#JOGAJUNTO

LDB

Restam 8!

30-10-2015 | 10:35
Por Liga Nacional de Basquete

Fase de classificação da LDB 2015 chega ao fim e oito equipes seguem vivas na briga pelo título; competição Sub-22 terá um vencedor inédito

Minas, do ala/armador Danilo Siqueira, ficou com a liderança da 1ª fase (Thiago Parmalat/LNB)

Minas, do ala/armador Danilo Siqueira, ficou com a liderança da 1ª fase (Thiago Parmalat/LNB)

Nesta sexta-feira (30/10), a fase de classificação da LDB 2015 chegou ao fim. Depois de mais de três meses de disputa e um total de 276 jogos realizados, as 24 equipes participantes jogaram entre si em turno único e os oito classificados à segunda fase foram conhecidos.

Agora, as equipes que seguem vivas na briga pelo título serão divididas em duas chaves e os dois melhores de cada lado avançarão às semifinais. No Grupo B estarão Minas Tênis Clube (MG), Basquete Curitiba/Círculo Militar do Paraná (PR), Winner/Limeira (SP) e Sport Club do Recife (PE), enquanto que a chave C será composta por Esporte Clube Pinheiros (SP), Franca Basquete (SP), UniCEUB/BRB/Brasília (DF) e Rio Claro Basquete (SP).

Campeões das quatro primeiras edições da LDB, Flamengo (2011 e 2013), Paschoalotto/Bauru (2012) e Solar Cearense (2014) não conseguiram classificação neste ano e, com isso, o maior campeonato de base do basquete nacional terá um vencedor inédito e o quarto diferente em sua quinta temporada.

+Clique aqui e confira a classificação final da fase de classificação da LDB 2015

A Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) é um campeonato nacional de base organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com o Ministério do Esporte e chancelado pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB).

Únicos times já classificados antes mesmo do início da quinta e última etapa da fase de classificação, Pinheiros, Minas e Franca estavam na briga para ver com quem ficaria a liderança. E, no final das contas, quem levou a melhor foi o clube de Belo Horizonte.

Com a vitória pinheirense no duelo direto contra os francanos na rodada desta sexta, Minas e Pinheiros terminaram com campanhas idênticas (22 resultados positivos e duas derrotas) e os representantes do Estado de Minas Gerais levaram a melhor no primeiro critério de desempate (confronto direto). Com um triunfo a menos do que seus concorrentes, Franca ficou com o terceiro lugar.

COm Lucas Dias como um de seus protagonistas, Pinheiros cravou a segunda posição (Luiz Pires/LNB)

Com o talentoso ala Lucas Dias como um de seus protagonistas, Pinheiros cravou a segunda posição (Luiz Pires/LNB)

Com suas situações bem encaminhadas, Basquete Curitiba e Winner/Limeira confirmaram suas vagas com três rodadas de antecedência. Com 18 vitórias, o time paranaense assegurou a quarta posição e disputará a segunda fase da LDB pela primeira vez na história – a equipe participa pela terceira vez da competição. Dono da medalha de bronze na última temporada, o esquadrão limeirense ficou logo atrás, no quinto lugar, com uma vitória a menos, e segue na briga pelo título da edição 2015 do maior campeonato de basquete do país.

A sexta posição ficou com o Brasília. Com campanha de 16 vitórias e sete derrotas, a equipe candanga garantiu um lugar entre os oito melhores pelo terceiro ano consecutivo. Dono da mesma campanha dos representantes do Distrito Federal, Rio Claro chega à segunda fase logo em sua temporada de estreia na LDB. Com uma derrota mais do que seus dois concorrentes diretos, o Sport fechou o G-8 e tentará levar o título para o Estado do Recife.

Nos mesmos moldes dos anos anteriores – dois grupos e os dois melhores de cada lado avançando ao Final Four -, a segunda fase da LDB novamente contará com transmissão ao vivo via WEB de todas as suas partidas através do site da LNB (www.lnb.com.br). A sede e as datas dos jogos serão divulgadas nos próximos dias pelo Departamento Técnico da LNB (Liga Nacional de Basquete).

Franca e Sport seguem na briga pelo título da edição 2015 da LDB (João Pires/LNB)

Franca e Sport garantiram um lugar no G-8 e seguem na briga pelo título da edição 2015 da LDB (João Pires/LNB)

Ao todo, nove Estados brasileiros – Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo – mais o Distrito Federal – estiveram representados na edição de 2015 do campeonato Sub-22. Maior a cada ano, a LDB vem se consolidando cada vez mais como grande reveladora de atletas e 68 atletas que disputaram a edição anterior da competição de base entraram em quadra no NBB 2014/2015.

Confira os resultados da última rodada da fase de classificação da LDB 2015 (clique nas partidas para conferir as estatísticas):

– Sede São Paulo
Paschoalotto/Bauru 69 x 84 Internacional de Santos
Rio Claro 78 x 73 Paulistano
Franca 72 x 88 Pinheiros
Limeira 75 x 51 Palmeiras

– Sede Curitiba
Macaé 68 x 67 Concórdia
Botafogo 86 x 50 Joinville
Flamengo 82 x 54 Grêmio Náutico União
São José 57 x 70 Basquete Curitiba

– Sede Recife
Campo Mourão 57 x 68 Solar Cearense
Seleção Sub-17 55 x 70 Minas
Praia Clube 60 x 79 Pequeninos Rhema
Brasília 72 x 64 Sport