#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Seleção da Semana #1

22-10-2018 | 07:50
Por Liga Nacional de Basquete

Experientes, chutadores e garoto do Corinthians: veja quem foram os destaques da 1ª semana do NBB CAIXA 2018/2019

A primeira semana do NBB CAIXA foi recheada de emoção e grandes partidas. Agora, chegou a hora de conhecermos a Seleção da Semana #1.

Vale lembrar que as escolhas são feitas pelos editores do portal da LNB e não necessariamente refletem a opinião da entidade. Confira a Seleção e deixe seu pitaco nas nossas redes sociais!

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio máster da CAIXA, os patrocínios de INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL e Açúcar Guarani.

1 – Corderro Bennett (EC Pinheiros)

Um dos grandes responsáveis pelo início de temporada perfeito do EC Pinheiros é Corderro Bennett. O armador norte-americano teve atuações importantíssimas nas vitórias pinheirenses e por isso ganhou um lugar na Seleção da Semana.

O jogador abriu a competição anotando 18 pontos e cinco assistências na vitória sobre Bauru. Depois, fez um jogo abaixo da média contra o São José – fez apenas seis pontos. No entanto, na rodada seguinte, contra Mogi, ele pegou fogo novamente e registrou 21 pontos (7/9 nos arremessos de quadra), seis rebotes e quatro assistências e totalizou 30 de eficiência.


Parece até que ele recarregou suas energias antes de começar a temporada para chegar assim, no “modo turbo”. Em todas as partidas, não faltou agressividade e velocidade do camisa 3 do Pinheiros, que já deu mostras de que será o grande playmaker do time na 11ª edição do NBB CAIXA.

2 – Felipe Vezaro (Joinville/AABJ)

O “time sensação” deste início de temporada do NBB CAIXA é o Joinville, e seu grande destaque também ganhou um lugar na Seleção da Semana: Felipe Vezaro. O ala, especialista nas bolas de 3 pontos, teve belas atuações nas três partidas da equipe catarinense no Rio de Janeiro e cavou seu lugar entre os melhores da semana.

Na vitória sobre o Botafogo, foram 13 pontos, cinco rebotes e cinco assistências (17 de eficiência). Já na dramática derrota para o Flamengo, ele anotou 13 pontos, sete rebotes e cinco assistências. E por fim, contra o Vasco, foram 20 pontos, cinco sobras e três servidas.


Além das médias de 15,3 pontos e 5,7 rebotes, Vezaro ainda contabilizou incríveis 47% de aproveitamento nas bolas de 3 pontos. Desta forma, registrou um total de 16,0 de eficiência e garantiu seu posto na Seleção da Semana.

3 – Isaac (EC Pinheiros)

Outro grande protagonista do início avassalador do Pinheiros no NBB CAIXA é Isaac, atleta mais regular da equipe no campeonato até aqui. Nas três vitórias pinheirenses, o ala de 28 anos de idade totalizou médias de 18,5 pontos e 4,0 rebotes (19,5 de eficiência por jogo).

Mas o que mais impressiona no jogo de Isaac são os aproveitamentos nos arremessos. Nas bolas de 3 pontos, o jogador tem uma média de 3,0 acertos por partida e 42,9% de aproveitamento. Já nas bolas de 2, são incríveis 88,9% de aproveitamento. E nos lances livres, 100%.


Isaac está disputando sua nona edição do NBB CAIXA e tem dado indicativos que, com a camisa do Pinheiros, pode fazer sua melhor temporada como atleta profissional. Se continuar afiado como está, esse fato será facilmente concretizado.

4 – Marquinhos (Flamengo)

Junto com o Pinheiros, o Flamengo é um dos times invictos na atual temporada do NBB CAIXA e será representado na Seleção da Semana através do ala Marquinhos, atual MVP do campeonato brasileiro.

Nas três primeiras partidas da competição, o ala de 2,07m de altura registrou 16,7 pontos e 5,7 rebotes em média e foi o grande destaque individual do elenco comandado pelo técnico Gustavo De Conti.


Na estreia contra o Basquete Cearense, o jogador fez 21 pontos. Já no segundo duelo, contra o Universo/Caixa/Brasília, foram 16 pontos para ele. E por fim, na dura vitória sobre Joinville, o camisa 11 do Mengão registrou 13 pontos e sete rebotes, em sua “pior” partida entre as três.

São esses números que justificam a presença do atual MVP do NBB CAIXA na Seleção da Semana #1. Se mantiver as boas médias das últimas temporadas, podem ter certeza que esta não será a primeira vez que o camisa 11 do Flamengo aparecerá por aqui.

5 – JP Batista (Mogi das Cruzes/Helbor) – Dono da Bola

E o prêmio de Dono da Bola da primeira semana ficou com JP Batista. Um dos reforços do Mogi para a nova temporada, o pivô ex-Flamengo dominou as áreas pintadas com propriedade e liderou o bom início de campeonato do Mogi, que venceu duas das três primeiras partidas que fez.

Foram expressivos 20,7 pontos, 9,0 rebotes, 1,7 assistências e 26,7 de eficiência em média para o experiente jogador nos duelos contra Paulistano, Pinheiros e Basquete Cearense. Contra os nordestinos, inclusive, ele registrou um sonoro duplo-duplo de 24 pontos e 14 rebotes, que lhe rendeu incríveis 30 de eficiência.


Diante das mudanças no elenco do Mogi, JP Batista ficou com uma função de criar e ser uma grande referência no ataque do time. Ele correspondeu. Portanto, não há dúvidas de que o pivô será um dos grandes nomes do time no campeonato. Aliás, a corrida pelo troféu de MVP do NBB CAIXA 2018/2019 já começou, e ele largou na frente.

Sexto Homem – Douglas Santos (Corinthians)

Quem vê a lista de atletas do Corinthians no NBB CAIXA naturalmente volta seus olhares para os nomes de Ricardo Fischer, Kyle Fuller, Gustavinho, Teichmann e Cia. No entanto, a equipe teve um destaque um tanto quanto inusitado na primeira semana do campeonato brasileiro: o jovem Douglas Santos, de 20 anos.

Com 2,02m de altura, o ala/pivô veio do banco nas duas partidas do Timão, contra Sesi Franca e Paulistano/Corpore, e correspondeu com atuações importantes: oito pontos e sete rebotes contra os francanos e 13 pontos e seis rebotes contra o CAP.


Bastante esguio e explosivo, Douglas colaborou bastante não só no ataque, mas principalmente na defesa. É claro que ele ainda tem muito a melhorar, mas mostrou total capacidade de evoluir ainda mais e se tornar uma peça constante na rotação do técnico Bruno Savignani no NBB CAIXA.

Confira a Seleção da Semana #1:

Bennett (EC Pinheiros)
Felipe Vezaro (Joinville/AABJ)
Isaac (EC Pinheiros)
Marquinhos (Flamengo)
JP Batista (Mogi das Cruzes/Helbor) – Dono da Bola

6º Homem: Douglas Santos (Corinthians)