#JOGAJUNTO

Liga Ouro / Mais basquete

São eles

26-06-2015 | 10:54
Por Liga Nacional de Basquete

Jacareí e Santos vencem semifinais, garantem vaga na decisão da Supercopa Brasil e conquistam direito de disputar próxima edição da Liga Ouro

Jacareí é um dos finalistas da Supercopa Brasil e pode disputar a próxima Liga Ouro (CBB/Divulgação)

Jacareí é um dos finalistas da Supercopa Brasil e pode disputar a próxima Liga Ouro (CBB/Divulgação)

Na noite desta quinta-feira foram definidos os semifinalistas da edição de 2015 da Supercopa Brasil. Depois de vencerem suas respectivas semifinais, os paulistas Jacareí Basketball e Fupes/Santos se classificaram à decisão do torneio organizado pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e conquistaram o direito de disputar a próxima edição da Liga Ouro, a divisão de Acesso ao NBB.

Agora, as equipes decidirão o título da Supercopa Brasil, neste ano realizada na cidade de Brusque, em Santa Catarina, na noite desta sexta-feira, às 20 horas (de Brasília). Na preliminar, às 18 horas (de Brasília), o Paysandu Sport Club (PA) e o Ponta Grossa/CCR Rodonorte (PR) disputam o terceiro lugar.
Para chegar à decisão, o Jacareí teve grande desempenho no segundo tempo e venceu o Ponta Grossa por 82 a 69.

Depois de fechar o primeiro tempo com apenas um ponto de frente (39 a 38), a equipe do Vale do Paraíba deslanchou depois do intervalo e garantiu a vitória. O cestinha da equipe vencedora foi o ala/pivô Pajé, ex-São José/Unimed, com 20 pontos.

“O primeiro tempo foi marcado pelo equilíbrio e nervosismo das duas equipes. Mas a partir do terceiro período conseguimos encaixar a defesa e saiu o contra-ataque. O time está de parabéns pela aplicação, garra, determinação e as vagas na final e na Liga Ouro. Também é preciso destacar que pelo quarto jogo seguido o adversário não consegue marcar 70 pontos. Agora vamos buscar o título da Supercopa”, comentou o técnico André Luis Silva, do Jacareí.

Na outra semifinal, Santos não teve facilidade para superar o Paysandu e se classificar à final. Para vencer pelo apertado placar de 77 a 70, a equipe do litoral do Estado de São Paulo contou com 27 pontos do cestinha Murilo Veloso, que disputou o NBB 6 pelo Universo/Goiânia.

“Foi um jogo disputado e decidido nos minutos finais. Sabíamos que o time deles era eficaz nas bolas de três e descuidamos no último quarto quando eles chegaram ao empate em 70 a 70. Tivemos tranquilidade para abrir uma vantagem que nos garantiu a vitória. O mais importante é que estamos na final e garantimos a vaga na Liga Ouro. Mas vamos entrar contra Jacareí para ganhar e conquistar esse título inédito”, comentou o técnico santista Daniel Leque.

Finalistas da Supercopa Brasil, Jacareí e Santos precisarão atender aos pré-requisitos impostos pela Liga Nacional de Basquete (LNB) para terem suas entradas na Liga Ouro 2016 de fato confirmadas. Na última temporada, o Caxias Basquete (RS) venceu a Divisão de Acesso ao NBB e garantiu um lugar na elite do basquete nacional.

Santos poderá ser um representante do Estado de São Paulo na Liga Ouro 2016 (CBB/Divulgação)

Santos poderá ser um representante do Estado de São Paulo na Liga Ouro 2016 (CBB/Divulgação)