado para a gente”

Vivendo seu melhor momento até agora no NBB CAIXA 2016/2017, o Solar Cearense terá mais uma disputa que promete equilíbrio neste sábado (10/12), às 19 horas (de Brasília). Com duas vitórias consecutivas na competição, o elenco comandado por Alberto Bial visitará seu algoz na temporada anterior, o Mogi das Cruzes/Helbor, que recentemente conquistou a Liga Sul-Americana 2016.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e os apoios do Ministério do Esporte e da Avianca.

Filipin, do Mogi

Com uma bola de 3 pontos nos últimos segundos do Jogo 3 das quartas de final, Filipin venceu a partida e colocou o Mogi em vantagem na série, por 2 a 1 (Antonio Penedo/Mogi-Helbor)

Os dois times se encontraram na fase quartas de final do NBB CAIXA 2015/2016. Depois de realizar a melhor campanha de sua história dentro da fase de classificação da competição, com 19 vitórias e nove derrotas e a quarta colocação da tabela, o Basquete Cearense acabou eliminado pelo Mogi nos playoffs, por 3 a 1, em série emocionante.

“Esse jogo de sábado tem muito significado para a gente. Na temporada passada, fomos eliminados nos playoffs, justamente para essa equipe, o que nos tirou a vaga da Liga Sul-Americana. E, por incrível que pareça, esse time foi o campeão da competição continental. Só isso já dá a dimensão da importância e da relevância do jogo”, disse o técnico Alberto Bial, do Basquete Cearense

A vitória mogiana na série ainda valeu a classificação para a Liga Sul-Americana deste ano, que o time paulista aproveitou da melhor forma possível. Com três vitórias e nenhuma derrota nas finais, diante do Weber Bahía, da Argentina, os comandados de Guerrinha comemoraram sua segunda conquista na temporada (equipe também foi campeã paulista) e o primeiro título continental da história do Mogi.

Davi Rossetto, do Basquete Cearense

Com duas vitórias consecutivas, ambas fora de casa, Basquete Cearense tenta mantém ótima fase no NBB CAIXA 16/17 (Valmir de Lara/Divulgação)

Para vingar a derrota sofrida nos playoffs da edição anterior, o time nordestino terá que emendar sua terceira vitória consecutiva fora de casa. Na estrada há quase um mês (último jogo em Fortaleza foi no dia 17/11), o Basquete Cearense foi derrotado pelo Vasco da Gama (71 a 69), antes de emplacar seus dois primeiros resultados positivos como visitante no NBB CAIXA 16/17, diante do Banrisul/Caxias do Sul (74 a 65) e do Campo Mourão Basquete (89 a 73).

“A gente vem em ascensão. Ganhamos duas partidas seguidas pela primeira vez no NBB 9, e isso faz com que nos sintamos mais seguros, com a autoestima elevada. Apesar dos três desfalques, vivemos bom momento e vamos para lá atrás da vitória”, completou Bial.

Os desfalques cearenses não serão poucos. Os pivôs Tiagão, que ainda se recupera de uma luxação no ombro direito, e Léo Waszkiewicz, com uma torção no pé, além do ala/armador Audrei, com um problema no calcanhar, ficam em Fortaleza (CE) e serão ausências para o confronto.

“Lutaremos para manter a equipe nessa crescente que vem tendo. Precisamos nos apegar aos nossos conceitos de jogo, às nossas estratégias. Para sairmos com um bom resultado de Mogi, que vem com muita moral, além de tudo isso, temos que jogar com muita disposição, muita intensidade para conquistarmos a nossa terceira vitória consecutiva”, comentou o armador Davi Rossetto, do Basquete Cearense.