#JOGAJUNTO

LDB

Resta apenas um

21-12-2011 | 01:01
Por Liga Nacional de Basquete

No duelo de invictos, Flamengo supera o Bauru, 63 a 61, e é a única equipe sem derrotas na LDO. Cariocas estão garantidos na próxima fase

Divulgação/LNB

O Flamengo garantiu, nesta quarta-feira (21), a classificação antecipada para a fase final da Liga de Desenvolvimento Olímpico (LDO). Os cariocas levaram a melhor no duelo de equipes que, até então, estavam invictas na competição e superou o Itabom/Bauru, por 63 a 61.

O destaque do jogo foi o ala/pivô do Flamengo Fred Duarte que, mais uma vez, conquistou um duplo-duplo. Com 18 pontos e 16 rebotes, ele foi o cestinha da partida e principal reboteiro. Pelo time paulista, o ala Welinton anotou 17 pontos e o armador Lucas outros 16.

Bauru começou melhor na partida com bom desempenho do trio formado por Lucas, Gui e Weliton. Dominando as ações no primeiro quarto, os paulistas conseguiram abrir pequena vantagem, temrinando os primeiros dez minutos na frente, 22 a 16.

No segundo quarto, o Flamengo equilibrou o jogo. O ala/pivô Fred Duarte começou a se destacar graças aos rebotes ofensivos e carregou os pivôs adversários em faltas. Ainda no meio do período, o pivô André, do Bauru, foi sacado pelo técnico Hudson Previdelo, já com problemas de faltas.

Sem uma importante peça no esquema tático, o rendimento bauruense caiu e o Flamengo passou a encontrar mais espaços. Com Gegê comandando a equipe, os rubro-negros igualaram o placar e foram para o intervalo empatados, 35 a 35.

Os arremessos de longa distância começaram a fazer a diferença no terceiro período, quando o Flamengo mostrou pontaria calibrada e abriu nove de vantagem, 54 a 45.

Com a diferença na casa dos dez pontos, o Flamengo viu o adversário reagir e diminir a diferença para apenas três após uma seqüência de sete pontos consecutivos no meio do último período, o que obrigou o técnico Paulo Chupeta a parar o jogo.

A bronca do treinador surtiu efeito e os cariocas retomaram o comando das ações, ampliando a diferença para oito. Mas equipe sofreu um susto ao ver o armador Gegê torcer o tornozelo esquerdo em uma jogada a 4:18 para o final.

Bauru, então, aproveitou a ausência do jogador e reagiu, comandado pelo armador Lucas. Minutos depois Gegê retornou, ainda com dores, e viu o pivô André diminuir a diferença para apenas dois pontos, a menos de um minuto para o fim.

Os dois times ainda tiveram chance de decidir a partida, mas o Flamengo estourou a posse de bola, deixando 4,9 segundos no cronômetro para uma última tentativa do rival. O armador Bruno Mazoni saiu em velocidade, parou na linha de 3 pontos e arremessou, mas a bola bateu no aro e já não havia tempo para mais nada.

“Foi uma vitória fantástica. Superamos os problemas com as lesões e conseguimos esse resultado. Os meninos merecem”, comemorou o técnico Paulo Chupeta. “Com certeza, daqui um ou dois anos, muitos desses garotos vão estar despontando no NBB”, concluiu.