#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Rivais pela primeira vez

15-11-2018 | 10:31
Por Liga Nacional de Basquete

Campeão na última temporada do NBB CAIXA, Gustavo De Conti enfrentará Paulistano pela primeira vez em sua carreira como treinador

A história de Gustavo De Conti, atual técnico do Flamengo, no Paulistano/Corpore possui vários capítulos. Desde a curta passagem como jogador, até virar treinador das categorias de base e permanecer durante oito anos no comando da equipe profissional.

Antes do início da última temporada, Gustavinho havia conseguido levar a equipe da capital paulista a uma final de estadual (2013) e duas decisões de NBB CAIXA (2013/2014 e 2016/2017), mas sem levantar taças.

O ótimo trabalho do treinador no CAP foi coroado na temporada 2017/2018, com as conquistas do Campeonato Paulista, sobre o Sesi Franca, e do NBB CAIXA, sobre o Mogi das Cruzes/Helbor.

Depois da temporada vitoriosa, foi chegada a hora de se despedir e tomar novos rumos, com destino ao gigante Flamengo. E nesta sexta-feira (15/11), pela primeira vez em sua carreira, Gustavo De Conti enfrentará o Paulistano, no Ginásio Antonio Prado Jr, às 21h10, com transmissão ao vivo do Foxsports.

 A volta ao local que foi sua casa por duas décadas, o Ginásio Antonio Prado Jr, será especial para Gustavinho. Lá, ele reencontrará pessoas que fizeram parte de grandes momentos de sua vida, tanto dentro quanto fora da quadra.

“Será muito especial voltar ao Paulistano pela primeira vez após minha saída. Tenho muito carinho por esse Clube e pelas pessoas de lá. Tenho ótimas lembranças desses 20 anos que convivi ali e nunca me esquecerei disso”, disse o Melhor Treinador da última temporada.

Pelo NBB CAIXA, Gustavinho comandou o Paulistano em oito edições do campeonato, com 173 vitórias em 299 partidas (57,8% de aproveitamento), que resultaram em dois vice-campeonatos e um título.

Para ele, a grande conquista de todos os envolvidos no projeto do CAP foi a de elevar o patamar da equipe no cenário nacional, que se tornou referência nas categorias menores e se acostumou a chegar longe nas competições profissionais, com direito a conquistas importantes recentes.

“Difícil definir, mas sem dúvida, todos nós, juntos, comissão técnica, atletas, diretoria, etc., mudamos o Clube de patamar no basquete. O Paulistano virou referência nas categorias de base, e além disso, nos últimos anos, passou a ser presença constante em decisões de títulos no adulto, até fechar com chave de ouro com os títulos Paulista e do NBB na última temporada”, avaliou Gustavo De Conti.

Gustavinho e Deryk, ambos campeões com o Paulistano, enfrentarão a ex-equipe em confronto direto pelo segundo lugar (Gilvan de Souza/Flamengo)

Em situações parecidas no campeonato, o duelo entre Paulistano e Flamengo vale a segunda colocação na tabela de classificação. A expectativa de Gustavinho é a de um grande jogo, com duas equipes bem estruturadas e candidatas ao título da competição.

“Expectativa de um grande jogo. São duas equipes com potencial e estrutura para disputar o título do NBB, com grandes jogadores. Nós estamos na estrada há vários dias, com muitos jogos em sequência e o Paulistano teve uma semana inteira para se preparar exclusivamente para essa partida, além de estar jogando em casa. Mas vamos tentar fazer o nosso melhor, deixar tudo em quadra, para tentar surpreender o atual campeão”, declarou o treinador rubro-negro. 

Capitão do CAP, Guilhermão aprendeu muito com o ex-técnico

Um dos remanescentes do Paulistano da última temporada é o pivô Guilherme Hubner. O atual capitão da equipe paulista trabalhou com Gustavo De Conti por três anos (2015 – 2018) e aprendeu bastante nesse período como o treinador.

“O Gustavo De Conti é um excelente profissional. É um técnico que permite a cada jogador desenvolver suas habilidades e mostrar seu melhor em quadra. O tempo em que estivemos juntos no mesmo time foi de muito aprendizado”, elogiou Hubner.

Guilherme Hubner foi eleito o MVP das Finais na temporada 2017/2018, vencida pelo CAP (João Pires/LNB)

Uma das principais características do pivô, eleito MVP das Finais da temporada passada, é o bom arremesso de 3 pontos, que foi trabalhada e incentivada pelo ex-treinador do Paulistano. A confiança passada para os atletas foi elogiada por Guilhermão.

“Estar sob o comando de Gustavinho foi uma experiência de grande valia e de oportunidades. Ele desperta a confiança do jogador. Me permitiu avanços significativos na defesa, no ataque e, principalmente, nos chutes de longa distância”, disse o capitão do CAP.

Lado a lado na classificação, Paulistano, em terceiro, e Flamengo, em segundo, duelarão nesta sexta-feira pela vice-liderança do campeonato. A qualidade dos dois times é um diferencial do confronto, que tem tudo para ser eletrizante.

“A partida desta sexta-feira será significativa. Tratam-se de duas equipes com profissionais competentes e com técnicos “de peso”. O Régis (Marrelli) tem desenvolvido um excelente trabalho conosco. Estamos na terceira posição e seguimos com muito trabalho e dedicação para conquistarmos mais uma grande vitória”, completou o pivô do CAP.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio máster da CAIXA, os patrocínios de INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani, Ministério do Esporte e Governo Federal.