#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Seleção da Semana #8

10-12-2018 | 08:15
Por Liga Nacional de Basquete

Com recordistas e estreantes, destaques da 8ª semana do NBB CAIXA são definidos; veja quem são

Grandes partidas e atuações incríveis marcaram a oitava semana de jogos da temporada 2018/2019 do NBB CAIXA. Agora, chegou a hora de conhecermos os maiores destaques desta leva de jogos.

Vale lembrar que as escolhas são feitas pelos editores do portal da LNB e não necessariamente refletem a opinião da entidade. Confira a Seleção e deixe seu pitaco nas nossas redes sociais.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio máster da CAIXA, os patrocínios de INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani, Ministério do Esporte e Governo Federal.

#1 – Farad Cobb (Basquete Cearense)

Um dos reforços do Basquete Cearense para a atual temporada, o armador norte-americano Farad Cobb aparece pela segunda vez na Seleção da Semana – foi o Sexto Homem da Semana #5 – por conta de suas grandes atuações nas vitórias do Carcará sobre Brasília e Vasco.

Sua principal performance veio no duelo contra o Brasília, em que ele registrou seu recorde pessoal de pontos no NBB CAIXA, com 27 (5/7 nas bolas de 3 pontos) e liderou o triunfo cearense, por 76 a 63. Além da pontuação, o jogador ainda pegou oito rebotes, deu quatro assistências e totalizou 34 de eficiência – também recorde.

Já no triunfo sobre Vasco da Gama, por 66 a 60, Cobb manteve o bom nível de suas atuações e marcou 16 pontos, além de quatro rebotes e quatro assistências, o que garantiu sua presença (merecida) na Seleção da Semana.

#2 – Pedro (São José Basketball)

Pedro está na Seleção da Semana pela primeira vez na atual temporada do NBB CAIXA e conseguiu o posto graças aos grandes jogos que fez nas vitórias do São José Basketball nos confrontos diretos contra Corinthians e Joinville.

Com 16 pontos (5/7 nos arremessos de quadra), o ala de 31 anos foi um dos grandes nomes do triunfo sobre o Timão em pleno Ginásio Wlamir Marques, por 82 a 74. Já no emocionante êxito sobre o Joinville, em casa, por 102 a 100, foram 23 pontos (7/12 nos arremessos de quadra) e o posto de cestinha da partida para ele.

Pedro teve médias de 19,5 pontos nos dois últimos jogos e ganhou seu lugar na Seleção da Semana pela 1ª vez na temporada (Arthur Marega Filho/São José Basketball)

Com 13,0 pontos de média, Pedro é o segundo cestinha do São José neste NBB CAIXA e vem usando todo seu talento para ser um dos grandes destaques da temporada de retorno do time joseense à elite do basquete brasileiro.

#3 – Marquinhos (Flamengo) – Dono da Bola

O Flamengo jogou apenas uma partida na Semana #8, mas a atuação de Marquinhos foi tão expressiva que garantiu a ele o posto de Dono da Bola. No clássico contra o Botafogo, o atual MVP do NBB CAIXA marcou 35 pontos (10/12 nos arremessos de quadra), além de dois rebotes e duas assistências, o que garantiu a ele 34 de eficiência. Tudo isso em apenas 24 minutos.

Com a marca, Marquinhos bateu seu recorde pessoal de pontos na temporada – atrás apenas dos 37 pontos de Sam Daniel (Minas) e Jefferson (Bauru) – e registrou também a maior marca de um atleta do Flamengo no campeonato.

Vale ressaltar que o Flamengo é um dos times que mais trabalha coletivamente no ataque e por isso não tem sido muito comuns atuações “fora da curva” como essa, pois na maioria das oportunidades todos da equipe produzem de maneira equivalente.

Essa é a segunda vez que Marquinhos aparece na Seleção da Semana deste NBB CAIXA – a outra foi na Semana #1. Com média de 15,2 pontos por partida, o jogador é o cestinha do Flamengo no NBB CAIXA e certamente estará entre os postulantes ao troféu de MVP mais uma vez lá no fim da temporada.

#4 – Jefferson William (Sendi/Bauru Basket)

Jefferson William também está de volta à Seleção da Semana do NBB CAIXA depois de quase um mês – apareceu na Semana #2. Seu retorno ao grupo de destaques se deveu à atuação de gala na vitória do Sendi/Bauru sobre o Paulistano/Corpore.

Depois de longo tempo se recuperando de lesão, Jefferson voltou à ativa registrando nada menos que 26 pontos, com direito a 6/8 nas bolas de 3 pontos. Além da pontuação, ele ainda pegou sete rebotes e totalizou 29 de eficiência.

Jefferson, de 35 anos, é um dos grandes destaques do elenco do Bauru, que busca uma reabilitação depois de tanto sofrer com desfalques. Com médias de 16,4 pontos, 6,5 rebotes e 16,5 de eficiência por partida, ele certamente pode ser um dos líderes dessa nova fase do Dragão na temporada.

#5 – JP Batista (Mogi das Cruzes/Helbor)

JP Batista na Seleção da Semana do NBB CAIXA? Conta outra novidade… Pois é, essa é a quarta vez que o pivô do Mogi das Cruzes/Helbor aparece entre os destaques individuais do campeonato, e novamente de maneira indiscutível.

Diante do Joinville, o renomado jogador registrou 23 pontos (10/16 nas bolas de 2) e seis rebotes. Já contra o Corinthians, foram expressivos 27 pontos (9/17 nas bolas de 2) e 13 rebotes, com 31 de eficiência.

Aos 37 anos, JP Batista é o segundo maior cestinha (19,3 ppj), o terceiro em rebotes (8,1 rpj) e o líder em eficiência (23,2 epj) da atual temporada do NBB CAIXA. Suas médias falam por si só, mas quem o vê em ação fica maravilhado com a classe de seu jogo, algo que só ele tem nas quadras brasileiras.

Sexto Homem: Felipe Ruivo (EC Pinheiros)

O último nome da Seleção da Semana #8 é o garoto Felipe Ruivo, do Pinheiros. Sempre vindo do banco, o armador de 20 anos foi recentemente campeão e MVP da Final da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) 2018 e voltou com tudo ao NBB CAIXA depois da conquista.

Na vitória pinheirense sobre o líder Sesi Franca, o jovem jogador saiu do banco e registrou 13 pontos, sete assistências e quatro rebotes, números que fizeram dele o atleta mais eficiente da equipe no duelo, com 20 de valorização.

Campeão e MVP da Final da LDB, Ruivo voltou ao NBB CAIXA com tudo (Ricardo Bufolin/ECP)

Apesar de jovem, Ruivo vem demonstrando uma maturidade incrível na equipe adulta, o que certamente é um fator primordial para a confiança que o técnico César Guidetti tem em seu basquete.

Sempre vindo do banco, o garoto joga em média 21,3 minutos por partida e é o líder em assistências da equipe no NBB CAIXA, com 3,4 servidas por jogo, além de marcar 7,4 pontos por partida. Ele, sem dúvidas, é um dos grandes nomes da nova geração do basquete brasileiro e tem tudo para estourar ainda mais na atual temporada do maior campeonato do país.