#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Rivalidade antiga

24-11-2015 | 06:39
Por Liga Nacional de Basquete

Donos de grande rivalidade no NBB, Brasília e Franca se enfrentam na capital federal, nesta quarta-feira, em importante briga pelo topo da classificação

Equipes de enorme tradição no basquete nacional e donos de campanhas parecidas na atual temporada do NBB, UniCEUB/Cartão BRB/Brasília e Franca Basquete se encontrarão, nesta quarta-feira (25/11), no Ginásio da ASCEB, em Brasília (DF), às 20 horas, para uma importante disputa por posições na tabela de classificação. A partida é válida pela quarta rodada da competição e foi remarcada devido às participações de ambas as equipes na Liga Sul-Americana 2015.

A equipe da capital federal tem campanha de três vitórias e uma derrota, enquanto os francanos têm dois resultados positivos contra um negativo. Caso o time do interior paulista venha a vencer, passará os candangos na classificação do NBB 2015/2016. Caso contrário, os brasilienses igualarão a campanha do então vice-líder Paschoalotto/Bauru.

“É a nossa estreia em casa. Estamos há 10 jogos oficiais na estrada, longe do torcedor. É um fator muito importante jogarmos no nosso ginásio, para a torcida conhecer a nossa cara, conhecer a cara do nosso time. Será bem legal”, destacou o armador Jefferson Campos, titular nos últimos jogos por causa da contusão do ala Arthur.

Jefferson Campos, do Brasília, e Humberto, do Pinheiros

Em seu primeiro jogo em casa no NBB, Brasília tentará manter o bom momento na competição diante do Franca (Ricardo Bufolin/ECP)

O Brasília, que vinha invicto no NBB 2015/2016, viu sua estabilidade na competição desmoronar diante do Vitória. Em Salvador (BA), o time baiano pôs fim a sequência de três vitórias em três jogos dos brasilienses ao vencerem com uma margem segura de pontos, 83 a 73.

Já os paulistas, que não atuam pela competição há duas semanas devido à participação na segunda fase da Liga Sul-Americana, tiveram em seu último confronto no NBB um resultado positivo, diante do Decisão Engenharia/Minas, por 85 a 75.

“Franca é um time duríssimo, mas estamos prontos para enfrentá-los. A gente aproveitou para descansar no fim de semana e voltamos aos treinos para acertarmos alguns detalhes que faltaram na partida contra o Vitória (única derrota no NBB, na última quinta-feira), para fazermos bons jogos nesta semana”, completou o camisa 3 do Brasília.

O confronto ainda será marcado pelo reencontro de Lula Ferreira com a torcida do Brasília. O ex-técnico do tricampeão do NBB novamente irá à capital federal enfrentar o elenco candango. Porém, Lula tem retrospecto negativo enfrentando seu ex-time. Nas seis partidas que fez contra os brasilienses, foram duas vitórias e quatro derrotas. À frente do Brasília, o treinador foi campeão da segunda edição do NBB.

Campeão do NBB 09/10 pelo Brasília, Lula Ferreira, técnico do Franca, fará mais um reencontro com sua ex-equipe (Newton Nogueira/Divulgação)

Campeão do NBB 09/10 pelo Brasília, Lula Ferreira, técnico do Franca, fará mais um reencontro com sua ex-equipe (Newton Nogueira/Divulgação)

Para o duelo desta quarta-feira, Lula Ferreira terá problemas na montagem do time. Nezinho e Mathias estão vetados pelo departamento médico. O camisa 23 está com uma lesão muscular grau um na coxa direita, e permanecerá em Franca realizando tratamento com o fisioterapeuta Rogério Barbosa. Já o pivô sofreu uma entorse no joelho, durante o jogo contra o Guaros de Lara, na Venezuela, e ficará em recuperação por seis semanas.

“Sabemos que o grau de dificuldade aumenta sem a presença do Mathias e do Nezinho. Mas temos que entrar focados e fazer o determinado pelo Lula, seguindo a estratégia à risca já que perdemos duas peças fundamentais em nosso time para esse jogo. É muito importante imprimirmos uma defesa forte para buscarmos o resultado positivo”, disse Guilherme Schneider, ala da equipe do Franca.

O duelo, dono de grande história dentro do NBB, colocará os dois adversários frente a frente pela 24ª vez na competição. Os brasilienses levam vantagem no duelo (15 a 8). Na última temporada, cada um venceu uma vez. Em Franca, a equipe mandante manteve a invencibilidade na competição, batendo os adversários por 81 a 73. Na capital federal a história foi diferente, pois os donos da casa dominaram o jogo do começo ao fim e ganharam, por xx a xx.

Guilherme Giovannoni, do Brasília, e Rogério, do Franca

Brasília e Franca fizeram a Final do NBB 10/11, vencida pelos candangos, por 3 a 1 (Célio Messias/LNB)

As equipes já fizeram séries memoráveis pelos playoffs da competição. Na primeira temporada do NBB, os times se encontraram nas quartas de final e decidiram a vaga apenas no quinto e decisivo jogo. A equipe do Brasília saiu vencedora da batalha ao ganhar a partida derradeira, por 64 a 59.

Duas temporadas depois o confronto se repetiu, dessa vez pela Final do NBB 2010/2011. Brasília foi dominante ao longo da série e venceu os rivais por 3 a 1. Guilherme Giovannoni foi o grande nome da decisão. O experiente ala/pivô, que ganhou o prêmio de MVP das Finais, teve médias de 22,2 pontos e 8,2 rebotes ao longo dos quatro jogos.

Confira mais informações e curiosidades sobre a partida:

Enorme respeito
O técnico Lula Ferreira, do Franca, irá se reencontrar com seu ex-time. O treinador comandou o Brasília durante as duas primeiras temporadas do NBB e em uma partida da terceira edição. No banco da equipe da capital nacional, foram 61 vitórias e 21 derrotas, tendo um aproveitamento fantástico de 74,4%. Com Lula no comando, o time candango conquistou seu primeiro título do NBB, na temporada 2009/2010.

Longo histórico
As duas equipes já se enfrentaram 23 vezes em toda história do NBB. A equipe candanga leva vantagem no confronto direto, com 15 vitórias, contra oito dos francanos.

Equilíbrio recente
Nos últimos quatro embates entre os times, cada um venceu dois, todos dos mandantes. Na capital federal, o Brasília ganhou, por 87 a 72, na temporada 2013/2014, com grande atuação de Giovannoni (27 pontos e dez rebotes), e 74 a 62 na edição 2014/2015. Já em Franca, a equipe da casa fez 75 a 70 na edição 2013/2014, e 81 a 73 no ano seguinte.

Rivalidade antiga
Brasília e Franca se enfrentaram na Final da temporada 2010/2011 do NBB. Na série melhor de cinco, o esquadrão candango saiu campeão ao derrotar o rival, por 3 a 1.

Desfalques
O Franca entrará em quadra com dois importantes desfalques: o armador Nezinho, com uma lesão muscular de grau um na coxa direita, e o pivô Mathias, que se recupera de um entorse no joelho. Pelo lado do Brasília, as baixas ficam por conta do alas Arthur e Pilar, ambos com lesão no músculo adutor da coxa esquerda.