#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Seleção da Semana #7

03-12-2018 | 05:19
Por Liga Nacional de Basquete

Botafogo e Vasco dominam Seleção da Semana #7; veja os integrantes

A última semana do NBB CAIXA teve apenas três partidas, e Vasco da Gama, Botafogo e São José Basketball fizeram praticamente um “triangular” entre si. Portanto, diante dessa desses confrontos, a Seleção da Semana #7 foi dominada por botafoguenses e vascaínos.

Vale lembrar que as escolhas são feitas pelos editores do portal da LNB e não necessariamente refletem a opinião da entidade. Confira a Seleção e deixe seu pitaco nas nossas redes sociais.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio máster da CAIXA, os patrocínios de INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani, Ministério do Esporte e Governo Federal.

#1 – Jamaal (Botafogo)

O primeiro nome da Seleção da Semana é o armador Jamaal, do Botafogo. O norte-americano, que na atual temporada já foi eleito o Dono da Bola da Semana #3, retornou ao seleto grupo graças às suas grandes atuações nas duas vitórias do Fogão, sobre São José e Vasco.

Primeiro, diante dos joseenses, foram 16 pontos (6/8 nos arremessos de quadra) e oito assistências. Já no clássico contra o Vasco, o jogador marcou 18 pontos (4/7 nas bolas de 3) e sete servidas (20 de eficiência).

Jamaal apareceu na Seleção da Semana do NBB CAIXA pela 2ª vez (Vitor Silva/SS Press/Botafogo)

Em seu terceiro ano com a camisa do Botafogo, Jamaal é peça chave no bom desempenho da equipe e acumula médias de 14,6 pontos, 6,0 assistências e 17,3 de eficiência. Sua energia e precisão nos chutes são primordiais para a excelente campanha da equipe, que já está no quinto lugar do NBB CAIXA.

#2 – Vithinho (Vasco da Gama)

Vithinho Lersch precisou de apenas três jogos para mostrar a que veio no Vasco da Gama. Depois de perder os sete primeiros compromissos da equipe por conta de uma lesão, o armador ex-Mogi “chegou chegando” na equipe e já registrou números para lá de interessantes.

Na última semana, os duelos contra São José e Botafogo colocaram o Vithinho na Seleção da Semana, e de maneira merecida: foram 17 pontos, oito rebotes e sete assistências (24 de eficiência) contra o time joseense, e 15 pontos, oito assistências e três rebotes contra o Fogão.


Aos 23 anos, Vitinho está tendo no Vasco sua primeira oportunidade de atuar como protagonista. O desafio não é nada fácil, tendo em vista que a camisa que está defendendo é das mais “pesadas” que existem no país, mas, até o momento, ele vem dando conta do recado.

#3 – Cauê Borges (Botafogo) – Dono da Bola

Tá aí o mais novo Dono da Bola da Semana do NBB CAIXA: Cauê Borges. Eleito Melhor Ala da edição anterior, o atleta do Botafogo manteve um nível alto de atuações nas vitórias sobre São José e Vasco da Gama e ficou com o prêmio de melhor atleta da semana.

Foram 14 pontos (3/4 nas bolas de 3), quatro assistências e três rebotes contra o São José, em que ele foi responsável pela jogada número um dos Top 10 de Assistências e Jogadas. (vídeo abaixo).


Já contra o Vasco da Gama, uma atuação completa, para ninguém colocar defeito: 19 pontos, sete rebotes, seis assistências e seis roubos de bola – recorde do fundamento na atual temporada. Com esses números, ele totalizou 28 de eficiência – recorde pessoal na temporada.


Um dos grandes nomes do Fogão, Cauê Borges vem justificando a contratação e vem sendo peça chave do time na atual temporada do NBB CAIXA, principalmente por conta de sua regularidade: 12,4 pontos, 3,0 rebotes 3,1 assistências e 13,3 de eficiência.

#4 – Gemerson (Vasco da Gama)

Gemerson está pela segunda vez na Seleção da Semana – foi também escolhido na Semana #5 – e não é à toa. Ele é uma espécie de polivalente do Vasco da Gama, um faz-tudo, que mais uma vez teve seu ótimo desempenho coroado.

Na vitória vascaína sobre o São José, o ala de 2,00m registrou 14 pontos e cinco rebotes, enquanto que na derrota para o Botafogo, ele não descansou um segundo sequer e contribuiu com 15 pontos e seis rebotes.


Suas médias de 16,8 pontos, 8,1 rebotes, 2,4 assistências e 16,0 de eficiência são, de longe, as melhores de sua carreira. A função de protagonista máximo de uma equipe é nova para o jogador, que até o momento vem se saindo muito bem como franchise-player do Vascão.

#5 – Ansaloni (Botafogo)

O “cincão” da Seleção da Semana #7 é Ansaloni, que sem dúvida alguma vive o auge de sua carreira e vem sendo um dos grandes destaques do Botafogo na temporada.

Sua segunda aparição na Seleção da Semana – ele também foi escolhido na Semana #4 – foi garantida através das grandes partidas contra São José e Vasco, em que ele somou 18,5 pontos, 7,5 rebotes e 20,0 de eficiência.

Diante do São José, o pivô registrou 21 pontos (9/12 nos arremessos de quadra) e oito rebotes, enquanto contra o Vasco foram 16 pontos (6/8 nos arremessos de quadra) e sete rebotes.

Com médias de 15,5 pontos (51,6% de aproveitamento nas bolas de 3), 7,8 rebotes e 17,6 de eficiência, Ansaloni tem as melhores médias de sua carreira em todos os fundamentos e está vivendo um momento histórico em sua carreira. Que siga assim!

Sexto Homem: Pastor (São José Basketball)

E o melhor reserva da Seleção da Semana #7 é Vinícius Pastor, ala do São José. Sempre vindo do banco, o jogador teve atuações de total valor nas derrotas para Botafogo e Vasco da Gama e por isso garantiu um lugar na lista dos melhores da semana do NBB CAIXA.

Diante do Botafogo, ele foi um dos cestinhas da partida, com 21 pontos (7/10 nos arremessos de quadra) e seis rebotes, além de dois roubos de bola e dois tocos (22 de eficiência).


Já contra o Vasco, Pastor anotou um duplo-duplo de 14 pontos (5/9 nos arremessos de quadra) e dez rebotes, além de três assistências (26 de eficiência). Merecido ou não?

Confira a Seleção da Semana #7:

– Jamaal (Botafogo)

– Vithinho (Vasco)

– Cauê Borges (Botafogo) – Dono da Bola

– Gemerson (Vasco)

– Ansaloni (Botafogo)

– Sexto Homem: Pastor (São José)