#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Sábado dedecisão

21-12-2018 | 06:10
Por Liga Nacional de Basquete

Flamengo x Minas e Pinheiros x Botafogo: dois semifinalistas da Copa Super 8 serão definidos neste sábado

Um dos confrontos das semifinais da Copa Super 8 já foi definido. Será entre Sesi Franca (1º) e Paulistano (5º). Agora, os outros dois semifinalistas serão conhecidos neste sábado (22/12), que contará com duas partidas de quartas de final do torneio.

Primeiro, Flamengo (3º) e Life Fitness/Minas (6º) se enfrentarão na Arena Carioca 1, às 14 horas, com transmissão ao vivo da Band. Em seguida, às 16 horas, será a vez de EC Pinheiros e Botafogo medirem forças, no Ginásio Henrique Villaboim, em São Paulo (SP), ao vivo no BandSports.

E já que a proposta é fazer uma maratona do basquete nesse sabadão, preparamos um apanhado de informações de cada partida para você ficar por dentro de tudo antes das decisões.

Se liga aí!

Flamengo x Life Fitness/Minas

Minas e Flamengo realizarão um confronto pela Copa Super 8 entre duas equipes tradicionais do basquete nacional. Pelo NBB CAIXA, ambas equipes já mediram forças em 24 oportunidades e o retrospecto é amplamente favorável para os rubro-negros, com 21 vitórias, contra apenas três da equipe minastenista.

Em sua primeira temporada no Minas, Gegê enfrentou seu ex-clube, onde foi multi-campeão, pelos playoffs do último NBB CAIXA (Staff Images/Flamengo)

Em playoffs do NBB CAIXA, os times se encontraram somente na última temporada, com vitória do Flamengo nas quartas de finais, por 3 a 0 na série (70 x 84, 101 x 74 e 97 x 92).

Comparativo: ataque e defesa

Estatísticas do confronto entre Flamengo e Minas (Arte/LNB)

Mesmo com campanhas distintas no primeiro turno do NBB CAIXA, as estáticas de Minas e Flamengo nos dois lados da quadra são similares.

Na tábua ofensiva, por exemplo, o Flamengo detém média de 81,08 pontos marcados por jogo, o quinto melhor aproveitamento entre os times do NBB CAIXA. Já o Minas, com média de 78,00 pontos por jogo, nona melhor marca do campeonato, também mantém um bom volume de jogo no lado ofensivo da quadra.

No quesito defensivo a disparidade também é mínima. Enquanto o time da Gávea é a equipe com a melhor defesa da competição – média de 70, 54 pontos sofridos por partida -, a equipe mineira vem logo atrás, com o quarto melhor aproveitamento defensivo – média de 78,31 pontos sofridos por jogo.

Dia de estreia

O Minas contará com um reforço de peso no confronto decisivo com o Flamengo. Trata-se do experiente ala/armador Leandrinho, de 36 anos.

Recém contratado pelo time minastenista, o jogador foi inscrito pelo time mineiro na Copa Super 8 e está livre para atuar por sua nova equipe.

+Estatísticas de Leandrinho no NBB CAIXA

Pinheiros x Botafogo

Na história do NBB CAIXA, Botafogo e Pinheiros se enfrentaram apenas três vezes – o Glorioso entrou na elite do basquete brasileiro apenas na temporada passada. A equipe paulista levou a melhor nos três confrontos, o primeiro por 81 a 73, no Rio de Janeiro (RJ), o segundo por 80 a 77, em São Paulo (SP), e o terceiro, nesta temporada, por 91 a 76.

Comparativo: defesa e ataque

Estatísticas apontam ligeira vantagem para o Pinheiros no confronto com o Botafogo (Arte/LNB)

Segundo e sétimo colocados, Pinheiros e Botafogo realizarão um jogão nas quadras da Copa Super 8.

Dono do terceiro melhor ataque do NBB CAIXA, com média de 82,31 pontos por jogo, o time pinheirense comandado por César Guidetti tem se destacado na tábua ofensiva da quadra, com muitas bandejas, infiltrações e bolas de longa distância.

Além de ter quarto melhor ataque da competição (81,58 pontos), o Pinheiros possui um grande volume de bolas de 3 pontos, com 10,5 acertos por partida – a terceira equipe que mais converte arremessos do perímetro.

Já o Botafogo, mais modesto, detém o quarto pior aproveitamento ofensivo da competição, com média de 75,38 pontos por partida. Mas nas bolas de dois pontos, o Botafogo apresenta bons números, com 20,25 convertidas por duelo – a terceira melhor marca da competição nesse quesito.

Já quando o assunto é a defesa, o Pinheiros também segue na frente. Com média de 76,15 pontos sofridos por jogo, o time da capital paulista detém a terceira melhor defesa no primeiro turno do NBB CAIXA. Enquanto isso, o Botafogo, com média de 79,15 pontos sofridos por partida, fica com a oitava melhor defesa da competição.

Reencontros

O pivô Ralfi Ansaloni vive o melhor momento de sua carreira. Depois de passar duas temporadas no EC Pinheiros, o rival desta quinta-feira, onde teve boas médias de 9,1 pontos, 6,5 rebotes e 10,8 de eficiência, em 74 partidas do NBB CAIXA, o jogador de 2,10m se transferiu para o Botafogo no início da temporada 2018/2019 e se transformou em um dos destaques da equipe carioca – médias de 14,5 pontos, 7,6 rebotes e 16,7 de eficiência, além dos 53,6% de aproveitamento nos arremessos de 3 pontos.

Ansaloni atuou com a camisa do Pinheiros nas duas últimas temporadas do NBB CAIXA (João Pires/LNB)

Além de Ansaloni, outros dois jogadores que estarão em quadra já atuaram pelas duas equipes. Pelo Botafogo, o ala/pivô Arthur Bernardi vive essa experiência. Na última temporada, o jogador defendeu o clube da capital paulista e teve médias de 8,3 pontos, 3,3 rebotes e 7,7 de eficiência. A evolução de Arthur na atual edição do NBB CAIXA é destacável, com bom aumento nas estatísticas – 13,4 pontos, 5,1 rebotes e 13,5 de eficiência.

O ala Gabriel passou pela situação inversa. O jogador de 25 anos vestiu as cores do Glorioso no NBB CAIXA 2017/2018, onde teve boas atuações – médias de 10,4 pontos e 6,6 de eficiência, em 23,6 minutos por partida. Já na atual temporada, com as cores do Pinheiros, Gabriel enfrenta uma grande concorrência de alas no elenco e, com menos minutos de quadra, seus números caíram (2,6 pontos, 1,7 rebotes e 1,6 de eficiência).

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio máster da CAIXA, os patrocínios de INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani, Ministério do Esporte e Governo Federal.