#JOGAJUNTO

Seleção Brasileira

Retorno comemorado

26-06-2015 | 06:15
Por Liga Nacional de Basquete

De volta à Seleção para a disputa do Pan de Toronto, ala Marcus Toledo vibra com acerto na escolha de atuar no NBB após dez anos no basquete espanhol

Depois de disputar duas edições do NBB e ter grande desempenho em ambas, o versátil ala Marcus Toledo, mesmo em pouco tempo, conseguiu atingir o objetivo que o trouxe de volta ao basquete brasileiro: ser convocado para a Seleção Brasileira novamente.

Depois de três anos sem disputar um torneio com o selecionado verde-amarelo, Marcus Toledo é um dos 12 jogadores pré-selecionados pelo técnico argentino Rubén Magnano, para disputa dos Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015, que será realizado a partir do dia 21 de julho.

“Realmente a minha ideia de voltar a atuar no basquete brasileiro era com o intuito de voltar sim a vestir a camisa verde-amarela da Seleção. Estou muito contente com a meta alcançada em pouco tempo e, agora que cheguei, vou fazer de tudo para manter firme nossa luta de alcançar nosso principal objetivo: a medalha de ouro”, comentou o ala Marcus Toledo, que defendeu Pinheiros no último NBB.

Marcus Toledo, do Pinheiros

Após se destacar em duas edições seguidas do NBB, Toledo voltará a defender a Seleção em uma competição internacional (João Pires/LNB)

Após quase dez anos atuando na Espanha, com passagem por seis equipes e o título da LEB Ouro 2013 – divisão de acesso do basquetebol espanhol – na bagagem, Toledo voltou ao Brasil na temporada 2013/2014 para defender a camisa do Mogi das Cruzes/Helbor e foi muito bem. Com médias de 12,0 pontos, 6,3 rebotes, 1,8 roubos de bola e ficando fora de somente uma das 45 partidas da equipe mogiana, o atleta foi um dos grandes protagonistas da campanha história da equipe do Alto do Tietê até as semifinais.

Na temporada seguinte, de casa nova, Toledo mais uma vez provou sua força e talento. Com mais uma boa temporada, o ala de 2,03m se destacou não só apenas dentro da equipe pinheirense como em todo NBB, conquistando médias de 6,5 rebotes (5ª melhor média do NBB 7) e 2,0 roubos de bola (4ª melhor média do NBB 7), além de 11,5 pontos por jogo.

“A gente vê como o NBB está crescendo, ganhando cada vez mais reconhecimento fora do Brasil. Nos últimos anos aumentaram o número de partidas internacionais, inclusive com equipe jogando na NBA. Esse tipo de coisa demonstra o potencial e a força que tem esse campeonato”, analisou Toledo.

(Alexandre Vidal/Divulgação)

Toledo já defendeu a Seleção Brasileira em quatro torneios internacionais  (Alexandre Vidal/Divulgação)

Dos 12 atletas pré-convocados pelo técnico Rubén Magnano, apenas o ala Marcus Toledo e o ala/armador Vitor Benite, do Flamengo, possuem experiência em disputa de Jogos Pan-Americanos. Além disso, Toledo é o único que possui em seu currículo uma conquista de medalha de Ouro no torneio do continente americano, já que fez parte do elenco verde-amarelo que subiu no lugar mais alto do pódio do Pan de 2007, no Rio de Janeiro.

Durante os Jogos Pan-Americanos realizado no Brasil, Toledo esteve em quadra em todos os cinco jogos que o esquadrão verde-amarelo disputou e anotou um total de 20 pontos durante toda a competição. Na Final, contra Porto Rico, o jogador teve sua melhor atuação em todo o campeonato, ao marcar oito pontos.

“Tive a felicidade de disputar alguns campeonatos com a camisa da Seleção Brasileira, porém, o momento mais marcante foi mesmo a conquista do Ouro no Pan. O ginásio no Rio de Janeiro estava lotado, uma energia indescritível. Isso não tem preço, sem contar que em casa a sensação é a mais incrível possível”, exaltou.

Além de disputar e conquistar a medalha de Ouro do Pan de 2007, Toledo também já vestiu a camisa da Seleção Brasileira nos Sul-Americanos de 2006, na Venezuela, e 2012, na Argentina, e também no Pré-Olímpico de 2008, na Grécia.

“É uma grande oportunidade treinar entre os melhores do Brasil e fazer parte disso. Ser considerado um dos melhores é muito gratificante, dá muita força para continuar treinando e se preparando. Jogar um Pan-Americano, defendendo a camisa de seu país é grandioso, vamos lutar pelo ouro, estamos fora de casa, longe da família, mas é por um objetivo maior que é defender o país”, disse Toledo.

?????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

Marcus Toledo é o único atleta da Seleção Brasileira que já sentiu o gosto de venceu o Jogos Pan-Americanos (Washington Alves/COB)

Podendo também atuar como ala/pivô, Toledo se destaca por sua multifuncionalidade dentro de quadra. Eficaz ofensivamente, dono de boas médias de pontos nas duas últimas edições do NBB, o camisa 13 do Pinheiros também tem na defesa um de seus pontos fortes, com altas médias de rebotes (6,4 por jogo) e roubos de bola (1,5 por jogo).

Logo em sua primeira temporada no NBB, o ala nascido em São Paulo (SP) já havia mostrado todo seu potencial defensivo e foi eleito o quarto melhor defensor da sexta edição do NBB. Já nesta edição do campeonato nacional, defendendo as cores do Pinheiros, mais uma vez Toledo se destacou e, desta vez, ficou entre os três melhores defensores de todo o NBB.

Nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, o Brasil está no Grupo A e estreia contra Porto Rico no dia 21 de julho. Na sequência, os brasileiros enfrentam Venezuela e Estados Unidos nos dois dias seguintes. As duas seleções com as melhores campanhas avançarão às semifinais.