#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Segura o garoto!

12-02-2016 | 09:31
Por Liga Nacional de Basquete

Em grande fase, Lucas Dias tem média de 17,6 pontos nos últimos 3 jogos; confira as curiosidades do duelo deste sábado entre Pinheiros e Liga Sorocabana

Liga Sorocabana x EC Pinheiros – Ginásio Gualberto Moreira, em Sorocaba (SP) – sábado – dia 13 de fevereiro, às 17h30 (horário de Brasília)

4fev2016-Macaé-x-LSB-08-Foto-Raphael-Bózeo

Neto é o cestinha da competição com 18,7 pontos por partida (Raphael Bózeo/Macaé Basquete)

Deu certo!
Com ótima atuação do trio Neto, Gradnigo e Fab Melo, a Liga Sorocabana derrotou o Macaé Basquete, fora de casa, por 90 a 83, na última partida que fez pelo NBB 2015/2016.

Voltou
Na última partida o cestinha da temporada, Neto, voltou a anotar mais de 20 pontos (25) e está com uma média de 18,7 tentos por partida.

Bom retrospecto
Ainda falando nele, Neto tem seu recorde de assistências no NBB anotado contra o Pinheiros. Na primeira edição do NBB, o armador distribuiu 12 passes para cestas contra os rivais.

Foi bem
Outro atleta que tem seu recorde de assistências no NBB contra o adversário deste sábado é o ala/pivô Andrezão, do Pinheiros. O jogador anotou seis passes decisivos, contra a Liga Sorocabana, na temporada 2014/2015, quando vestia o uniforme do Basquete Cearense.

Terceira seguida…
A última derrota da última rodada para o Franca Basquete, por 91 a 87, foi a terceira seguida do Pinheiros na atual edição e igualou sua pior série na temporada. Antes da vitória contra o São José, na rodada 18, o time pinheirense havia perdido para o Caxias do Sul, Minas e Brasília.

Já foi maior
Se perder esta próxima partida, o Pinheiros chegará a sua pior sequência na história do campeonato novamente. Isto já aconteceu três vezes: na temporada 2009/2010 a equipe pinheirense perdeu para o Assis, Bauru, Brasília e Minas; e repetiu na edição 2013/2014 quando perdeu para a Liga Sorocabana, Paulistano, Palmeiras e São José.

Contraste
Apesar das piores séries históricas dos pinheirenses acontecerem fora de casa no NBB, neste ano, a equipe comandada pelo técnico César Guidetti venceu sete jogos dos 11 que confrontou como visitante.

????????????????????????????????????

Lucas Dias está com média de 17,6 pontos nos últimos 3 jogos (João Pires/LNB)

Reboteiros
Com 39,10 rebotes por partida, o Pinheiros é a equipe com maior número de rebotes por partida nesta edição do NBB e, em décimo colocado, com 5,75 sobras por partida, o jovem ala Lucas Dias é o líder da equipe e o único atleta da equipe que está no top 10 de jogadores com mais sobras por partida neste campeonato.

Olho nele
Além disso, Lucas Dias tem apenas três jogos com pontuação abaixo dos dois dígitos nesta temporada e é o 12º cestinha da temporada, com média de 14,5 pontos nos 20 jogos que disputou. É sua maior média em quatro temporadas no NBB.

Em alta
Nas derrotas para Mogi, Bauru e Franca, Lucas Dias anotou respectivos 19, 18 e 16 pontos e somou média de 17,6 pontos nos últimos três jogos. Alguém segura este garoto!

Dominantes
Com 3,85 bloqueios por partida, a equipe pinheirense também é líder em tocos dessa temporada.

Mérito defensivo
No duelo entre Pinheiros e LSB no primeiro turno, a defesa pinheirense impediu que o cestinha da temporada, Neto, desse sequência ao seu desempenho de quatro jogos anotando 20 ou mais pontos e permitiu apenas 14 pontos do ala/armador adversário.

400
Com mais um rebote, o armador Socas, da Liga Sorocabana, alcançará 400 sobras no maior campeonato de basquete do país.

Em cima deles!
O armador Alexandre Pinheiro, da Liga Sorocabana, tem seu máximo de bolas de 3 anotadas diante do Pinheiros. Este fato aconteceu na temporada 2009/2010, quando ainda representava o Vila Velha, e converteu cinco chutes de trás do perímetro e ajudou sua equipe a vencer os pinheirenses, por 81 a 76.

Holloway é o terceiro cestinha do campeonato com

Holloway é o terceiro cestinha do campeonato com média de 17,5 pontos em cada partida disputada) Ricardo Bufolin/ECP)

Reencontro #1
Na temporada 2012/2013 o ala/armador Holloway, do Pinheiros, estreou no NBB vestindo o uniforme da Liga Sorocabana. O atleta atuou apenas uma temporada pela equipe. No time sorocabano, foram 37 partidas e uma média de 20,3 pontos por jogo, o que o rendeu o troféu de cestinha daquela edição.

Pontua bem
Holloway é o terceiro cestinha da competição com média de 17,50 pontos nos 20 jogos já disputados.

Reencontro #2
O pivô Mineiro, do Pinheiros, também vestiu a camisa sorocabana. Na temporada 2011/2012 o jogador atuou em 21 jogos com a equipe, e teve médias de 10,8 pontos e 6,2 rebotes por partida.

Ampliou
Pinheiros e Liga Sorocabana se enfrentaram nove vezes desde a temporada 2011/2012 e a equipe da capital do Estado de São Paulo triunfou seis vezes.