#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Revanche oufilme repetido?

21-03-2017 | 06:56
Por Vicente Machado

Carrasco rubro-negro no primeiro turno, Basquete Cearense recebe Flamengo nesta quarta, no Ginásio Paulo Sarasate

Depois de quebrar a invencibilidade rubro-negra no NBB CAIXA 16/17, fora de casa, Basquete Cearense recebe Flamengo nesta quarta (Staff Images/Flamengo)

O NBB CAIXA 16/17 está de volta e a reta final da fase de classificação promete muita emoção. Nesta quarta-feira (22/03) de cinco partidas, Solar Cearense e Flamengo se reencontrarão às 19h30 (de Brasília), no Ginásio Paulo Sarasate, após o confronto emocionante entre os times válido pelo primeiro turno da competição.

“Jogar contra o Flamengo, campeão do NBB CAIXA, é um momento em que o Solar Cearense tem tudo para voltar a mostrar a sua força, após um Jogo das Estrelas, em que o basquete mostrou toda a sua força novamente. Não paramos de treinar nem um dia sequer, apenas o Davi e o Duda, que estavam envolvidos no evento. Acredito que, jogando no Paulo Sarasate, temos tudo para fazer uma grande partida”, afirmou o técnico Alberto Bial, do Basquete Cearense.

Na ocasião no Rio de Janeiro (RJ), Flamengo e Basquete Cearense fizeram uma das partidas mais empolgantes desta edição. Invicto até então no NBB CAIXA 16/17, o rubro-negro viu sua invencibilidade vir abaixo em um embate espetacular. Com direito à prorrogação, os comandados de Alberto Bial superaram o atual tetracampeão, por 94 a 88, e impuseram a primeira derrota do time carioca após oito vitórias consecutivas.

Destaque para atuação extraordinária de Davi Rossetto, dono de 30 pontos, cinco rebotes e nove assistências. Quem também foi bem lado cearense foi Léo Waszkiewicz, que anotou 14 pontos e pegou 12 rebotes. Já pelo Flamengo, Olivinha foi o principal nome, com 19 pontos anotados e 14 rebotes conquistados.

“Será um jogão contra o Flamengo, logo depois do Jogo das Estrelas, um evento muito importante para o basquete nacional. Tivemos representantes lá e eles voltam muito motivados para ajudar o nosso time. A gente se preparou bastante nesse período de parada. Vamos para cima do Flamengo, respeitando. Tivemos uma vitória sobre eles e sabemos que será difícil repetir isso, mas a gente vai com força total”, disse o armador Gustavinho, do Basquete Cearense.

Nesta reta final da fase de classificação, o Basquete Cearense quer crescer mais na tabela. Há quatro partidas dos playoffs, o time comandado por Alberto Bial é o 11º colocado, com dez vitórias e 14 derrotas, e neste momento faria um série nordestina na fase oitavas de final, contra o Universo/Vitória, atualmente na sexta posição.

“Estamos encontrando nossa melhor forma de jogar na hora mais importante do campeonato. Estamos focados em subir o máximo que pudermos na tabela, nesta reta final. Mas, mais importante que isso, é todos jogarem bem, se sentirem confiantes para enfrentarmos o adversário que vier na primeira rodada dos playoffs. Todos sabem da qualidade do Flamengo, e é sempre motivante enfrentar equipes assim. Esperamos contar com o apoio da nossa torcida para, mais uma vez, bater de frente com uma das melhores equipes das Américas”, destacou o armador Davi Rossetto, do Basquete Cearense, de volta após o Jogo das Estrelas.

Do outro lado, o Flamengo quer manter a liderança da tabela para ter mando de quadra em todas as séries dos playoffs. Com duas vitórias sobre o atual segundo colocado Mogi das Cruzes/Helbor, o rubro-negro pode até perder nesta quarta que continuará na primeira colocação. Porém, o calendário do Fla é complicado nesta reta final. Após enfrentar o Basquete Cearense, os comandados de José Neto ainda visitam o Vitória, e depois recebem UniCEUB/BRBCARD/Brasília e Minas Tênis Clube, fechando a fase de classificação.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, Nike e Avianca e o apoio do Ministério do Esporte.