#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Rodadatripla

31-10-2018 | 12:47
Por Liga Nacional de Basquete

Reencontros entre técnicos e jogadores, duelo de cestinhas e transmissões na web: três jogos agitam a rodada desta quarta-feira no NBB CAIXA

Nesta quarta-feira (31/10), três jogos agitam o NBB CAIXA 2018/2019. O Life Fitness/Minas enfrentará o Vasco da Gama, na Arena Minas Tênis Clube, às 19 horas, com transmissão ao vivo no Facebook do NBB. Já o Sesi Franca Basquete, quarto colocado na tabela de classificação, viajará para Fortaleza e medirá forças com o Basquete Cearense, às 20 horas, na Arena CFO.

+Confira a tabela de classificação do NBB CAIXA

Logo em seguida, o Universo/CAIXA/Brasília entrará em ação contra o Sendi/Bauru Basket, às 21horas, no Ginásio da ASCEB, com transmissão ao vivo pelo Twitter do @NBB.

A primeira partida da noite, entre Minas e Vasco, colocará frente a frente dois velhos conhecidos: Flávio Espiga e Alberto Bial, do Vasco e Minas, respectivamente.

Flávio Espiga foi assistente de Alberto Bial por cinco temporadas (Fotojump/LNB)

Em 2010, Flavio Espiga encerrou sua carreira como jogador no Joinville, comandado por Alberto Bial. Logo no ano seguinte, o ex-jogador aceitou o convite do treinador do time catarinense e assumiu como assistente técnico da equipe.  Após uma temporada no time catarinense, os dois seguiram para o basquete Cearense, onde ficaram juntos por cinco temporadas.

O final da parceria aconteceu somente em 2017, quando Flávio Espiga aceitou a proposta do Minas e assumiu o comando técnico do time mineiro, o primeiro em sua carreira como treinador.

Desde que rumou para o time minastenista, Espiga enfrentou o seu “mentor” em duas oportunidades no NBB CAIXA. No primeiro confronto quem levou a melhor foi o Basquete Cearense de Bial, que venceu por 66 a 58. Já no segundo jogo, o Minas deu o troco e conseguiu a vitória por 75 a 63.

Em boa fase, Kurtz reencontra Franca

Na segunda partida da noite, o Basquete Cearense receberá o Sesi Franca Basquete, no Centro de Formação Olímpica, em Fortaleza (CE), às 20 horas. O Carcará, que ainda não venceu na competição, contará com o apoio de sua torcida para buscar a primeira vitória na temporada 2018/2019 do NBB CAIXA.

Mesmo com a campanha negativa de quatro derrotas em quatro jogos, um jogador, em especial, chamou a atenção pela equipe comandada pelo treinador Dannyel Russo: o pivô Douglas Kurtz, que já teve passagens pelo time francano.

Kurtz, do Basquete Cearense, acumula duas passagens com as cores do Franca (Staff Images/Flamengo)

No Franca, o jogador de 31 anos participou de duas edições do NBB CAIXA (2012/2013 e 2015/2016), onde teve médias de 8,45 pontos e 3,9 rebotes em 75 partidas.

Na atual temporada, Kurtz lidera as estatísticas de pontos, rebotes e eficiência do Carcará no campeonato, com médias de 14,5, 7,3 e 16,5, respectivamente. Na derrota para o São José, por 82 a 76, ele teve grande atuação, com 27 pontos, dez rebotes e 30 de eficiência, muito próximo de quebrar seu recorde de 28 pontos em uma partida – contra o próprio Basquete Cearense, em 2014, com a camisa do Pinheiros.

+Estatísticas completas da carreira de Douglas Kurtz no NBB CAIXA

Outro ponto a se destacar é o equilíbrio entre as equipes nos confrontos pelo NBB CAIXA. Nas últimas seis edições do campeonato, Basquete Cearense e Franca se encontraram em 12 oportunidades, todas pela primeira fase, com seis vitórias para cada time.

Duelo de cestinhas em Brasília

No último jogo de quarta-feira, entre Brasília e Bauru, promete ser pegado. Com campanhas distintas no NBB CAIXA, o Brasília, com quatro derrotas em quatro partidas, vai atrás de sua primeira vitória na competição. Já a equipe paulista, com duas vitórias em quatro jogos, busca a recuperação após a derrota para o Sesi Franca Basquete na última rodada da competição.

Um dos elementos que promete apimentar ainda mais a partida é o encontro de dois dos maiores cestinhas da atual edição do NBB CAIXA: Lucas Mariano e Zach Graham, do Bauru e Brasília, respectivamente.

O pivô Lucas Mariano, do Bauru, começou a temporada 18/19 muito bem (Victor Lira/Bauru Basket)

Após quatro jogos na maior competição do basquete nacional, o pivô do dragão chamou a atenção do técnico Demétrius Ferracciú pelos bons números e, até aqui, anotou médias de 19 pontos, 5,8 rebotes, 1,5 assistências, além de 18,3 no índice de eficiência.

+Estatísticas completas de Lucas Mariano no NBB CAIXA

Estreante no NBB CAIXA, os números Zach no Brasília impressionam. Após quatro jogos no NBB CAIXA, o ala/armador norte-americano anotou médias de 20 pontos, 3,5 rebotes, 2,5 assistências, além de 16,8 no índice de eficiência com a camisa da equipe candanga.

+Estatísticas completas de Zach Graham na atual temporada do NBB CAIXA

Em seu primeiro ano no Brasil, norte-americano Zach Graham vem se destacando no NBB CAIXA (Rodrigo Coca/Agência Corinthians)Outra curiosidade do confronto fica pelo reencontro de André Germano, treinador do Brasília, com sua ex-equipe: o Bauru. Germano teve passagem pelo Dragão de 2014 até o fim da última temporada, onde foi coordenador das categorias de base do clube, técnico do sub-19 e assistente técnico do time profissional que conquistou Liga Sul-Americana, Liga das Américas e o NBB CAIXA 2016/2017.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio máster da CAIXA, os patrocínios de INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani, Ministério do Esporte e Governo Federal.

Próximos jogos do NBB CAIXA:

31/10 (quarta-feira)

19h – Life Fitness/Minas x Vasco da Gama – transmissão ao vivo no Facebook do NBB

20h – Basquete Cearense x Sesi Franca Basquete

21h – Universo/Caixa/Brasília x Sendi/Bauru Basket – transmissão ao vivo no Twitter do NBB

01/11 (quinta-feira)

19h – Joinville/AABJ x Corinthians – transmissão ao vivo no Facebook do NBB

20h – Botafogo x Mogi das Cruzes/Helbor

20h45 – Flamengo x EC Pinheiros – transmissão ao vivo no Bandsports

02/11 (sexta-feira)

19h15 – Universo/Caixa/Brasília x Sesi Franca Basquete – transmissão ao vivo no Facebook do NBB

20h – Basquete Cearense x Sendi/Bauru Basket

21h10 – Vasco da Gama x Paulistano/Corpore – transmissão ao vivo no Foxsports

03/11 (sábado)

14h – Flamengo x Corinthians – transmissão ao vivo na Band

17h – Life Fitness/Minas x EC Pinheiros

+Confira a tabela completa de jogos do NBB CAIXA