#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Retrospecto a favor

22-05-2017 | 03:47
Por Liga Nacional de Basquete

Vindo de duas séries decididas no Jogo 5, Pinheiros confia em desempenho recente e nega pressão extra por “situação inversa” em nova decisão

Pinheiros já jogou dois Jogos 5 nestes playoffs, um deles contra o Vasco, em que Holloway fez 36 pontos (Ricardo Bufolin/ECP)

Pode se dizer que o EC Pinheiros está calejado em decisões. Diante do Gocil/Bauru Basket, a equipe do técnico César Guidetti decidirá sua terceira série de playoff consecutiva no Jogo 5. Antes, passou por dois duríssimos adversários justamente na quinta partida: Vasco da Gama nas oitavas de final e Flamengo nas quartas – este com virada épica depois de perder por 2 a 0.

Apesar de ter experiência neste tipo de decisão, o time pinheirense está provando de uma nova situação. Mesmo sem o mando de quadra, a equipe venceu os dois primeiros jogos da série contra o Bauru e chegou a abrir 2 a 0 de frente. No entanto, os bauruenses reagiram e ganharam os dois duelos seguintes, deixando o placar do confronto em 2 a 2.

“A vantagem de 2 a 0 é muito boa, mas não garante nada em termos de classificação. Sabíamos disso, fizemos 2 a 0 mas precisávamos de mais uma vitória. Os playoffs dão essas oportunidades e estamos sujeitos a isso. Bauru conseguiu, com méritos, empatar essa série, mas sabemos do nosso retrospecto em Jogos 5. Já provamos a eles que conseguimos vencer no Panela de Pressão e vamos lutar por isso mais uma vez”, comentou o técnico César Guidetti.

“Mesmo tendo perdido os Jogos 3 e 4, jogamos bem. A gente abriu vantagem, se impôs, mas infelizmente não venceu. Vamos tentar seguir com a mesma pegada. O time está motivado, confiante para ir a Bauru e conseguir mais essa vitória no Jogo 5”, completou o treinador pinheirense.

Curiosamente, depois de permitir a reação do Bauru na série, o Pinheiros ficou sujeito a “provar do próprio veneno”, ou que o “feitiço se vire contra o feiticeiro”. Isso porque o clube da capital paulista é conhecido como “Time da Virada” do NBB CAIXA, já que é responsável por quatro das cinco viradas em séries de 2 a 0 na história da competição – a mais recente recente sobre o atual tetracampeão Flamengo nas quartas de final.

Contra o Flamengo, Pinheiros recuperou desvantagem de 2 a 0 e conseguiu a virada no Jogo 5. Agora, situação é inversa (João Pires/LNB)

Porém, para o técnico César Guidetti, a “situação inversa” não incomoda os pinheirenses, que preferem focar na grande evolução da equipe e nos feitos realizados ao longo dos playoffs para o duelo desta terça-feira (23/05), no Ginásio Panela de Pressão, em Bauru (SP), às 19h30, com transmissão ao vivo no SporTV.

“Essa ‘situação inversa’ não significa nada. Estamos vindo de uma classificação em oitavo, enfrentando times que ficaram na nossa frente na tabela, e times fortes. Quando enfrentamos Vasco e Flamengo no Jogo 5 encaramos com toda confiança e vontade. Sabemos que ganhar no Panela de Pressão é difícil, mas está 0 a 0. É uma vitória para chegar à Final”, declarou o técnico do Pinheiros.

Ao chegar a mais uma decisão deste tipo nos playoffs, o Pinheiros se igualou ao Flamengo como time com mais Jogos 5 na história do NBB CAIXA, com nove participações, com mesmo número de vitórias – seis. Caso vença o Bauru no Panela nesta terça-feira, o clube da capital paulista ultrapassará o rubro-negro carioca em número de triunfos em quintas partidas do mata-mata.

“O time está com a cabeça boa, todo mundo pensando igual, junto. Está tudo aberto. Não pensamos em situação inversa, desfavorável. Da mesma maneira que o Flamengo abriu 2 a 0 e a gente virou, o Bauru empatou e agora veremos no Jogo 5. Está tudo aberto”, finalizou César Guidetti.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, Nike e Avianca e o apoio do Ministério do Esporte.