#JOGAJUNTO

LNB

Referência de gestão

05-10-2012 | 03:40
Por Liga Nacional de Basquete

Liga Nacional de Basquete promove encontro com clubes para debater novo e promissor modelo de gestão estratégica para a administração da entidade

Clubes e Liga se reuniram para analisar modelo de gestão para os próximos anos (LNB/Divulgação)

A Liga Nacional de Basquete (LNB) realizou nesta sexta-feira (05/10) em sua sede, em São Paulo, o primeiro dia de um encontro com todos os clubes associados para dar sequência ao projeto de Desenvolvimento e Consolidação do Modelo de Gestão Estratégica da Liga. Além de representantes dos times, estiveram presentes dirigentes da LNB, o presidente Kouros Monadjemi e Fernando Vieira Marques, especialista em assessoria, desenvolvimento e implantação de gestão estratégica, responsável pela elaboração e operacionalização do projeto. O evento segue no sábado (06/10).

Durante o primeiro dia de reuniões, foi apresentado o mapa estratégico do modelo de gestão. Foram identificados alguns pontos importantes para o desenvolvimento do basquete no país atrelado à capacitação e ao crescimento dos clubes, à criação de novos ídolos, o aumento da prática da modalidade, entre outros. Com essa análise em mãos, os clubes puderam debater os meios para o avanço do esporte no Brasil.

“Para atingirmos o sucesso no desenvolvimento e na implantação do projeto, é necessário haver uma construção conjunta com as pessoas da organização. Temos de alinhar a nossa metodologia com o conhecimento do processo da Liga, que só quem está dentro dela possui”, afirmou Marques. “Só através de uma somatória entre metodologia, conhecimento e liderança que é possível operacionalizar o processo. A liderança maior, na figura da pessoa com cargo máximo, tem de estar presente. O Kouros tem tido uma participação muito efetiva como o patrocinador do processo”, concluiu.

Essa é mais uma etapa do trabalho que vem sendo feito há oito meses. A participação dos clubes no processo tem sido efetiva para a consolidação do modelo de gestão. “A Liga direciona, capacita, dá apoio e aconselha, mas quem sempre decide são os clubes”, disse o presidente da LNB.

Após a primeira etapa de criação e implantação da Liga Nacional de Basquete, a entidade sentiu a necessidade de definir um rumo e identificar o seu papel no futuro e no desenvolvimento do basquete. “Todo mundo quer fazer o que nós estamos fazendo, e estamos um passo à frente. Esse modelo de gestão estratégica é um instrumento que qualquer entidade esportiva tem de ter”, concluiu Monadjemi.

Nos próximos dois meses, em conjunto com os clubes associados, a LNB consolidará o planejamento para a temporada 2012/2013, com o estabelecimento de metas e acompanhamento de resultados.