#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Rivalidadee ambição

07-03-2018 | 07:23
Por Liga Nacional de Basquete

Playoff épico, duelo de MVP's e aspirações na tabela: Pinheiros e Flamengo fazem confronto interessante nesta quinta-feira, ao vivo no Facebook

Recheado de atrativos, duelo entre Pinheiros e Flamengo promete fortes emoções nesta quinta-feira (Ricardo Bufolin/ECP)

EC Pinheiros e Flamengo entrarão em quadra nesta quinta-feira (08/03) carregando um interessante clima de rivalidade, baseado em grandes duelos ao longo da história do NBB CAIXA e uma série de playoffs épica na temporada passada. O duelo será no Ginásio Henrique Villaboim, em São Paulo (SP), às 19h30, com transmissão ao vivo via Facebook Live na página do NBB. Entenda o porquê dessa rivalidade e não deixe de assistir a este jogão.

+Mais de 6 mil vendidos: corra e garanta seu ingresso para o Jogo das Estrelas 2018

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike, Penalty e Wewi e os apoios do Açúcar Guarani e do Ministério do Esporte.

Rivalidade, sim

O duelo entre Pinheiros e Flamengo ganhou um tom de rivalidade principalmente depois da série quartas de final da edição passada do NBB CAIXA. A equipe carioca, que havia sido líder da fase de classificação, chegou a abrir 2 a 0 na série e colocou a mão na vaga às semifinais, mas viu o time pinheirense, oitavo, ressurgir das cinzas e mudar a história do confronto.

Depois de empatar a série em 2 a 2, os paulistas venceram o Jogo 5 em pleno Rio de Janeiro, por 78 a 75, e conquistaram a vaga na semi. O resultado deixou os rubro-negros, que vinham de quatro títulos do NBB CAIXA seguidos, de fora de uma semifinal pela primeira vez em toda a história da competição.

Em pleno Tijuca, Pinheiros foi o primeiro time na história a eliminar o Flamengo antes das semifinais do NBB CAIXA (João Pires/LNB)

Além do playoff épico, o Pinheiros se tornou uma “pedra no sapato” do Flamengo por ser um dos times que mais os venceu no Rio de Janeiro na história do NBB CAIXA, algo que poucos conseguiram ao longo das dez edições do campeonato. Em 14 partidas em solo carioca, foram seis vitórias pinheirenses – todas elas nos dez últimos jogos. O placar geral do confronto entre as duas equipes é de 15 x 11 para o Flamengo.

+Escolha os titulares de NBB Brasil e NBB Mundo para o Jogo das Estrelas 2018

O último triunfo rubro-negro sobre o Pinheiros foi no primeiro turno da atual temporada, na Arena Carioca 1, por 72 a 68. Com 17 pontos e oito rebotes, JP Batista foi o destaque flamenguista ao lado de Marquinhos, que registrou 16 pontos e nove assistências. Pelo lado pinheirense, Holloway foi autor de um expressivo duplo-duplo de 18 pontos e 15 rebotes.

Duelo de cestinhas

Cestinhas deste NBB CAIXA, Marquinhos e Holloway são também os dois últimos MVP’s do campeonato (João Pires/LNB)

Outro ingrediente que apimentará ainda mais a partida desta quinta-feira será o duelo entre os dois maiores cestinhas da atual edição do NBB CAIXA: Marquinhos (18,5 pontos por jogo) e Desmond Holloway (17,0 pontos por jogo).

+Lista completa de cestinhas do NBB CAIXA 2017/2018

Além de cestinhas, os dois são os dois últimos MVP’s do maior campeonato do basquete brasileiro. O norte-americano faturou o prêmio na temporada passada (2016/2017), enquanto que o ala do Flamengo ganhou em 2015/2016.

Nos duelos diretos entre eles no NBB CAIXA, Marquinhos leva larga vantagem sobre Holloway. São dez vitórias, contra apenas quatro do pinheirense. O rubro-negro acumula médias de 18,5 pontos e 5,0 rebotes quando joga contra o gringo da equipe paulista, que não fica para trás e soma 17,9 pontos e 4,0 rebotes nos respectivos confrontos contra o rival.

Ambições na tabela

– Flamengo (2º)

Com 20 vitórias em 23 partidas (87,0% de aproveitamento), o Flamengo ocupa a vice-liderança da temporada 2017/2018 do NBB CAIXA e está na caça ao líder Paulistano. As duas equipes possuem o mesmo número de derrotas (três), mas o CAP tem dois jogos a mais e 22 vitórias na conta.

Para assumir a liderança, o time do técnico José Neto precisa ter pelo uma vitória a mais do que o Paulistano, devido à desvantagem no confronto direto em caso de empate de campanhas – perdeu os dois jogos para o CAP na fase de classificação.

+Tabela de classificação completa do NBB CAIXA 2017/2018

“Nosso foco está muito bem ajustado, que é sempre o próximo confronto. Não penso no Paulistano, quando chegar a hora de nos enfrentarmos é que irei pensar. Estamos muito focados no nosso trabalho para chegarmos bem aos playoffs”, disse o técnico do Flamengo, José Neto.

Com 15 vitórias nos 16 últimos jogos, Flamengo prefere “esquecer” o Paulistano e focar na dura sequência que tem pela frente (João Pires/LNB)

O Flamengo ainda terá mais cinco partidas até o final da fase de classificação: Pinheiros, Mogi e Botafogo fora de casa, e Solar Cearense e Universo/Vitória em casa. Já o Paulistano terá mais três partidas, todos eles como visitante: Campo Mourão, Joinville/AABJ e Banrisul/Caxias.

Se a fase de classificação acabasse hoje, o Flamengo estaria direto nas quartas de final do NBB CAIXA e seu adversário sairia da série oitavas de final entre Caxias (7º) e Solar Cearense (10º).

– Pinheiros (8º)

Do outro lado, o Pinheiros está na oitava colocação, com campanha de 13 triunfos em 24 oportunidades (54,2% de aproveitamento), e almeja subir na tabela até o final da fase de classificação, o que pode acontecer já nesta quinta-feira. Caso vença o Flamengo, o time do técnico César Guidetti entrará em um tríplice empate com Caxias e Universo/Vitória e pulará da oitava para a sexta posição devido aos critérios de desempate.

+Tabela de classificação completa do NBB CAIXA 2017/2018

Caso vença o Flamengo, Pinheiros pode subir de 8º para o 6º lugar (Stephan Eilert/Solar Cearense)

Já em caso de derrota, os pinheirenses permanecerão estacionados na oitava colocação, já que a distância para o nono colocado Minas é de três vitórias – os mineiros têm um jogo a menos.

E por falar nele, o Minas seria o adversário do Pinheiros nas oitavas de final caso a fase de classificação terminasse hoje. O vencedor dessa série enfrentaria o líder Paulistano/Corpore nas quartas.

Até o final da fase de classificação, o Pinheiros terá mais três jogos depois de enfrentar o Flamengo: Minas (em casa), Mogi das Cruzes/Helbor (fora) e LSB/Uniso (em casa).