#JOGAJUNTO

Seleção Brasileira

Segundo passo

31-08-2014 | 03:02
Por Liga Nacional de Basquete

Seleção Brasileira deslancha a partir do segundo quarto, bate Irã com facilidade e conquista segunda vitória na Copa do Mundo; próximo desafio será contra a Espanha

Alex foi o maior pontuador brasileiro na partida frente ao Irã (FIBA/Divulgação)

Alex foi o maior pontuador brasileiro na partida frente ao Irã (FIBA/Divulgação)

Depois da grande vitória sobre a França na rodada de abertura da Copa do Mundo de Basquete, a Seleção Brasileira voltou à quadra neste domingo para enfrentar o Irã e tornou a conquistar um triunfo. O primeiro quarto até foi complicado, mas o time verde-amarelo venceu o duelo realizado no Palacio Municipal de Esportes, na cidade de Granada, com tranquilidade, pelo placar de 79 a 50, e somou seu segundo resultado positivo em dois jogos disputados no Grupo A da competição realizada na Espanha.

Para levar a melhor no confronto deste domingo, o selecionado verde-amarelo superou um primeiro quarto ruim, vencido pelos iranianos por 18 a 17. A partir do segundo período, a equipe melhorou sua defesa, passou a contra-atacar com liberdade e deslanchou. Depois disso, o esquadrão nacional não deu mais chances aos rivais e dominou completamente o jogo.

Mais uma vez com um bom jogo coletivo – todos os 12 jogadores pontuaram –, o time brasileiro teve como principal cestinha na partida o ala Alex Garcia, que marcou 12 pontos, seguido pelo ala/armador Leandrinho Barbosa e o pivô Tiago Spliter, autores de 11 e dez pontos, respectivamente.

“Não fizemos um bom primeiro quarto, mas a partir do segundo período imprimimos nosso ritmo de jogo, melhoramos na defesa e o ataque fluiu. Foi uma partida importante para revezar todos os jogadores, dar ritmo de jogo e melhorar ainda mais o entrosamento”, disse o cestinha Alex.

– Clique aqui e confira as estatísticas completas da partida

Com 100% de aproveitamento no Mundial,  a Seleção Brasileira terá como próximo adversário a anfitriã Espanha, nesta segunda-feira, às 17 horas (de Brasília), novamente com transmissão ao vivo do canal SporTV.

“A nossa defesa voltou a fazer a diferença a partir do segundo quarto e conseguimos essa importante vitória. Sabemos das dificuldades que teremos pela frente, agora vamos enfrentar um forte adversário que é a Espanha, mas temos condições de jogar de igual para igual e vamos para cima deles”, disse o pivô Anderson Varejão.

Anderson Varejão pegou seis rebotes e, ao lado de Splitter, liderou a Seleção no fundamento (FIBA/Divulgação)

Anderson Varejão pegou seis rebotes e, ao lado de Splitter, liderou a Seleção no fundamento (FIBA/Divulgação)

A Seleção Brasileira não começou bem o duelo. Abusando dos erros em seu ataque, o time nacional teve muitas dificuldades para pontuar no início da partida e deu chance para os iranianos pontuarem em contra-ataque. Desta maneira, o selecionado da Ásia abriu oito pontos de frente (13 a 5) em cinco minutos de jogo e o técnico Rubén Magnano precisou pedir seu primeiro tempo técnico precocemente.

Depois da parada, o time verde-amarelo contou com bons lances de Larry Taylor e melhorou seu desempenho ofensivo. Vindo do banco de reservas, o jogador do Paschoalotto/Bauru marcou cinco pontos seguidos e o Brasil baixou a desvantagem no placar (13 a 10). Na sequência foi a vez de Alex aparecer bem e chamar a responsabilidade para a equipe verde-amarela. Com boas jogadas e aproveitamento impecável nos lances livres, o camisa 8 foi fundamental para a Seleção figurar pela primeira vez na frente do marcador (17 a 16). Mas, no finalzinho do primeiro quarto, o Irã tornou a assumir a liderança e fechou os dez primeiros minutos do jogo com um ponto de vantagem (18 a 17).

Garrafão brasileiro voltou a aparecer bem (FIBA/Divulgação)

Garrafão brasileiro voltou a aparecer bem (FIBA/Divulgação)

Logo no início do segundo período, a Seleção Brasileira deslanchou. Após dois contra-ataques rápidos concluídos por Alex e Nenê, a equipe nacional abriu três pontos de frente (23 a 20) e obrigou desta vez o técnico rival a parar o jogo. Mesmo depois do tempo técnico do treinador iraniano, o cenário continuou completamente favorável ao time da América do Sul.

Sem deixar os rivais pontuarem – o Irã marcou apenas seis pontos durante todo o quarto – os comandados de Magnano seguiram tendo liberdade para contra-atacar, contaram com bom desempenho de Nenê no garrafão e conseguiram levar para os vestiários uma confortável vantagem de 40 a 24 a seu favor.

Na volta do intervalo, Leandrinho roubou a cena. Até então discreto no jogo, o ala/armador realizou belas jogadas individuais no início da terceira parcial e a Seleção Brasileira seguiu ampliando a vantagem no marcador. No embalo do bom rendimento do camisa 10 e ainda com um forte trabalho defensivo, o time verde-amarelo seguiu atuando em um ritmo intenso e manteve o domínio do jogo com tranquilidade. Então, depois de vencer o terceiro período por 21 a 12, a equipe do Brasil levou 25 pontos de frente para o último período: 61 a 36.

Com a larga vantagem restou à Seleção Brasileira administrar o jogo durante a parcial final para confirmar o triunfo com tranquilidade. Sem utilizar nenhum dos jogadores titulares, Magnano deu tempo de quadra a todos os jogadores e a Seleção venceu sem sustos seu segundo compromisso em solo espanhol.

Em outra partida do Grupo A realizada neste domingo, a França levou a melhor sobre a Sérvia, em confronto decidido apenas nos segundos finais, por 74 a 73. Com o resultado, as duas equipes ficam com a mesma campanha (uma vitória e uma derrota) e dividem a terceira colocação da chave.

Confira a tabela completa dos jogos da Seleção Brasileira na primeira fase da Copa do Mundo de Basquete*:

Brasil 65 x 63 França
Brasil 79 x 50 Irã
01/09 (segunda-feira) – 17 horas – Brasil x Espanha
03/09 (quarta-feira) – 13 horas – Brasil x Sérvia
04/09 (quinta-feira) – 10h30 – Brasil x Egito

*Horários de Brasília

Confira todos os jogos da rodada deste domingo da Copa do Mundo de Basquete:

– Grupo A
Sérvia 73 x 74 França
Brasil 79 x 50 Irã
17h – Espanha x Egito

– Grupo B
Argentina 85 x 90 Croácia
Senegal 82 x 75 Porto Rico
15h – Filipinas x Grécia

– Grupo C
Finlândia 81 x 76 Ucrânia
República Dominicana 76 x 63 Nova Zelândia
16h30 – Estados Unidos x Turquia (SporTV)

– Grupo D
Eslovênia 89 x 68 México
Coreia do Sul 55 x 89 Austrália
15h – Lituânia x Angola