#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Seleção dasemana

05-03-2018 | 02:31
Por Liga Nacional de Basquete

Confira os principais destaques individuais do NBB CAIXA nas Semanas #17 e #18; líder Paulistano tem dois selecionados e o Dono da Bola

A Seleção da Semana do NBB CAIXA 2017/2018 está de volta. Devido à janela das Eliminatórias para a Copa do Mundo, a competição teve poucas partidas na Semana #17 e, por isso, juntamos esses jogos à Semana #18 para a produção do time dos sonhos.

Então, a lista abaixo contempla 17 partidas realizadas entre os dias 20/02 e 04/03 (Semanas #17 e #18). Vale lembrar que esta é uma escolha dos editores do site da LNB com o intuito de promover o NBB CAIXA e não necessariamente reflete a opinião oficial da entidade.

É bem verdade que o líder Paulistano poderia emplacar vários jogadores na Seleção da Semana. Líder absoluto da competição, a equipe chegou a 20 vitórias seguidas, após dois elásticos triunfos sobre Botafogo e Vasco, por 48 e 43 pontos de diferença, respectivamente. Mas a força coletiva da equipe e a alta rotação do técnico Gustavo De Conti deixam isso de lado. Só que ainda assim, o time teve dois representantes, sendo um deles o Dono da Bola.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike, Penalty e Wewi e os apoios do Açúcar Guarani e do Ministério do Esporte.

1 – Yago (Paulistano/Corpore) – Dono da Bola
Médias na semana: 19,5 pontos, 69,2% de aproveitamento nas bolas de 3 (9/13) e 4,0 assistências

Como conseguir 39 pontos em 24 minutos? É só perguntar para o Yago. Foi assim que o “monstrinho” roubou os holofotes para si nos dois jogos do Paulistano na última semana e não só garantiu um lugar na Seleção da Semana como também foi eleito o Dono da Bola pelo site da Liga Nacional de Basquete.

Primeiro, diante do Botafogo, o armador de 18 anos precisou de apenas 16 minutos em quadra para anotar 25 pontos (7/10 nas bolas de 3) e ainda distribuir seis assistências. Já contra o Vasco, o camisa 2 ficou só oito minutos em quadra, até por conta de uma lesão sofrida no tornozelo, mas deu show. Foram 14 pontos (3/4 nos arremessos de quadra) e uma das jogadas mais bonitas da temporada.

2 – Greg Brown (Campo Mourão Basquete)
Médias na semana: 19,0 pontos, 6,3 assistências e 4,3 rebotes

A temporada de Campo Mourão não é das melhores, mas Greg Brown vem tendo bom desempenho individual. Selecionado para o Torneio de Enterradas do Jogo das Estrelas, o armador norte-americano teve duas atuações marcantes nos três jogos disputados pelo time do Paraná nos últimos dias.

Na apertada derrota para a Liga Sorocabana, Brown marcou 16 pontos e ainda completou seu duplo-duplo com 12 assistências, seu novo recorde pessoal no fundamento. Já diante do Vasco da Gama, o norte-americano somou 29 pontos (11/15 nos arremessos de quadra) e quebrou mais um recorde pessoal no NBB CAIXA. No outro jogo, na vitória sobre o Botafogo, foram 12 pontos, quatro assistências e quatro rebotes para o camisa 2.

3 – Leandrinho Barbosa (Sesi Franca Basquete)
Médias na semana: 18,5 pontos, 5,5 assistências e 3,0 rebotes

É inevitável. O ala/armador ex-NBA faz uma grande diferença atuando nas quadras do NBB CAIXA e foi figura fundamental para o Sesi Franca somar mais duas importantes vitórias na última semana. Diante da Liga Sorocabana, o jogo estava “enroscado” até o terceiro quarto. Foi então que Leandrinho acertou três bolas de 3 quase seguidas e deu folga para Franca levar a partida com mais tranquilidade no último quarto.

Ao todo foram 15 pontos para ele no primeiro desafio da semana. Já contra o Pinheiros, o camisa 19 foi mais regular e totalizou 22 pontos (9/16 nos arremessos de quadra) e ainda registrou sete assistências, três rebotes e duas bolas recuperadas para somar 25 de eficiência, sua maior marca na temporada.

4 – Marquinhos (Flamengo)
Teve 28 pontos (6/8 nos arremessos de quadra) e cinco assistências na vitória sobre o Minas

O Flamengo ficou um longo tempo sem atuar e para vencer depois de mais de duas semanas de inatividade, a equipe contou com mais uma atuação de gala de seu camisa 11. Principal cestinha da temporada e forte candidato ao prêmio de MVP, Marquinhos o atleta registrou pela nona vez com 20 ou mais pontos no NBB CAIXA 2017/2018.

Depois de um bom primeiro tempo, Marquinhos “explodiu” no terceiro quarto e marcou 15 dos 21 pontos do Flamengo. Na parcial final, em meio à grande reação do Minas, o jogador somou mais oito pontos e coroou mais um grande desempenho individual com a 19ª vitória da equipe na competição.

5 – Hettsheimeir (Sendi/Bauru Basket)
Médias na semana: 19,0 pontos e 7,0 rebotes

Um dos principais pivôs do basquete brasileiro, Hettsheimeir segue crescendo a cada semana no NBB CAIXA 17/18 e, mais uma vez, foi eleito para o time dos sonhos. Para isso, o camisa 30 bauruense foi sólido e bastante produtivo nas vitórias sobre Liga Sorocabana e EC Pinheiros.

No primeiro jogo, diante da LSB, o pivô teve grande aproveitamento nos arremessos de quadra (7/12) e foi o cestinha do Bauru, com 16 pontos, sendo 11 deles na arrancada da equipe terceiro quarto. Depois, contra o Pinheiros, Hettsheimeir pontuou na casa dos 20 pontos pela quinta vez na temporada e deixou a quadra com 22 pontos e nove rebotes na conta.

6º homem – Lucas Dias (Paulistano/Corpore)
Médias na semana: 11,5 pontos, 10,0 rebotes e 2,5 assistências

A força coletiva vem sendo o grande trunfo da campanha histórica do Paulistano. Cada jogo um destaque diferente e dificilmente alguém vai ter uma atuação individual “digna de Seleção da Semana”. Mas isso não quer dizer que a equipe não tenha seus valores individuais e um deles é Lucas Dias. Vindo do banco de reservas nesta temporada, o jogador de 22 anos viveu sua principal semana no NBB CAIXA 17/18 e teve boas participações nas elásticas vitórias do time paulista.

Diante do Botafogo, Lucas teve seis pontos, 11 rebotes e quatro assistências em 18 minutos de quadra. Já contra o Vasco, o camisa 9 ficou 19 minutos em quadra e foi o cestinha da equipe, com 17 pontos (7/11 nos arremessos de quadra), além de contribuir com nove rebotes para totalizar 25 de eficiência – sua maior marca na temporada.

Menções honrosas:

Bennett (EC Pinheiros): médias de 19,5 pontos, 5,0 rebotes e 2,0 assistências
Cafferatta (Banrisul/Caxias Basquete): média de 17,0 pontos e 47,6% de aproveitamento nos arremessos de quadra vindo do banco de reservas
Alex Garcia (Sendi/Bauru Basket): médias de 15,5 pontos, 6,0 rebotes e 4,0 assistências
Paranhos (Banrisul/Caxias Basquete): médias de 10,0 pontos e 10,0 rebotes
Olivinha (Flamengo): teve 15 pontos (7/12 nos arremessos de quadra) e cinco rebotes na vitória sobre o Minas