#JOGAJUNTO

NBB CAIXA

#Retrospectiva – 2017

31-12-2017 | 01:33
Por Liga Nacional de Basquete

Produto valorizado, marcos históricos, 4 novas parcerias e emoção em quadra: confira os 17 principais acontecimentos do basquete brasileiro em 2017

O ano de 2017 foi histórico para o basquete brasileiro. Seguindo a toada de crescimento da modalidade no país, diversos acontecimentos evidenciaram o grande momento que vive o NBB CAIXA e a representatividade que ganhou o esporte da bola laranja no Brasil.

Parcerias com empresas de renomes nacional e internacional, uma nova plataforma de transmissão do NBB CAIXA, títulos inéditos, eventos marcantes e muita emoção dentro de quadra fizeram parte deste ano tão importante para o basquete nacional. O compilado dos 17 melhores fatos de 2017 (em ordem cronológica) você encontra aqui, neste post.

+Aperte o play confira as 17 melhores jogadas do NBB CAIXA no ano de 2017
+Confira as 17 fotos que representam o ano de 2017 dentro das quadras do NBB CAIXA

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e o apoio do Ministério do Esporte.

Confira os 17 principais acontecimentos do ano de 2017 no basquete brasileiro:

#1 – Nike e LNB firmam parceria inédita com foco no desenvolvimento (16 de janeiro)

O ano de 2017 nem bem começou e o portal Máquina do Esporte já apontou o NBB CAIXA como um dos maiores cases de evolução e valorização do esporte brasileiro em 2016 (+Clique para mais informações). Parecia uma previsão do que estaria por vir no ciclo seguinte.

Logo na segunda quinzena de janeiro, a Liga Nacional de Basquete firmou uma parceria com uma das maiores marcas do planeta: a Nike, líder mundial em artigos esportivos.

+Confira mais informações sobre a parceria entre Nike e LNB

Brasília Búfalos

Com foco no desenvolvimento através da identificação de novos talentos com a troca de experiências e intercâmbio via Nike Basketball globalmente, a união tem contrato de até quatro anos.

Além disso, o acordo envolve ações institucionais, de mídia, relacionamento e promocionais. A Nike foi marca oficial do histórico Jogo das Estrelas de 2016 e vestiu também a equipe de arbitragem e todo o staff da LNB na temporada.

#2 – Rompendo fronteiras: clássico entre Flamengo e Vasco chega a Manaus (11 de março)

Brasília Búfalos

Em 2017 o NBB CAIXA rompeu uma grande fronteira e chegou até a Região Norte do país. No dia 11 de março, o clássico entre Flamengo e Vasco da Gama foi realizado na bela Arena Amadeu Teixeira, na cidade de Manaus (AM), em ação realizada pela LNB e o Governo de Amazonas. Foram 4.104 presentes e um espetáculo bonito de se ver dentro do ginásio, que teve presença das duas torcidas – 70% rubro-negros e 30% cruzmaltina.

Dentro de quadra, o Flamengo e Vasco fizeram um grande jogo, mas o clube da Gávea se sobressaiu e fez a festa diante de sua torcida ao vencer por 94 a 86. Com 25 pontos, Marquinhos foi o grande nome do clássico em Manaus, seguido por Olivinha, com um duplo-duplo de 16 pontos e 11 rebotes.

+Confira a matéria completa do jogo entre Flamengo e Vasco em Manaus

Às vésperas do jogo, a equipe do #NBBnaWeb, capitaneada pela repórter Giovanna Terezzino, visitou famosos pontos turísticos, com passeios incríveis pelo Teatro Amazonas, Ponta Negra, Arena da Amazônia e o fascinante Encontro das Águas dos rios Negro e Solimões, tudo com apoio total do Governo do Estado do Amazonas.

Brasília Búfalos

Dois meses depois, na rodada final da fase de classificação, o NBB CAIXA retornou a Manaus, desta vez para o clássico entre Flamengo e Brasília, novamente na Arena Amadeu Teixeira. O time candango saiu vencedor, pelo placar de 77 a 71.

#3 – Jogo das Estrelas 2017: um marco na história do esporte brasileiro (19 de março)

O esporte brasileiro é antes e depois do Jogo das Estrelas. Foi com essa frase que a Revista Exame definiu um dos maiores eventos esportivos da história: o Jogo das Estrelas 2017. No dia 19 de março, a maior festa do basquete nacional foi realizada no Ginásio do Ibirapuera, que recebeu mais de 10 mil pessoas e foi palco de um evento histórico.

Brasília Búfalos

No sétimo duelo entre NBB Brasil e NBB Mundo, o time dos estrangeiros levou a melhor pelo segundo ano consecutivo, desta vez por 108 a 96, e reduziu a vantagem histórica do esquadrão verde-amarelo no histórico do confronto para 4 a 3.

+Confira como foi o duelo entre NBB Brasil e NBB Mundo no Jogo das Estrelas 2017

#4 – Jogo das Estrelas 2017 tem show inédito do Jota Quest

Um dos maiores atrativos do Jogo das Estrelas foi o inédito show da banda Jota Quest (confira o show na íntegra). Em ação pioneira realizada pela SKY, uma das grandes apoiadoras do evento, a banda mineira fez uma apresentação no intervalo da partida entre NBB Brasil e NBB Mundo e levou todos presentes à loucura, tanto atletas quanto torcedores.

O dia principal do Jogo das Estrelas 2017 foi o domingo (19/03), mas o evento começou três dias atrás. Desde quinta-feira, todos os atletas envolvidos participaram de diversas ações sociais e promocionais. Na véspera também teve uma coletiva de imprensa oficial realizada numa das lojas do Starbucks em São Paulo. A rede foi patrocinadora pontual do evento.

Ainda fora das quatro linhas, o Jogo das Estrelas levou diversão a todos os fãs do basquete no sábado e no domingo através do Espaço #JogaJunto. No complexo do Ginásio do Ibirapuera, a área de lazer criada especialmente para o basqueteiro teve diversas atrações de entretenimento, com quadras de basquete, torneios de 3×3, distribuição de brindes, música e muita diversão.

#5 – Tema especial para os playoffs é lançado com música da banda Scalene (04 de abril)

Os playoffs da edição passada do NBB CAIXA tiveram um tema especial. Em ação inédita, a Liga Nacional de Basquete (LNB) lançou uma campanha especial para a fase decisiva da competição, que foi apresentado com a música “Legado”, da banda Scalene. O vídeo foi ao ar nos canais oficiais do NBB no Youtube e nas mídias sociais.

A música, que teve os direitos cedidos pela própria banda, remete a uma “batalha” e ao legado que as conquistas podem deixar. Relacionando com os playoffs, a alusão é a luta pelo título e o que isso pode representar aos atletas e times.

Brasília Búfalos

Fundada em 2009, em Brasília (DF), a Scalene é formada pelos irmãos Gustavo (vocalista e guitarrista) e Tomás Bertoni (guitarrista) e pelo baixista Lucas Furtado e baterista Philipe Makako. A banda é totalmente envolvida com o basquete e tem um apreço pela modalidade muito graças ao vocalista Gustavo, que jogou basquete nas categorias de base na Capital Federal.

O vocalista, inclusive, participou do Desafio das Celebridades do Jogo das Estrelas 2017, em São Paulo (SP). Defendendo o Time Ivan Moré, o cantor de 24 anos mostrou intimidade com a bola laranja, protagonizou diversas jogadas plásticas e deixou a quadra como um dos cestinhas da sua equipe, com oito pontos.

#6 – Jogo entre Flamengo e Pinheiros bate recordes de audiência (26 de abril)

O Jogo 3 da série quartas de final entre Flamengo e Pinheiros, realizado no Ginásio Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro (RJ), registrou a maior audiência da história das transmissões do NBB CAIXA na internet. Ao todo, foram mais de 194 mil usuários únicos.

Na partida, quem saiu vencedor foi o Pinheiros, que levou a melhor em plena casa rubro-negra, por 90 a 79, e reduziu a desvantagem na série para 2 a 1. O triunfo abriu caminho para uma virada épica no confronto depois de estar perdendo por 2 a 0 dos pinheirenses.

Pinheiros comemorando a vitória no Jogo 3 das quartas de final contra o Flamengo no Rio, que marcou o recorde de audiência das transmissões do NBB CAIXA via internet (João Neto/LNB)

Mais tarde, em um dos momentos mais marcantes da temporada, o time do técnico César Guidetti eliminou os rubro-negros em pleno Tijuca no Jogo 5 e deixaram os pentacampeões do NBB CAIXA de fora de uma semifinal pela primeira vez na história. Mais tarde, a equipe levou o troco “na mesma moeda” na semifinal ao levar uma virada igual para o campeão Bauru.

Voltando a falar de Facebook, o sucesso das transmissões ao vivo na plataforma resultou na renovação do contrato da parceria entre LNB e Facebook, o que foi fundamental para o aumento da base de fãs do NBB. Hoje, cerca de 570 mil pessoas acompanham o NBB na plataforma, um crescimento de mais de 168 mil fãs em relação a 2016.

#7 – No “NBB das viradas”, Bauru ressurge contra o CAP e conquista troféu inédito (17 de junho)

As séries de playoffs do NBB CAIXA 2017/2o18 contiveram diversas viradas, sendo três depois de uma equipe estar perdendo por 2 a 0. Duas vieram do Bauru, sendo uma delas na grande decisão contra o Paulistano/Corpore.

Depois de ver o adversário vencer os dois primeiros jogos e colocar uma mão na taça, a equipe do técnico Demétrius Ferracciú ressurgiu, levou a série para o Jogo 5 e ficou com o inédito troféu de campeão, que escapou das mãos dos bauruenses nas duas edições anteriores.

+Confira como foi o Jogo 5 das Finais do NBB CAIXA 16/17 entre Bauru e Paulistano

No Jogo 5, realizado no Ginásio Gigantão, em Araraquara (SP), o Dragão liderou o placar do início ao fim e levou a melhor por expressivos 92 a 73. A festa no ginásio foi completa, e o grito de “é campeão” ecoou durante horas e horas. Confira abaixo o mini-movie do Bauru campeão

Brasília Búfalos

Em sua “nova era” que teve início em 2008, o basquete do Bauru conquistou dois títulos Paulistas, uma Liga Sul-Americana (2014), uma Liga das Américas (2015) e um vice-campeonato da Copa Intercontinental (2015) com direito a uma vitória sobre o campeão Rela Madrid (ESP), e agora o tão sonhado NBB CAIXA.

Apesar de tantos troféus levantados anteriormente, o do NBB CAIXA talvez tenha sido o mais especial dessa nova história. Isso porque a equipe havia chegado às duas Finais anteriores e viu o Flamengo ser campeão em ambas. Era o único que faltava. Agora, não falta mais.

#8 – Festa de gala em São Paulo premia os Melhores do NBB CAIXA 16/17 (21 de junho)

Depois da grande festa do título do Bauru, os melhores do NBB CAIXA 2016/2017 foram conhecidos na tradicional Festa dos Melhores do Ano, com inédita transmissão ao vivo via Facebook Live. A cerimônia, realizada em uma casa de eventos na zona sul capital paulista, teve Felipe Andreoli como mestre de cerimônias. O apresentador da TV Globo anunciou e recebeu no palco os vencedores de todas as categorias.

+Confira na íntegra a transmissão da Festa de Premiação dos Melhores do Ano do NBB CAIXA

O mais premiado da noite foi Desmond Holloway, vencedor de três troféus. O norte-americano do EC Pinheiros foi eleito o MVP (Jogador Mais Valioso) da competição e ficou com o prêmio mais cobiçado da noite. Os outros dois foram de Melhor Estrangeiro e de Melhor Ala.

Além de Holloway, que acabou não comparecendo à festa por motivos pessoais, o Quinteto Ideal foi formado por Fúlvio (Melhor Armador), Alex Garcia (Melhor Ala), Jefferson William (Melhor Pivô) e Lucas Mariano (Melhor Pivô).

+Confira todos os premiados da Festa dos Melhores do NBB CAIXA 2016/2017

#9 – Botafogo conquista título da Liga Ouro 2017 e retorna à elite após 16 anos (30 de junho)

Comemoração do Botafogo (Caio Casagrande/LNB)

Uma das equipes presentes na décima edição do NBB CAIXA, o Botafogo selou seu retorno à elite do basquete nacional depois de 16 anos com o título da Liga Ouro, divisão de acesso ao maior campeonato do país.

A conquista veio após vitória nas Finais contra o Joinville/AABJ, equipe que também está na atual temporada do NBB CAIXA. No Jogo 5, que contou com casa cheia em General Severiano, a equipe do técnico Márcio Andrade levou a melhor sobre os catarinenses por 90 a 68 e soltou o grito de “é campeão” diante de sua fervorosa torcida.

+Confira como foi o jogo do título do Botafogo na Liga Ouro 2017

Com 22 pontos no Jogo 5, o armador norte-americano Jamaal foi o eleito o MVP das Finais da Liga Ouro. O jogador, que havia disputado duas edições do NBB CAIXA pelo Macaé, onde se tornou ídolo máximo, participa de sua quarta edição do maior campeonato do país atualmente – disputou uma pelo São José em 2015/2016.

#10 – Em ação pioneira entre Nike e LNB, 1º Nike Elite NBB Camp é sucesso absoluto (28 de julho)

Firmada em janeiro de 2017, a parceria entre Nike e LNB tem como principais pilares o desenvolvimento do basquete brasileiro, por meio da busca por novos talentos, potencialização do crescimento da modalidade, aprimoramento da parte técnica e a constante evolução do nível do jogo.

Em uma ação conjunta e pioneira entre a marca e a Liga, o primeiro passo aconteceu com a realização do 1º Nike Elite NBB Camp, em que jovens e experientes atletas do NBB CAIXA ficarão lado a lado para sessões de treinamentos, no Club Athletico Paulistano, em São Paulo (SP).

Durante os dois dias de atividades, os 23 garotos selecionados para o Camp receberam treinamentos de cinco dos principais jogadores do NBB CAIXA. Fúlvio, Larry Taylor, Shamell, Jefferson William e Murilo Becker foram os responsáveis de passar ensinamentos aos jovens de faixa etária entre 16 e 22 anos, de suas respectivas posições.

Brasília Búfalos

Junto dos cinco atletas, os técnicos Gustavo De Conti, Bruno Savignani e André Germano, além dos comentaristas Danilo Castro e Eduardo Agra e o preparador físico Diego Jeleilate, também ajudaram no comando dos treinos.

#11 – Com tema “inovação”, 3ª edição do NBB MKT Summit é realizada (05 de setembro)

Um dos maiores encontros entre o mercado esportivo e publicitário, o NBB Marketing Summit teve sua terceira edição realizada no dia 05 de setembro, no WTC Teatro, em São Paulo, com viabilização pela Lei de Incentivo do Esporte.

Com a “inovação” como tema central, o evento com apresentações de Adam Honig, executivo da MVPindex, apresentou alguns números da companhia norte-americana especializada em mensuração e precificação do retorno das marcas nas mídias digitais e redes sociais.

Depois, Felipe Kozlowski, líder de parcerias esportivas do Facebook na América Latina, Pitter Rodriguez, Diretor de Parcerias de Esportes do Twitter para a América Latina, e Bianca Maksoud, diretora de Marketing e Produto dos canais esportivos da Globosat, além de Marcelo Trevisan, gerente geral da Nike Sportwear.

Brasília Búfalos

Criado em 2015, o NBB Marketing Summit tem o intuito de reforçar a força do basquete como produto e com a presença de mais de 300 profissionais de marketing e do mercado publicitário. O encontro também conta com a presença da NBA, parceira comercial da LNB desde 2015.

#12 – Penalty e LNB lançam bola Crossover, desenvolvida com os atletas (27 de setembro)

O NBB CAIXA tem uma bola personalizada a partir desta temporada. Em cerimônia realizada na Universidade Mackenzie, em São Paulo (SP), a LNB e a marca Penalty anunciaram uma parceria e lançaram a linha de bolas de basquete profissional “Crossover”.

Com Guilherme Giovannoni como mestre de cerimônias, o evento contou com as presenças do presidente João Fernando Rossi, representando a LNB, Carlos Saraiva e Rodrigo Apolinário, representando a Penalty, e José Inácio Ramos e Marco Túlio Vasconcelos, representando o anfitrião Mackenzie.

Desenvolvida em conjunto com os principais clubes do Brasil, a Crossover foi testada e aprovada pelos atletas antes do lançamento. Entre o final de 2016 e início de 2017, os jogadores realizaram constantes testes de avaliação para melhorias do produto até chegar no modelo ideal. Um protótipo foi avaliado no Jogo das Estrelas 2017, em março, e o desempenho foi aprovado pelos atletas.

Brasília Búfalos

As bolas são confeccionadas em Microfibra resistente, que proporciona aderência e facilita os passes e arremessos. O interior da bola possui uma câmara de ar com tecnologia exclusiva Penalty Airbility, que retém o ar na bola e ajuda a reduzir a perda de pressão durante as jogadas. Para evitar o ressecamento e vazamento do ar pela válvula, o produto conta com a tecnologia Slip System – removível e auto lubrificada, que permite a substituição em caso de alguma eventualidade.

#13 – Twitter e LNB firmam parceria para transmissões inéditas na plataforma (20 de outubro)

No dia 20 de outubro, a Liga Nacional de Basquete e o Twitter firmaram uma parceria para a primeira transmissão de Live Streaming do esporte brasileiro na plataforma. Com alcance global, as transmissões acontecem todas as sextas-feiras. O acordo previu 17 partidas exibidas na rede social ao longo da temporada.

Para assistir aos jogos gratuitamente via Twitter, basta clicar na aba “Explorar” para encontrar o Live em destaque no topo da página, ou acessar o perfil do NBB (@NBB) por computador, celular, tablets e outros aparelhos conectados, como Apple TV e Microsoft Xbox One. As partidas estarão disponíveis para usuários e não usuários do Twitter.

Brasília Búfalos

A estreia das transmissões via Twitter aconteceu no duelo entre Sesi Franca Basquete e Paulistano/Corpore, na reedição da final do Campeonato Paulista 2017, no Ginásio Pedrocão. Sob comando da equipe do #NBBnaWeb formada pelo narrador Guilherme Maia, o comentarista Cadum Guimarães e a repórter Giovanna Terezzino.

+Show de interação: atletas, fãs e jornalistas “bombam” a hashtag #NBBnoTwitter na estreia

Ao todo, a partida que terminou com 92 a 73 para os francanos, atingiu um total de 116.079 usuários únicos, com um pico de mais de 5 mil usuários simultâneos, ao longo das duas horas de transmissão da equipe do #NBBnaWeb. Além disso, a transmissão ajudou o perfil oficial do NBB (@NBB) a ultrapassar a barreira dos 100 mil seguidores.

#14 – LNB e Avianca promovem a inédita “Copa Avianca” em Belo Horizonte (25 a 31 de outubro)

A pré-temporada do NBB CAIXA 2017/2018 teve uma novidade especial neste ano. Em iniciativa inédita, a LNB e a Avianca promoveram a Copa Avianca, entre os dias 25 e 31 de outubro, em Belo Horizonte (MG). Participaram do torneio Flamengo, Botafogo, Vasco da Gama, Solar Cearense, Universo/Vitória e o anfitrião Minas Tênis Clube.

Esta foi a primeira vez em que a Liga Nacional de Basquete organizou, ao lado de um de seus patrocinadores, um torneio de pré-temporada para o NBB CAIXA.

De maneira invicta, o Vasco da Gama se sagrou o grande campeão da Copa Avianca. Com vitória sobre o Minas Tênis Clube na grande final, transmitida ao vivo pelos canais SporTV, pelo placar de 81 a 57. Com 21 pontos e sete rebotes, o pivô Lucas Mariano foi o cara da equipe vascaína na decisão, ao lado de Guilherme Giovannoni, responsável por um duplo-duplo de 14 pontos e 12 rebotes. (Confira abaixo os melhores momentos da partida)

Brasília Búfalos

A cidade escolhida para sediar a Copa Avianca foi estratégica. Companhia aérea oficial do NBB CAIXA desde março de 2016, a Avianca Brasil passou a operar voos para Belo Horizonte em agosto deste ano, com quatro voos diários ligando a capital mineira ao aeroporto internacional de São Paulo (Guarulhos), além de três outras operações, semanais.

De contrato renovado por mais um ano, a Avianca Brasil segue como a companhia aérea oficial do NBB CAIXA e transportará o staff da LNB, a arbitragem e as equipes durante a temporada 2017/2018. A parceria também contempla o patrocínio de todas as ponte-aéreas que acontecem ao longo da competição.

#15 – INFRAERO é anunciada como patrocinadora na Festa de Lançamento do NBB CAIXA (01 de novembro)

O grande momento do basquete brasileiro como produto foi confirmado mais uma vez às vésperas do início da décima edição do NBB CAIXA com a quarta parceria firmada no ano de 2017: a INFRAERO. O acordo foi anunciado oficialmente na Festa de Lançamento da atual temporada, realizada no Club Athletico Paulistano, em São Paulo (SP).

+Confira mais informações sobre a aliança entre LNB e INFRAERO

A união prevê a participação da Infraero nos momentos mais importantes e decisivos do campeonato, como o Jogo de Abertura, as Finais e o Jogo das Estrelas. Além disso, o acordo será marcado por uma série de ações institucionais e promocionais, como a divulgação da competição nas diferentes mídias distribuídas nos aeroportos do Brasil e atividades de relacionamento para os funcionários e prestadores de serviço da empresa.

Ainda na cerimônia, a Liga Nacional de Basquete aproveitou para lançar uma logomarca especial em homenagem aos 10 anos do NBB CAIXA. Com design mais moderno e cores mais vibrantes, a nova logomarca do campeonato é a primeira das ações que o ano festivo renderá.

Brasília Búfalos

Para comemorar e valorizar a história construída ao longo das nove edições anteriores, a LNB organizará um cronograma de atividades especiais e homenagens. Atletas, datas históricas, clubes, heróis do passado, árbitros, personalidades, dirigentes e até funcionários serão lembradas durante a temporada.

#16 – Subiu a bola para a 10ª edição: Bauru x Paulistano abrem NBB CAIXA em grande estilo

A bola subiu para a décima edição do NBB CAIXA. No lotado Ginásio Antonio Prado Jr, em São Paulo (SP), Sendi/Bauru Basket e Paulistano/Corpore reeditaram a decisão da temporada passada e abriram a competição em grande estilo.

Após 40 minutos de muito equilíbrio, os bauruenses levaram a melhor. Com um arremesso decisivo de Duda Machado nos últimos segundos, o atual campeão venceu na casa do adversário, pelo placar de 72 a 71, e abriu a temporada com resultado positivo.

+Confira estatísticas, fotos e a matéria completa da partida de abertura entre Bauru e CAP

Autor da bola da vitória, Duda Machado foi crucial para o resultado e deixou a quadra com dez pontos. Com 20 pontos, o norte-americano Kendall Anthony também se sobressaiu pelo Dragão, assim como Alex Garcia, um duplo-duplo de 18 pontos e dez rebotes, além de distribuir seis assistências.

Brasília Búfalos

Antes do início da partida, a LNB deu início ao cronograma de homenagens pela edição de número 10 do NBB CAIXA e entregou placas aos atletas e dirigentes que estiveram presentes em todas as temporadas do campeonato. Pelo lado do Bauru, o gestor Vitor Jacob e os atletas Alex Garcia e Shilton foram lembrados, enquanto que os jogadores Guilherme Hubner e Eddy, além do dirigente Eder Lago, receberam as placas pela equipe da capital paulista.

#17 – Clássico entre Flamengo e Vasco na Arena Carioca fecha 2017 com chave de ouro

O ano foi fechado em grandíssimo estilo. Com mais 3.700 flamenguistas nas arquibancadas da Arena Carioca 1, o time rubro-negro venceu o rival Vasco, de virada por 89 a 81, no dia 30/12. Depois de perder o primeiro quarto por 26 a 15, o Flamengo se recuperou, igualou o jogo já na parcial seguinte e, com emoção até o fim, garantiu o resultado positivo.

+ Confira estatísticas, fotos e a matéria completa do duelo entre Flamengo e Vasco

Em uma partida com alguns dos maiores nomes da história do NBB CAIXA em quadra, Marcelinho Machado escreveu mais um capítulo especial de sua carreira, em sua temporada de despedida. Com atuação de gala, o camisa 4 foi o cestinha do jogo, com 22 pontos (8/16 nos arremessos de quadra) e brilhou em um de seus últimos duelos contra o Vasco.

Brasília Búfalos

A partida marcou o fim da semana especial do NBB CAIXA, que teve quatro clássicos regionais disputados entre o Natal e o Ano Novo. Além do “Clássico dos Milhões”, também se enfrentaram neste período: Solar Cearense x Universo/Vitória, Banrisul/Caxias Basquete e AABJ/Joinville e EC Pinheiros x Sesi/Franca Basquete.

Durante o jogo, a hashtag #NBBnaBand, em alusão à transmissão da partida no canal aberto, ficou em primeiro nos “Trending Topics” (assuntos mais falados) do Twitter no Brasil durante mais de uma hora. Além da Band, o SporTV também transmitiu o duelo entre Flamengo e Vasco ao vivo.